Seguimento Meteorológico Livre 2018

Estado
Fechado para novas mensagens.

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,567
Local
Açores

Apesar de parecerem a mesma coisa, não são. A malta em geral usa esse termo (mini-tornado) para designar eventos localizados de vento intenso. Às vezes nem é um tornado que ocorreu mas sim outro evento (downburst).

Já dei o exemplo do mini-granizo, em que ninguém usa esse termo mesmo se as pedras tiverem dimensões reduzidas, mas posso dar outros.

Quando alguém vir uma nuvem-funil de reduzidas dimensões, isso passa a ser uma mini-nuvem funil.

Como já tive a sorte de ver uma trombas-d'água (tornados na água e não chuva intensa localizada), posso dizer que nunca vi uma de grandes dimensões. Isso quer dizer que posso chamá-las mini-trombas-d'água?

Já de vez, porque não utilizar o outro extremo?

Mega-Trovoada

Super-Chuvada

...
 
Última edição:


Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,567
Local
Açores
Sendo assim desafiava os "entendidos" na matéria a criar aqui um Dicionário metereologico

Ou se já existe e partilha-lo.

Assim falavamos todos, pelo menos aqui no Forum com os mesmos termos metereologicos.

O erro que abordei, tal como a respetiva correção, é recorrente, aparecendo sempre que há um evento de vento mais agressivo.
 

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,567
Local
Açores
Ao mesmo tempo que é verdade que na meteorologia por vezes se usa termos, vá, menos ortodoxos para se quantificar a intensidade de um dado evento, não há muita consistência na sua utilização.

Por exemplo, as supercélulas dão origem a trovoadas severas (e não super-trovoadas); A Sandy - furacão em transição que afetou os EUA em 2012 - foi designada por super-tempestade (termo pouco frequente); No Japão os tufões mais intensos são designados por super-tufões enquanto por cá são Major. Não há super ou mega-tornados independentemente da intensidade dos ventos ou da dimensão. À sua intensidade é atribuída um número tendo em conta critérios e uma escala pré-definida.

Por acaso até é interessante como é que ainda ninguém se lembrou de popularizar o termo mini-sismo. Bem sei que aqui faz mais, mas aí (continente) deve assustar mais ainda devido à sua infrequência.

Da próxima vez que houver comunicados da ProCiv, exijo que comece a haver mini-incêndios e mini-inundações :D
 
Última edição:

criz0r

Cumulonimbus
Registo
11 Abr 2008
Mensagens
4,541
Local
.
@Orion penso que isso traduz-se também um pouco pelo senso comum.

Usar o termo "Mini-Tornado" pelo menos a mim, soa-me a calão e até ao nível do "Infantil". Para profissionais, que lidam diariamente com o público em geral e acabam de certa forma até por influenciar muitas das suas opiniões, pedia-se mais cautela ao usar estes termos. Tornado de pequenas/grandes dimensões ou episódios de chuva intensa são palavras que até o cidadão mais leigo sabe interpretar sem ser induzido ao erro. É uma mera opinião e uma crítica construtiva.
 

Luso Meteo

Cumulonimbus
Registo
22 Set 2012
Mensagens
2,194
Local
Felgueiras, Porto (500 mts)
Neve com temperaturas entre 8 a 10º é obra :D

Claro que foi granizo...
 

Luso Meteo

Cumulonimbus
Registo
22 Set 2012
Mensagens
2,194
Local
Felgueiras, Porto (500 mts)
Apesar de ser raro, não é impossível. O ar teria é que estar bem seco.
A humidade minima em Lisboa nesse dia rondou 60\70%, isto a humidade MÍNIMA. Aquando do aguaceiro estariam mais de 70 com certeza. Com 8\10º e essa humidade nevar seria realmente um fenómeno incrivel. Algum video que mostre que e mesmo neve?

Nao vi nenhum... Eu aqui ja tive MUITAS vezes 4\5º e chuva, só começa agua neve abaixo de 4º e neve mesmo só com 2º....
 
  • Gosto
Reactions: joselamego

TiagoLC

Super Célula
Registo
15 Jul 2015
Mensagens
7,338
Local
Carnaxide, Oeiras
A humidade minima em Lisboa nesse dia rondou 60\70%, isto a humidade MÍNIMA. Aquando do aguaceiro estariam mais de 70 com certeza. Com 8\10º e essa humidade nevar seria realmente um fenómeno incrivel. Algum video que mostre que e mesmo neve?
Óbvio, o mais provável é ter sido granizo, mas vamos aguardar por mais informações.
 
  • Gosto
Reactions: joselamego
Estado
Fechado para novas mensagens.