Seguimento Meteorológico Livre 2018

Estado
Fechado para novas mensagens.

Thomar

Cumulonimbus
Registo
19 Dez 2007
Mensagens
2,915
Local
Cabanas - Palmela (75m)
O GFS continua a confundir Coruche com o Death Valley, realmente assustador!... :wacko:

Run das 6h
qCyMNhz.png
 


Charlie Moreira

Cumulonimbus
Registo
5 Dez 2006
Mensagens
2,832
Local
VALONGO
Nem mais eu já saí de Valongo com 35°c e cheguei à praia de Matosinhos com 22°c....

10km para o interior e vamos ter temperaturas onde se justifica o aviso vermelho
O problema dos avisos do IPMA é estarem divididos por distritos. No caso dos distritos com litoral, a temperatura na costa é influenciada pelo mar e pode estar dentro dos parâmetros do aviso Laranja, mas uns kms para o interior, o calor é suficiente para o Aviso Vermelho.
Dando um exemplo bem claro: sair de Peniche com 20/23 ºC, à entrada a A15 estarem perto de 35 ºC e em Asseiceira perto dos 40 ºC. Já tive essa experiência uma vez e, neste evento, irá acontecer o mesmo.

Enviado do meu SM-J500FN através do Tapatalk
 

Hawk

Cumulonimbus
Registo
26 Nov 2006
Mensagens
2,272
Local
Funchal
Nem mais eu já saí de Valongo com 35°c e cheguei à praia de Matosinhos com 22°c....

10km para o interior e vamos ter temperaturas onde se justifica o aviso vermelho

Enviado do meu SM-J500FN através do Tapatalk


Nem é preciso 10 km. Há um par de anos saí da A28 (em Lavra) com 29ºC para um magnífico dia de praia e quando cheguei à praia de Lavra estavam 19ºC e forte nortada. Estamos a falar de menos de 2 km´s lineares.
 

Ricardo Carvalho

Cumulonimbus
Registo
23 Jul 2015
Mensagens
3,108
Local
Azeitão/Sesimbra
Nem é preciso 10 km. Há um par de anos saí da A28 (em Lavra) com 29ºC para um magnífico dia de praia e quando cheguei à praia de Lavra estavam 19ºC e forte nortada. Estamos a falar de menos de 2 km´s lineares.

Completamente, neste momento na zona alta de Sesimbra sigo com 27.2ºc, se for até a praia do Meco com o vento fraco de NW que está, não estarão mais de 20ºc. 21ºc;) Mas é normal , influência do litoral é isso mesmo! Anormal seria se não fosse assim! :maluco: Entretanto Portalegre já se vai destacando no mapa :calor:

rxw6p22.png
 

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,416
Local
Arronches / Lisboa
Ora então cá fica o esclarecimento do IPMA acerca da temperatura de 50ºC prevista para Sines, ontem.
_________
Esclarecimento sobre a previsão de temperatura na página de internet e APP do IPMA para o início de agosto de 2018

Na sequência do atual episódio de temperaturas elevadas previstas para o início de agosto, efetua-se o seguinte esclarecimento.

O método estatístico aplicado aos resultados dos modelos numéricos deu origem a previsões, disponibilizadas no dia 31 de julho, de temperatura máxima do ar sobrestimadas na região entre Melides e Vila Nova de Milfontes, em particular em Sines, onde o valor previsto foi de 50°C para o dia 2 de agosto e 46°C para dia 3 de agosto.

Esta situação foi identificada, tendo sido efetuada a sua correção nos locais visualizados na página principal de internet do IPMA, devendo esperar-se valores na ordem de 40 a 42°C na referida região nos dias 2 e 3 de agosto de 2018.

É ainda de referir, que esta situação decorre do episódio excecional de temperatura acima dos valores normais previstos para o início do mês de agosto, após um longo período de temperaturas abaixo do normal para a época do ano, consistindo numa variação muito acentuada da temperatura do ar.

Fonte: IPMA
 

Ricardo Carvalho

Cumulonimbus
Registo
23 Jul 2015
Mensagens
3,108
Local
Azeitão/Sesimbra
Setúbal e Lisboa também já tem aviso vermelho a partir das 11H de amanhã

Enviado do meu SM-A510F através do Tapatalk
 

Dias Miguel

Cumulonimbus
Registo
26 Jan 2015
Mensagens
2,617
Local
Portalegre
Mas eles comem o quê? :lol:

Elásticos!!!
É realmente triste fazer notícia do calor e ignorar as consequências, sensacionalismo em estado puro.
Eu sei de umas barracas de chapa de zinco de um vizinho onde devem estar uns 50 ºC. Se alguém tiver o número desses jornalistas, eu dou-lhe essa maravilhosa dica. Decerto que, depois de 5 minutos em directo e menos 4 kgs, terão vontade de ir para o estúdio com AC bem fresquinho...
 

Microburst

Nimbostratus
Registo
10 Set 2009
Mensagens
940
Local
Laranjeiro-Feijó (Almada)
Em São Torpes ao meio dia a temperatura rondava já os 30 graus, agora estão 34ºC e de facto é impressionante a sensação da entrada da massa de ar quente conjugada com a rotação do vento para o quadrante Leste.

Amanhã já reporto de Cacilhas.
 
Estado
Fechado para novas mensagens.