Até já houve quem dissesse que Janeiro ia ser completamente (ou muito) seco, e que Fevereiro podia seguir o mesmo rumo, por isso se está prevista chuva para a primeira quinzena de Janeiro (e até bem acima da média para para a última semana desse mesmo mês), já não é assim «tão mau». Se vier a concretizar-se, se calhar até vai chegar à média mensal em muitos lugares.
Tem o seu interesse, as previsões a longo prazo, e pode ser que com o progresso da tecnologia e de conhecimentos, o nivel de fiabilidade das previsões, seja aumentado. Mas para já, pessoalmente faz-me um bocado de confusão andar a comentar previsões a distâncias temporais tão grandes, talvez por já ter alguns anos neste forum e já ter assistido a tantas «discussões» deste tipo.
Mudando um pouco de assunto, é provável que haja pouca água em ribeiros, lagos ou barragens, em certas zonas do país, mas dificilmente, seriam os meses de outono, que iriam resolver o que não caiu em anos anteriores.
E depois, não se deve exigir muito de locais já de si, naturalmente secos, sobretudo quando a pressão humana exercida nos últimos milénios e séculos, ainda piorou mais a situação. Há pessoas que querem que locais secos, produzam produtos hortícolas e frutícolas regularmente e que forneçam água potável para milhões de pessoas, todos os dias, durante décadas a fio... Meus caros, este tipo de exigências tem um preço e neste caso, já não é considerado um barómetro de informação seguro, a análise à dimensão dos cursos de água, nessas regiões, para fazer comparações climáticas entre anos recentes e passados.
Imaginem os milhões de litros de água requeridos, para satisfazerem o luxo atual dos humanos nesses locais secos... De onde vêm?
Muitos, já bebem água «fóssil» há vários anos, água que caiu há milhares de anos, que é arrancada aos lençois freáticos mais profundos, e que basicamente é praticamente impossível de repôr, com a precipitação média anual desses locais.
Querem que locais secos, correspondam às vossas expetativas meteorológicas, todos os anos?
Em zonas secas, da bacia mediterrânica, podem haver não um ou dois, mas até séries de anos com chuvas bastante irregulares ou escassas, e porque tal haveria de mudar? A natureza, sempre se adaptou a estas mudanças.
Podem haver mudanças climáticas (sempre as houve), e o Homem pode até andar a acelerar o processo, mas parece-me que não podemos lamentar-nos constantemente e esperar que a chuva caia nas quantidades que queremos para satisfazer os nossos luxos, em locais que não foram talhados para isso.
Novembro até foi generoso, pelo menos para a esmagadora maior parte de Portugal continental. Dezembro, apresenta-se seco, sobretudo para o Centro e Sul do país, mas esse efeito não se nota para já , na maior parte deste território, pois choveu bastante no mês anterior.
Por aqui, tem caído muito orvalho, praticamente em todas estas noites, ao ponto de fazer várias vezes, poças de água... Os solos continuam com muita água e as ribeiras com um fôlego que sinceramente não esperava.
Se Dezembro estivesse dentro da norma deviam haver lençóis de água em muitos locais pouco habituais...
Quanto a Janeiro, vamos com calma, que ainda há tempo!