Seguimento Meteorológico Livre 2018

Estado
Fechado para novas mensagens.

Davidmpb

Super Célula
Registo
7 Jul 2014
Mensagens
5,607
Local
Portalegre( 600m)/ Fundão
Boas pessoal.

Sou novo aqui, acompanho este forum ha algum tempo mas so hoje me registei

Faço este ano 44 anos e nunca vi tanto granizo como este ano em Alijó... É todos os dias, já irrita.

Alguém me sabe dizer se isto vai continuar?

Tenho uma quinta, já perdi quase tudo com o granizo, se isto for para ser assim todos os anos deixo de produzir.

Agradecia a ajuda, porra já chega :angry:
Bem vindo ao fórum:thumbsup:
Pelo menos durante esta semana o tempo deverá manter—se instável em especial no interior norte e Centro, embora estas situações de trovoadas são sempre imprevisíveis.
 


Registo
11 Jul 2018
Mensagens
41
Local
Alijó, Vila Real
Bem vindo ao fórum:thumbsup:
Pelo menos durante esta semana o tempo deverá manter—se instável em especial no interior norte e Centro.
Mais? Enfim... Isto é Verão ou é Inverno? Estas trovoadas já chateiam, estava esta noite a dormir descansado depois de ver a novela :D e de repente começam a cair pedras outra vez...

E pelo que vi este ano vai ser isto até Novembro...
 

c0ldPT

Nimbostratus
Registo
20 Out 2017
Mensagens
1,612
Local
Gandra, Paredes (132 m) | Foz, Porto (35 m)
Boas pessoal.

Sou novo aqui, acompanho este forum ha algum tempo mas so hoje me registei

Faço este ano 44 anos e nunca vi tanto granizo como este ano em Alijó... É todos os dias, já irrita.

Alguém me sabe dizer se isto vai continuar?

Tenho uma quinta, já perdi quase tudo com o granizo, se isto for para ser assim todos os anos deixo de produzir.

Agradecia a ajuda, porra já chega :angry:
A curto prazo a tendência é a instabilidade continuar esta semana no interior norte e centro com aguaceiros e trovoadas acompanhados de granizo. Quanto ao futuro ninguém sabe, o facto de estar a ser assim este ano por aí é puro acaso devido á passagem de células por essa área. Fenómenos que, aliás como o senhor deve saber melhor que eu (já que reside na zona), acontecem todos os anos frequentemente no interior do nosso país de abril a outubro sensivelmente :)
 
Registo
11 Jul 2018
Mensagens
41
Local
Alijó, Vila Real
A curto prazo a tendência é a instabilidade continuar esta semana no interior norte e centro com aguaceiros e trovoadas acompanhados de granizo. Quanto ao futuro ninguém sabe, o facto de estar a ser assim este ano por aí é puro acaso devido á passagem de células por essa área. Fenómenos que, aliás como o senhor deve saber melhor que eu (já que reside na zona), acontecem todos os anos frequentemente no interior do nosso país de abril a outubro sensivelmente :)
Sim, mas como este ano, está a ser demais... Mas obrigado pela resposta, resta aguardar... Posso dormir descansado pelo menos esta noite?...
 
Registo
11 Jul 2018
Mensagens
41
Local
Alijó, Vila Real
De acordo com as previsões sim, não há previsão de aguaceiros esta noite. Embora amanhã de tarde voltem á carga :unsure:
Obrigado... Lá vou ter de ir trabalhar no campo com um olho no trabalho e outro nas nuvens... Não há pachorra para isto...

Isto tem alguma coisa a ver com o El Nino? já li que tinha mas nao sei... ha tanta coisa mentira na internet...
 

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,660
Local
Aveiras de Cima
Boas pessoal.

Sou novo aqui, acompanho este forum ha algum tempo mas so hoje me registei

Faço este ano 44 anos e nunca vi tanto granizo como este ano em Alijó... É todos os dias, já irrita.

Alguém me sabe dizer se isto vai continuar?

Tenho uma quinta, já perdi quase tudo com o granizo, se isto for para ser assim todos os anos deixo de produzir.

Agradecia a ajuda, porra já chega :angry:

Ninguém pode dizer se vai continuar ou não, mas enquanto as condições de instabilidade se mantiverem (este ano temos tido muita instabilidade) pode ocorrer mais granizo... :(

De lamentar os prejuízos e este ano não têm sido poucos. :(
 
Registo
11 Jul 2018
Mensagens
41
Local
Alijó, Vila Real
Ninguém pode dizer se vai continuar ou não, mas enquanto as condições de instabilidade se mantiverem (este ano temos tido muita instabilidade) pode ocorrer mais granizo... :(

De lamentar os prejuízos e este ano não têm sido poucos. :(
pois, de lamentar, aqui nesta zona tem sido uma miséria.

Mas pronto fui ver ao ipma agora e tem sol aqui amanha, pode ser que finalmente acalme...

Vou lá dormir agora, que a noite passada nem dormi...

Ate amanha
 

comentador

Nimbostratus
Registo
2 Out 2012
Mensagens
535
Local
Évora
Boa noite!

Este ano estamos numa situação de tempo instável e imprevisível desde o mês de Maio. O tempo anda estranho e com fenómenos estranhos, desde nevoeiros, trovoadas, granizo, chuvas fora de época, temperaturas. Cientificamente deve ao facto do anticiclone este ano estar mais deslocado para oeste deixando passar estas tempestades e humidades do oceano. Na minha opinião pessoal são as alterações climáticas cada vez mais pronunciadas. Não há já uma estação em que se diga que o tempo foi normal. O nosso clima (e não é só o nosso), caminha para situações cada vez mais extremas de fenómenos climáticos. O ano passado foi a seca acumulada de 3 anos com temperaturas máximas extremas e este ano é a instabilidade no interior com granizo, e tenho notado que o IPMA nas suas previsões altera muito a curto prazo as suas previsões, o tempo está imprevisível.

Na madrugada de 21 de Junho acordei ao som de granizo com 4 cm de diâmetro e uma forte trovoada. Nunca tinha visto pedras tão grandes, durou 10 minutos mas o suficiente para provocar estragos na agricultura. Houve também vidros de carros partidos e com as chapas nicadas, bem como toldos de cafés ou lojas furados pela força das pedras a cair.
 

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,634
Local
Açores
Não é bem o sonho do @algarvio1980 (um ciclone tropical no Algarve) mas não se deve desprezar uma depressão com os restos de um furacão :D

tempresult_vdc0.gif
 

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,634
Local
Açores
rnCFTNo.gif


MuuzOHw.gif


No que concerne ao continente e a Julho, quanto muito a crista anticiclónica está muito mais para nordeste e intensa do que a média, torrando o RU.

Falar em alterações climáticas porque este ano a sinótica tem sido favorável a trovoadas e/ou chuva localmente intensa (apenas no continente, é necessário enfatizar) não é de todo útil nem realista. O je olha para isto...

mglBz6q.gif


... e não vê grandes diferenças na minha região. Gráficos como estes são bem mais úteis:

d9AtDWO.png


NJ3hU5S.png


Quem me dera ter mais meses abaixo da média em termos de temperatura. Mas como implicitamente as observações do continente aplicam-se ao restante país (as ilhas, para os distraídos), um fenómeno global é, para o melhor ou para o pior, frequente e convenientemente fundido com circunstâncias locais.
 
Última edição:
  • Gosto
Reactions: joselamego e 1337

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,660
Local
Aveiras de Cima
  • Gosto
Reactions: joselamego
Estado
Fechado para novas mensagens.