Seguimento Meteorológico Livre 2018

Tópico em 'Seguimento Meteorológico' iniciado por SpiderVV 1 Jan 2018 às 14:05.

Estado do Tópico:
Fechado para novas mensagens.
  1. PPPC

PPPC
    Expand Collapse
    Cirrus

Registo:
    24 Mar 2018
    Local:
    POrtugal

Mas a desertificação de Portugal é uma previsão baseada numa tese especulativa que carece de comprovação empírica, basicamente a base cientifica disto é simples criam-se certos modelos e bases de dados calculam que as temperaturas subirão 4,5,6 graus em menos de 50 anos e tornam essa previsão especulativa num facto consumado e que não pode nunca ser discutido ou sequer questionado .

Esta coisa da procura do extraordinário, apocalíptico numa era de crise religiosa no ocidente faz-me lembrar um pouco a febre dos OVNIS e da vida ET nos 50 nos EUA.Basicamente o ser humano quer e tem sempre a necessidade de presenciar ou acreditar em algo extraordinário e apocalíptico na sua contemporaneidade .

Basicamente o que é proposto pelos cientistas do aquecimento global mais extremo, é que um clima que não mudou por ali além em 2000 anos mude de forma radical em menos de 20,30,40,50 anos e depois existe uma enorme intolerância, para quem não acredite ou simplesmente coloque questões sobre estas previsões extremas.

Por o que verificamos nas ultimas normas dos últimos 30 anos concluímos facilmente que a temperatura não subiu o suficiente nem a precipitação desceu o suficiente para inferir de forma realista que daqui a 30,50 anos teremos uma mudança climática radical no território português que provoque uma desertificação no sul do território português como vemos hoje o sul está verdinho e com água e o deserto está seco no final do dia é isto.

Constatar este exagero febril das posições mais extremas do aquecimento global que se tornaram no paradigma dominante na CS e na comunidade cientifica e que não pode ser questionado não é impeditivo de negarmos que nas ultimas décadas houve um aquecimento global no planeta e que esse aquecimento global é causado em parte pelas emissões de gases CO2 para atmosfera causadas pela acção humana e que isso mesmo deve ser combatido.

Em síntese posso e tenho liberdade individual para isso, de defender as politicas verdes, acreditar que um novo modelo de negocio dos meios de produção que tenham em conta as normas ambientais é possivel e defender isso, e ao mesmo tempo achar que estas previsões que aparecem constantemente nos Media cheia catastrofismos totalmente especulativas são no mínimo irrealistas e que visam simplesmente assustar e educar a população através do Medo.

Eu posso aceitar que o aquecimento global existe pelo simples facto de a temperatura média na terra ter vindo a subir e ao mesmo tempo achar que é disparate alguém dizer que o alqueva vai secar ou que um tipo de clima que existe há pelo menos 2000 mil anos irá mudar em menos de 30 anos.

É tudo uma questão de intensidade e cadência a comunidade cientifica pega nas previsões mais extremadas calculadas em processadores e diz que o Mundo virá a ser assim e que daqui a 50 anos parte de Portugal terá o deserto que existe hoje no Norte de Africa e depois tira umas fotos a uns animaizinhos a passar fome no artico e lança para os Media para milhões de pessoas acreditarem de forma cega sem colocarem questões, pessoalmente tenho o direito enquanto isso não se verificar e não existirem indicios que isso não se verifica a não acreditar nesse tipo de previsões e questiona-las porque a partir do momento em que isso não possa ser feito é porque algo de muito errado se passa nas sociedades, na ciência dos nossos dias, porque também uma ciência dogmatica de pensamento unico e intolerante não é ciencia do ponto de vista epistemológico.

De certeza que a saida da Seca não será capa de jornais nem noticia de destaque das tvs, não terá debates e opiniões publicas. A boa noticia nem sequer existirá, mas de certeza que quando entrarmos no meses secos do verão e tivermos de novo parte do territorio com seca fraca devido á caracteristica do nosso clima, teremos noticias de 1ª pagina a dizer que estamos perante um verão seco( sim porque sempre tivemos verões humidos e chuvosos em Portugal) e que a seca voltou.

e para finalizar a narrativa do aquecimento global nunca perde, se temos um padrão duradoiro depressionário de NOA negativa é devido as alterações climáticas, se temos neve a cotas baixas é devido as alterações climáticas aconteça o que acontecer o aquecimento global e as alterações climáticas explicam. g

#2836 PPPC, 24 Mar 2018 às 15:19
    Última edição: 24 Mar 2018 às 15:59
    efcm, Zulo, joselamego e 2 outras pessoas gostaram disto.
  2. Orion

Orion
    Expand Collapse
    Furacão

Registo:
    5 Jul 2011
    Local:
    Açores
    O aquecimento global deve ser dos poucos assuntos que motiva gente a inscrever-se, expressar toda a sua indignação em uma ou duas publicações e nunca mais aparecer no fórum.

É fascinante e ocorre periodicamente. Serão as mesmas pessoas? :D

Collapse Signature Expandir Assinatura
  3. 4ESTAÇÕES

4ESTAÇÕES
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    30 Dez 2010
    Local:
    Lisboa (20/30m)
    Declarações com toques de sensatez. Mas o que me irrita não é bem isso de que falas, é o conformismo catastrófico de muitas pessoas que até podem dar ouvidos ao sensasionalismo barato e reproduzi-lo mas estão-se nas tintas para o impacto do seu estilo de vida, porque tudo isso é inevitável, uma chatice ou só culpa do estado e dos seus malandros. Depois por outro lado há os que ignoram completamente e/ou tentam refutar tudo, o que não me pareceu ser o seu caso pelo 5° e 6° parágrafo. De qualquer forma nem a "educação pelo medo" de que fala resulta pelo menos não tão rápido como se queria. Alternativas na forma de divulgação?
    Em relação á desertificação do país isso não é tão difícil como dizes. Temos a par do envelhecimento da população, do abandono rural, os incêndios a acelerar o processo e além disso, também em climas semi-áridos e até áridos existem periodos de chuvas intensas, os tais que "compensam" o que não choveu em muito tempo e que fazem a média anual de precipitação mesmo com anos hidrológicos de poucos ou nenhuns mm. Segundo estudos o AA também poderá estar a aumentar de tamanho e a posicionar-se mais para NE e sabemos aqui no fórum que um mínimo desvio de qualquer sistema sinóptico, seja alta ou baixa pressão, pode ter bastante impacto na precipitação que chega a PC.
    Mas não quer dizer que eu esteja a dizer que vamos virar deserto, apenas que o processo de desertificação é real e que uma coisa não implica a outra.
    Em relação ao personagem @Orion acho que sempre foi muito característico este seu ultra-ceticismo. Afinal não somos só nós que somos muito difíceis de agradar :D

joselamego gostou disto.
  4. PPPC

PPPC
    Expand Collapse
    Cirrus

Registo:
    24 Mar 2018
    Local:
    POrtugal
    Uma coisa são os exodos e desertificação da população outra coisa é a alteração da tipologia climática ou seja, clima do tipo CSB passar a CSA ou pior de C para B. é isso que questiono Diria que é impossível existir uma alteração climática, mudança da tipologia climática no território português nos próximos 100 anos. Apesar das oscilações o mesmo não mudou em milénios não mudará nos próximos anos é ai que reside na minha opinião, o caracter pouco cientifico, especulativo, diria religioso nisto tudo. Nos anos 50 também existia imensos estudos, concordias na Com. cientifica sobre vida extraterreste foi uma febre, o tempo encarregará de julgar esta febre do AG daqui a umas décadas. Um tipo de clima não muda assim é mais wishful thinking, uma crença baseadas em projecções e estudos especulativos sem validação empirica.
    Não exise historico,estudos que determinem esse tipo de alterações de massas de ar e comportamento atmosférico que produza mudanças de tipo de climas.
    O Hemisfério Norte é e sempre foi uma manta destapas num lado tapas de outro, hoje estamos com neve, chuva depressões e o Leste europeu daqui a uns dias estará com temperaturas perto dos 25º graus ou mais. Neste momento o pacificio e as estepes asiaticas estão quentes, a europa ocidental teve neve com há muito não se via isso será sempre assim. Não são 3,4,5 anos de tempo mais seco ou anticilconico que determina uma mudança climática.

#2839 PPPC, 24 Mar 2018 às 16:16
    Última edição: 24 Mar 2018 às 20:19
    Zulo e joselamego gostaram disto.
  5. ClaudiaRM

ClaudiaRM
    Expand Collapse
    Furacão

Registo:
    2 Dez 2009
    Local:
    Viseu
    Posso perguntar o que significa isto? Obrigada.

4ESTAÇÕES e joselamego gostaram disto.
  6. vitamos

vitamos
    Expand Collapse
    Staff

Registo:
    11 Dez 2007
    Local:
    Estarreja
    Tb não sei o que significa mas deve ser uma espécie de assinatura, tenho uma lembrança de já ter visto essa palavra por aqui algures.

4ESTAÇÕES, ClaudiaRM e joselamego gostaram disto.
  7. ClaudiaRM

ClaudiaRM
    Expand Collapse
    Furacão

Registo:
    2 Dez 2009
    Local:
    Viseu
    Eu também já vi. Na altura julguei que seria 'wishful thinking' mal escrito mas também admiti que fosse algum termo meteorológico que eu desconheça (o que é normal porque sendo um tema que me interessa é um tema sobre o qual sou muito ignorante) e como gosto de aprender, achei por bem perguntar.

4ESTAÇÕES e joselamego gostaram disto.
  8. jorgeanimal

jorgeanimal
    Expand Collapse
    Cumulus

Registo:
    29 Out 2010
    Local:
    Lourinhã
  9. 4ESTAÇÕES

4ESTAÇÕES
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    30 Dez 2010
    Local:
    Lisboa (20/30m)
    Desculpa mas não é assim tão difícil a área do BsK do Alentejo aumentar para fora dos seus limites, diria que é tão fácil como a do Csa. Claro que isso tudo numa escala de dezenas de anos (30 anos é o periodo de referência que conhecemos) e óbvio que de repente uma área subclimática não passará para a outra que está imediatamente a norte como por magia, isso és tu que teimas que mudança climática implica necessariamente isso, uma mudança meramente teórica de classificação.
    Acho que já aqui estivemos a discutir exatamente a mesma coisa em Outubro. Será o mesmo membro?

joselamego gostou disto.
  10. c0ldPT

c0ldPT
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    20 Out 2017
    Local:
    Gandra, Paredes (132 m) | Foz, Porto (35 m)
    Nevão a cotas médias-baixas em perspectiva para sexta :shocking: Quase em Abril e modelos a colocar iso -4 aos 850hpa com boa precipitação no Norte e Centro.

11. Ricardo Carvalho

Ricardo Carvalho
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    23 Jul 2015
    Local:
    Azeitão/Sesimbra
    Thomar e joselamego gostaram disto.
  12. dvieira

dvieira
    Expand Collapse
    Cumulus

Registo:
    22 Mar 2017
    Local:
    Fátima (326 m)
    Esta saída das 18h da Gfs para o dia 30 está um sonho. Cota de 200/400 metros no norte e centro. Ainda não perdi a esperança de ver neve este ano.

13. Mr. Neves

Mr. Neves
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    22 Jan 2013
    Local:
    Tondela-290m
    A questão é que a run operacional está bem afastada da média do ensemble nesta saída:(, em particular no que toca à temperatura aos 500hPa.

Por parte do ECMWF, também ainda só se vê iso -3ºC aos 850hPa (ao contrário da iso -4ºC do GFS) no norte e partes do centro, quanto às temperaturas aos 500hPa tanto o GFS como o ECMWF estão até bastante idênticos na última saída, pode ser que o GFS vá atrás do ECMWF.

Veremos o que se sucede, mas para já agrada-me este quase consenso temporário entre ECMWF e GFS. Agrada-me como quem diz, porque não seria neste contexto que veria o regresso da dita cuja, e em Abril (na prática)... :lol: Mas pronto pode ser que apareça alguma célula convectiva mais forte que largue 1 ou 2 flocos perdidos, até porque seria esse o mecanismo das surpresas, uma vez que há alguns índices convectivos razoáveis.

14. Charlie Moreira

Charlie Moreira
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    5 Dez 2006
    Local:
    VALONGO
    Neve acima dos 300 m para sexta!?
    Deixa me rir...
    Durante todo o inverno não baixou dos 600 aqui na zona do Grande Porto e ia ser agr...

Enviado do meu SM-J500FN através do Tapatalk

joselamego gostou disto.
  15. invent

invent
    Expand Collapse
    Cumulus

Registo:
    2 Dez 2012
    Local:
    Viseu - Penalva do Castelo (500 m)
    Agora, já não se quer muito a neve, já bastou esta noite a geada que provocou alguns estragos.

MSantos e joselamego gostaram disto.
Estado do Tópico:
Fechado para novas mensagens.

Partilhar esta Página