Seguimento Meteorológico Livre 2018

Estado
Fechado para novas mensagens.

Paulo H

Cumulonimbus
Registo
2 Jan 2008
Mensagens
3,271
Local
Castelo Branco 386m(489/366m)
Impressionante a diferença de temperaturas litoral -> interior

ipma_lit_int.png
É o vento de oeste generalizado a empurrar a massa quente.
 


joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,444
Local
Arronches / Lisboa
Os plátanos nos últimos anos perdem folhas assim secas durante o verão, e muitas. Não sei que se passa com essa espécie de árvore.
Talvez seja devido ao calor extremo. Aqui na minha zona, até estão bem verdes ao contrário do ano passado em que devido à escassez de água devido à seca extrema, foram ficando amarelos e perdendo bastantes folhas a partir de julho, tal como os choupos e outras árvores que estejam habituadas a receber mais água e não tenham as raízes tão profundas. O problema até pode pode ser esse, a tua zona não está tão habituada a altas temperaturas durante muitos dias e as árvores podem logo começar a sofrer com isso...
 

Stinger

Nimbostratus
Registo
22 Mar 2008
Mensagens
1,696
Local
Gondomar (188m)
quem é que por aqui está a adorar como eu as temperaturas do dia de hoje e o vento fresco, e não se importava nada que tivéssemos o resto do verão assim?:D
Eu nao vou ser hipocrita e dizer que sim porque acho que devemos aprovoveitar o que de melhor tem as estacoes.

Como tal no inverno gosto de neve e frio, a primavera o aumento das temperaturas e no verao gosto de tempo quente e noites tropicais qb.

Enviado do meu BLA-L29 através do Tapatalk
 
  • Gosto
Reactions: remember

Tonton

Nimbostratus
Registo
23 Dez 2017
Mensagens
1,302
Local
Mactamã
quem é que por aqui está a adorar como eu as temperaturas do dia de hoje e o vento fresco, e não se importava nada que tivéssemos o resto do verão assim?:D

Eu nao vou ser hipocrita e dizer que sim porque acho que devemos aprovoveitar o que de melhor tem as estacoes.

Como tal no inverno gosto de neve e frio, a primavera o aumento das temperaturas e no verao gosto de tempo quente e noites tropicais qb.

Enviado do meu BLA-L29 através do Tapatalk

Eu vou dizer que sim, claro, até porque sofro bastante com temperaturas acima de 26-27ºC.
Estas temperaturas estão nas médias e são suficientemente quentes.
Noites tropicais são, como a designação diz, naturais nos trópicos e não por aqui.

Edição: E ainda muito menos naturais são noites desérticas com mais de 30ºC, como tivemos...
 

remember

Cumulonimbus
Registo
14 Jan 2016
Mensagens
3,319
Local
Santa Iria de Azoia - Loures (80 m)
Eu nao vou ser hipocrita e dizer que sim porque acho que devemos aprovoveitar o que de melhor tem as estacoes.

Como tal no inverno gosto de neve e frio, a primavera o aumento das temperaturas e no verao gosto de tempo quente e noites tropicais qb.

Enviado do meu BLA-L29 através do Tapatalk

Totalmente de acordo, estes dias que passaram foram o terror, nem 8, nem 80! Infelizmente a meteorologia tem destas coisas e parece caminhar cada vez mais para extremos!
Gosto de aproveitar todas as estações com o melhor que as mesmas têm para nos oferecer!
 

Stinger

Nimbostratus
Registo
22 Mar 2008
Mensagens
1,696
Local
Gondomar (188m)
Totalmente de acordo, estes dias que passaram foram o terror, nem 8, nem 80! Infelizmente a meteorologia tem destas coisas e parece caminhar cada vez mais para extremos!
Gosto de aproveitar todas as estações com o melhor que as mesmas têm para nos oferecer!
Exacto dai referir me a qb.

Como todos sabemos o clima é bastante volatil, é errático dizermos que o verao tem de ser assim ou o inverno ser assado. Outrora houve idade do gelo assim como o campo magnético quer se reverter novamente... Tudo muda e para mim gosto do nosso clima pois temos no inverno frio e neve assim como no verao calor e noites quentes. Há que aproveitar o que o clima nos oferece e deixarmos de lamurias pois o clima é volatil e nao uma coisa definida!

Enviado do meu BLA-L29 através do Tapatalk
 

João Pedro

Super Célula
Registo
14 Jun 2009
Mensagens
6,197
Local
Porto, Campo Alegre (50 m) | Samora Correia (10 m)
Os plátanos nos últimos anos perdem folhas assim secas durante o verão, e muitas. Não sei que se passa com essa espécie de árvore.
Stress hídrico. Temos tido verões muito secos e as árvores "despacham" as folhas para travar a perda de água através das mesmas. Ontem em Matosinhos vi o mesmo numa série de choupos, completamente amarelos e já com muita folha caída, derivado ao calor dos últimos dias.
 

Dias Miguel

Cumulonimbus
Registo
26 Jan 2015
Mensagens
2,623
Local
Portalegre
Stress hídrico. Temos tido verões muito secos e as árvores "despacham" as folhas para travar a perda de água através das mesmas. Ontem em Matosinhos vi o mesmo numa série de choupos, completamente amarelos e já com muita folha caída, derivado ao calor dos últimos dias.

Em Portalegre, nos dois grandes jardins que existem na cidade (Tarro e Corredoura), é bem notória a reacção das árvores para evitar a perda de água, atendendo aos últimos dias com mais de 40 ºC. Ainda hoje a minha companheira perguntava-me o porquê desta queda antecipada, pois em certas zonas, parecia que já era Outono. ;)
 

Dias Miguel

Cumulonimbus
Registo
26 Jan 2015
Mensagens
2,623
Local
Portalegre
Noites tropicais são, como a designação diz, naturais nos trópicos e não por aqui.

Então, creio que terei de explorar esse filão na área do Turismo, pois com a quantidade de noites tórridas que Portalegre tem, posso passar a ideia que é uma cidade tropical :D
Agora, fora de brincadeiras, o Algarve e nesta área da Serra de S. Mamede, sofremos demasiado com as noites quentes as quais, como já afirmei várias vezes, conseguem desestabilizar mais do que os dias quentes. Isto porque limitam a capacidade de descanso do corpo, entretanto enfraquecido com as temperaturas altas durante o período diurno...
Os últimos dias foram claro exemplo desta problemática, cujas consequências ainda estou a sofrer com a dificuldade de conciliar o descanso dada a temperatura elevada no interior da minha casa e o desgaste acumulado desde quarta-feira passada... :sweat:
 
Estado
Fechado para novas mensagens.