Seguimento Meteorológico Livre 2018

Estado
Fechado para novas mensagens.

Pek

Cumulonimbus
Registo
24 Nov 2005
Mensagens
4,810
Local
Menorca
A ventania no nordeste do atlântico tem gerado umas ondas colossais. Algumas com 50 pés (>15m - ver canto inferior esquerdo).

EHFDfFZ.png

Por aquí lo he estado siguiendo: Seguimento Marítimo 2018 (Ondulação, Temperatura água, Praias, etc)

Algunos datos e imágenes:

Boya de Langosteira, junto al Puerto de A Coruña, altura significante de 12,37 metros (40,58 pies) y altura del oleaje de 19,23 metros (63,09 pies):

DTxNDRXWsAMPmDu.jpg:large


Una pena que no estuviera en funcionamiento la de Estaca de Bares, que suele dar datos superiores.

Castro Urdiales (Cantabria). La gente es imbécil :facepalm::facepalm:


San Sebastián


Más de San Sebastián
Donosti City ‏@donosti_city 11 hHace 11 horas
Espectacular y poco previsto temporal de hoy. JJGurrutxaga , @PeterZurriola , @jonxa_ y @CarlosBengoa1

DTxkkFCWAAEiAQZ.jpg


DTxkkomX0AAiLCw.jpg


DTxklUdXUAYNKDg.jpg


DTxkmQbX4AELeRE.jpg



Valdoviño (A Coruña)

Jose‏@Josefb51 hHace 1 hora
@4gotas_com Montañas en el mar,Valdoviño-A Coruña

DTw80wyX0AE2rBC.jpg


DTw80zhW4AEBC4o.jpg



Ferrol (A Coruña)

Javier Piñeiro‏@JP_FOTOGRAFO 29 minHace 29 minutos

Algunhas mostras da ferocidade do mar onte na costa ferrolá. @OTempoTVG #OlaOtempo @eva74novoa19 @paulaandion1
DTz5ormWAAEej-t.jpg



Cariño (A Coruña)
 


hurricane

Cumulonimbus
Registo
11 Nov 2007
Mensagens
2,113
Local
Genval, Bélgica
Por aquí lo he estado siguiendo: Seguimento Marítimo 2018 (Ondulação, Temperatura água, Praias, etc)

Algunos datos e imágenes:

Boya de Langosteira, junto al Puerto de A Coruña, altura significante de 12,37 metros (40,58 pies) y altura del oleaje de 19,23 metros (63,09 pies):

DTxNDRXWsAMPmDu.jpg:large


Una pena que no estuviera en funcionamiento la de Estaca de Bares, que suele dar datos superiores.

Castro Urdiales (Cantabria). La gente es imbécil :facepalm::facepalm:


San Sebastián


Más de San Sebastián
Donosti City ‏@donosti_city 11 hHace 11 horas
Espectacular y poco previsto temporal de hoy. JJGurrutxaga , @PeterZurriola , @jonxa_ y @CarlosBengoa1

DTxkkFCWAAEiAQZ.jpg


DTxkkomX0AAiLCw.jpg


DTxklUdXUAYNKDg.jpg


DTxkmQbX4AELeRE.jpg



Valdoviño (A Coruña)

Jose‏@Josefb51 hHace 1 hora
@4gotas_com Montañas en el mar,Valdoviño-A Coruña

DTw80wyX0AE2rBC.jpg


DTw80zhW4AEBC4o.jpg



Ferrol (A Coruña)

Javier Piñeiro‏@JP_FOTOGRAFO 29 minHace 29 minutos

Algunhas mostras da ferocidade do mar onte na costa ferrolá. @OTempoTVG #OlaOtempo @eva74novoa19 @paulaandion1
DTz5ormWAAEej-t.jpg



Cariño (A Coruña)


Penso que nao há necessidade de publicar isto em 3 tópicos diferentes.
 
  • Gosto
Reactions: belem

Pek

Cumulonimbus
Registo
24 Nov 2005
Mensagens
4,810
Local
Menorca
Penso que nao há necessidade de publicar isto em 3 tópicos diferentes.

No lo hay. Simplemente se busca facilitar el acceso a los foreros. Una de ellas es fruto del seguimiento realizado en la que se recogen varios mensajes (Seguimento Marítimo) , otra es una contestación (la de este tópico) para que el forero pueda verlo con facilidad y una última es una recopilación o resumen para el Seguimento Europeo (para que no se pierda y quede constancia en el contexto del continente). En todo este episodio de Temporal Marítimo se ha hecho lo siguiente:

-Contestación (1 mensaje en Seguimento Livre)
-Seguimiento (9 mensajes en Seguimento Marítimo)
-Resumen (1 mensaje en Seguimento de Europa)

La intención es diferente en cada caso. Se pueden poner enlaces, pero de esta forma es más visual y el forero lo ve rápidamente. Básicamente es por eso. Si los moderadores lo estiman pueden ser retirados, pero la información contenida no es exactamente igual.
 

frederico

Furacão
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
10,319
Local
Porto
A divergencia continua para a semana que vem. ECMWF insiste no evento, GFS diz que o chovera no Noroeste do territorio.

PS: ainda esta noite sonhei que tinha havido um temporal no mar e que o cordao dunar em frente a Cacela Velha tinha sido todo tragado pelas ondas. Estou para ver o que acontecera no Algarve quando vier um temporal identico ao que esta na Galiza. A ultima vez desapareceram as casas em frente a Fuzeta.
 

Marco pires

Nimbostratus
Registo
23 Out 2017
Mensagens
567
Local
Pinhal novo
Viva pessoal.
Á cerca de uma semana perguntei mas ninguém deu uma dica e até entendo porque a distância era grande e não tinha muito sentido.
No próximo dia 26 tenho um voo para a Madeira logo de manhã bem cedo, que se consegue prever para esse dia em termos de tempo?
O aeroporto é manhoso e os ventos como sabemos costumam causar problemas á aviação.
Não está nos meus planos apanhar nenhum susto, por isso pergunto que se prevê levando em conta obviamente aqueles que são os dados actuais.
Na previsão automática do ipma não entendo patavina as indicações da velocidade do vento, as setas são uma confusão.
Como curiosidade e levando em conta a direção prevista do vento, temos uma aterragem directa ou daquelas que passa ao largo e faz uma curva apertada para ficar de frente para a pista ?
 

rozzo

Moderação
Registo
11 Dez 2006
Mensagens
2,487
Local
Alcochete/Lisboa
Viva pessoal.
Á cerca de uma semana perguntei mas ninguém deu uma dica e até entendo porque a distância era grande e não tinha muito sentido.
No próximo dia 26 tenho um voo para a Madeira logo de manhã bem cedo, que se consegue prever para esse dia em termos de tempo?
O aeroporto é manhoso e os ventos como sabemos costumam causar problemas á aviação.
Não está nos meus planos apanhar nenhum susto, por isso pergunto que se prevê levando em conta obviamente aqueles que são os dados actuais.
Na previsão automática do ipma não entendo patavina as indicações da velocidade do vento, as setas são uma confusão.
Como curiosidade e levando em conta a direção prevista do vento, temos uma aterragem directa ou daquelas que passa ao largo e faz uma curva apertada para ficar de frente para a pista ?


Continua a ser um bocado grande a distância para grandes previsões com muito detalhe...

Em termos de tempo significativo a tendência para já parece semelhante à actual. Ou seja, tempo relativamente estável com possibilidade de alguns aguaceiros não muito importantes, mais prováveis na vertente Norte da ilha. A vertente sul bem mais "abrigada" e com mais sol.

O maior problema, e já que a preocupação é o voo, é o vento. Quanto a esse, de facto é muito imprevisível nessa localização. Mesmo para estados do tempo semelhantes, o "pormenor" da dificuldade ou não nas operações nesse aeroporto varia drasticamente com pequenas alterações simplesmente no rumo dominante do vento.

Não tenho ouvido grandes notícias de complicações estes dias, penso que tem estado relativamente tranquilo.
De momento está um fluxo moderado essencialmente do quadrante Norte.
Tendo em conta a previsão actual, nessa altura parece estar mais de Nordeste, também moderado, talvez ligeiramente mais fraco que agora.

Sinceramente, não sei o impacto que tem essa ligeira variação, se positiva ou não, até porque mesmo os ventos dominantes são muito alterados pela orografia e especificidades da zona, e mais do que a força, muitas vezes é mesmo a direção o mais relevante para o local em questão, daí também a difícil previsão.
Além do mais, é muito provável que a previsão ainda mude alguma coisas nos próximos dias.
 

Hawk

Cumulonimbus
Registo
26 Nov 2006
Mensagens
2,272
Local
Funchal
Viva pessoal.
Á cerca de uma semana perguntei mas ninguém deu uma dica e até entendo porque a distância era grande e não tinha muito sentido.
No próximo dia 26 tenho um voo para a Madeira logo de manhã bem cedo, que se consegue prever para esse dia em termos de tempo?
O aeroporto é manhoso e os ventos como sabemos costumam causar problemas á aviação.
Não está nos meus planos apanhar nenhum susto, por isso pergunto que se prevê levando em conta obviamente aqueles que são os dados actuais.
Na previsão automática do ipma não entendo patavina as indicações da velocidade do vento, as setas são uma confusão.
Como curiosidade e levando em conta a direção prevista do vento, temos uma aterragem directa ou daquelas que passa ao largo e faz uma curva apertada para ficar de frente para a pista ?

O Rozzo disse praticamente tudo. Aconselho que vás verificando a previsão do IPMA para a zona do Aeroporto:

http://www.ipma.pt/pt/otempo/prev.localidade.hora/#Madeira&Santa Cruz - Aeroporto

Mas como referido, só mais próximo da data, e tendo em conta os efeitos locais da orografia, é possível prever que vá haver problemas na operação.

Eu sei que a inoperacionalidade do Aeroporto da Madeira tem um grande eco na imprensa porque 1 só dia pode afectar milhares de passageiros. De qualquer forma, e para tranquilizar, é importante saber que o Aeroporto está operacional a maior parte do ano. Por isso, fingers crossed :)

Se o fluxo for de Nordeste a aterragem é feita na pista 05 (curva apertada) que é a mais frequente.
 

Marco pires

Nimbostratus
Registo
23 Out 2017
Mensagens
567
Local
Pinhal novo
obrigado aos dois pelo esclarecimento, não será difícil avaliar que tenho medo de andar de avião, e estou farto de andar e nem mesmo assim.
dia 4 de fevereiro faz um ano que estive na madeira e tudo correu uma maravilha, aterrou de frente sem fazer a curva e 5 estrelas, assim espero que corra tudo bem de novo.
mas concordo que ainda falta muito tempo, a ver se pelo menos se mantém como tem estado porque ao que parece não tem havido problemas ultimamente.

uma vez mais um grande obrigado:thumbsup:
 

luismeteo3

Furacão
Registo
14 Dez 2015
Mensagens
17,112
Local
Fatima (320m)
Não sei bem onde postar esta notícia...

Na Nazaré já dizem que esta foi a maior onda alguma vez surfada
Rita Paz
11:03
O surfista português Hugo Vau pode ter realizado um recorde, esta quinta-feira, na onda a que chamam de ‘Big Mamma’. Tinha cerca de 35 metros.

A revelação foi feita por Jorge Leal (membro da equipa do surfista português) através da página de Instagram. “Hoje vi provavelmente a maior onda surfada na Nazaré por @hugovau no maior swell de sempre!”, escreveu na descrição do vídeo.

Em entrevista à SIC, Hugo Vau disse que a equipa esteve sozinha “cerca de três horas na praia do Norte devido às condições adversas” e que houve cerca de cinco ou seis ondas em que tentou entrar, mas não conseguiu devido ao vento.

Vau acabou por surfar aquela que é considerada há sete anos como a “Big Mama”. “É muito grande, muitos surfistas que têm muitos anos de praia do Norte já me disseram que foi a maior onda que alguma vez viram surfar na Praia do Norte”, continuou.

Recorde-se que o recorde mundial pertence a Garrett McNamara que, em 2011 e naquela mesma praia”, surfou uma onda de 23,8 metros.

A onda surfada por Hugo Vau terá chegado aos 35 metros, mas cabe agora ao “XXL Biggest Wave Awards”, uma espécie de Óscar das ondas gigantes, confirmar o tamanho da onda surfada.

http://www.jornaleconomico.sapo.pt/...ta-foi-a-maior-onda-alguma-vez-surfada-258263
 
  • Gosto
Reactions: joselamego

VimDePantufas

Nimbostratus
Registo
10 Fev 2014
Mensagens
1,115
Local
C Real / Oeste
Não sei bem onde postar esta notícia...

Na Nazaré já dizem que esta foi a maior onda alguma vez surfada
Rita Paz
11:03
O surfista português Hugo Vau pode ter realizado um recorde, esta quinta-feira, na onda a que chamam de ‘Big Mamma’. Tinha cerca de 35 metros.

A revelação foi feita por Jorge Leal (membro da equipa do surfista português) através da página de Instagram. “Hoje vi provavelmente a maior onda surfada na Nazaré por @hugovau no maior swell de sempre!”, escreveu na descrição do vídeo.

Em entrevista à SIC, Hugo Vau disse que a equipa esteve sozinha “cerca de três horas na praia do Norte devido às condições adversas” e que houve cerca de cinco ou seis ondas em que tentou entrar, mas não conseguiu devido ao vento.

Vau acabou por surfar aquela que é considerada há sete anos como a “Big Mama”. “É muito grande, muitos surfistas que têm muitos anos de praia do Norte já me disseram que foi a maior onda que alguma vez viram surfar na Praia do Norte”, continuou.

Recorde-se que o recorde mundial pertence a Garrett McNamara que, em 2011 e naquela mesma praia”, surfou uma onda de 23,8 metros.

A onda surfada por Hugo Vau terá chegado aos 35 metros, mas cabe agora ao “XXL Biggest Wave Awards”, uma espécie de Óscar das ondas gigantes, confirmar o tamanho da onda surfada.

http://www.jornaleconomico.sapo.pt/...ta-foi-a-maior-onda-alguma-vez-surfada-258263

Hmmmmmmmmmmmmm :lmao:
 
  • Gosto
Reactions: joselamego
Estado
Fechado para novas mensagens.