Seguimento Meteorológico Livre 2018

Estado
Fechado para novas mensagens.


tone

Cirrus
Registo
17 Nov 2017
Mensagens
89
Local
Lisboa
Às vezes devia-se olhar menos para os modelos e previsões. Ontem de manhã (8.30) na zona de Lisboa junto à foz do Tejo estavam 5 graus.
Tudo indicava que entrando precipitação na madrugada seguinte, quando é atingido o pico da mínima, pudesse nevar nas cidades mais altas do interior norte do país.
 

The Weatherman

Cumulus
Registo
10 Fev 2009
Mensagens
455
Local
Braga
Às vezes devia-se olhar menos para os modelos e previsões. Ontem de manhã (8.30) na zona de Lisboa junto à foz do Tejo estavam 5 graus.
Tudo indicava que entrando precipitação na madrugada seguinte, quando é atingido o pico da mínima, pudesse nevar nas cidades mais altas do interior norte do país.

Essa observação por si só não permitiria nunca concluir que iria nevar no interior norte. No entanto os modelos de mesoescala já demonstravam há mais de 24 h que existia essa forte possibilidade no extremo interior norte devido à presença do frio à superfície e em altitude à passagem da frente.
 
M

Membro excluído 274

Essa observação por si só não permitiria nunca concluir que iria nevar no interior norte. No entanto os modelos de mesoescala já demonstravam há mais de 24 h que existia essa forte possibilidade no extremo interior norte devido à presença do frio à superfície e em altura à passagem da frente.

Atenção que o fenómeno está a ser muito localizado, em Vila Real não tenho qualquer reporte de neve, nem em Montalegre!
 

The Weatherman

Cumulus
Registo
10 Fev 2009
Mensagens
455
Local
Braga
Atenção que o fenómeno está a ser muito localizado, em Vila Real não tenho qualquer reporte de neve, nem em Montalegre!

Sim. O evento apenas se circunscreve ao extremo nordeste e deve-se ao timing da entrada da frente com o frio existente. O evento não deverá durar mais que 3 a 4 horas. Em Pitões das Júnias chove com 2 ºC
 

hurricane

Cumulonimbus
Registo
11 Nov 2007
Mensagens
2,113
Local
Genval, Bélgica
Atenção que o fenómeno está a ser muito localizado, em Vila Real não tenho qualquer reporte de neve, nem em Montalegre!

A neve é das coisas mais imprevisiveis e mais dificeis de prever que existe. Aqui em Bruxelas em Novembro nevou muito intensamente a apenas 5 km da zona mais central da cidade, enquanto que na cidade nao nevou praticamente nada. E nao estava em regimes de aguaceiros localizados, nem acredito que a diferenca de temperatura tenha sido significante, porque essa regiao continuava na cidade. Nao consigo explicar como é que sucedeu tal situacao. E obviamente tambem nao havia diferencas de altitude. Alias a zona onde nevou mais é ate de menor altitude
 

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,644
Local
Aveiras de Cima
Boa noite,
Esse evento teve alguma expressão no interior? Ou ficou mais pelo litoral?
É que eu não tenho recordações desse dia...

Nesse dia (29 de Janeiro de 2006) caiu o ultimo grande nevão em boa parte do Alentejo Central, nomeadamente na zona de Évora, Montemor, Arraiolos etc, enquanto que em Portalegre acho que nem nevou de todo. ;)
 

Zulo

Cumulus
Registo
7 Set 2014
Mensagens
247
Local
Benfica
Só para dizer que sou um fervoroso apoiante da ausencia de neve..

Precisamos de chuva, e eu estou aqui deste lado a fazer uma força tremenda para que não haja neve mas sim chuva que ajude à agricultura:)

Sorry.


PS- Posso ter dito a maior barbaridade do seculo até agora,mas olha,paciência. :D
 

Paulo H

Cumulonimbus
Registo
2 Jan 2008
Mensagens
3,271
Local
Castelo Branco 386m(489/366m)
Só para dizer que sou um fervoroso apoiante da ausencia de neve..

Precisamos de chuva, e eu estou aqui deste lado a fazer uma força tremenda para que não haja neve mas sim chuva que ajude à agricultura:)

Sorry.


PS- Posso ter dito a maior barbaridade do seculo até agora,mas olha,paciência. :D

A neve é boa para a agricultura.. O gelo é que é mau.

Neve é melhor que chuva, porque a chuva cai e segue o seu caminho, enquanto que a neve vai descongelando aos poucos, contribuindo mais para os lençois friáticos.
 

Davidmpb

Super Célula
Registo
7 Jul 2014
Mensagens
5,584
Local
Portalegre( 600m)/ Fundão
Só para dizer que sou um fervoroso apoiante da ausencia de neve..

Precisamos de chuva, e eu estou aqui deste lado a fazer uma força tremenda para que não haja neve mas sim chuva que ajude à agricultura:)

Sorry.


PS- Posso ter dito a maior barbaridade do seculo até agora,mas olha,paciência. :D
A neve não prejudica a agricultura...
Agora gelo/geada fora de época, isso sim, já é prejudicial.
 

Ricardo Carvalho

Cumulonimbus
Registo
23 Jul 2015
Mensagens
3,108
Local
Azeitão/Sesimbra
Nesse ano (2006) ainda vivia em Viseu e dava aulas em Vila Viçosa. Nesse famoso 29 de janeiro, um domingo, fiz a viagem Viseu-Vila Viçosa e foi uma coisa muito estranha. Saí de Viseu no fim de almoço com sol e muito frio. Passei na Guarda igualmente com muito sol e ainda mais frio. Depois fiz até Portalegre igualmente com sol, mas aqui começou o céu a apresentar nebulosidade. Entretanto foi caindo o fim do dia e a cerca de 5 Km de Estremoz... um cenário surreal tendo em conta que vinha da Beira Alta com sol e estava em pleno Alentejo: Neve, muita neve!
A cidade de Estremoz estava fantástica! Ao entrar na N4, em direção a Borba/Vila Viçosa, estava a GNR a aconselhar prudência... de facto o piso estava escorregadio e demorei quase 1 hora a chegar a Vila Viçosa (em condições normais são 15-20 minutos). Vila Viçosa é um encanto. Com neve é indescritível! No dia seguinte, 2.ª-feira 30 de janeiro, estava um sol fantástico e a neve foi derretendo ao longo da manhã. Mas lembro-me que a Escola não funcionou, pois os transportes públicos não puderam trazer os alunos das aldeias devido ao gelo que se tinha formado nas estradas. Épico e memorável!
Simplesmente memorável :) Lembro.me desse dia como se fosse hoje :cold: a Serra da Arrábida ficou ainda mais maravilhosa pintada de branco:cold:
 
  • Gosto
Reactions: joselamego

The Weatherman

Cumulus
Registo
10 Fev 2009
Mensagens
455
Local
Braga
  • Gosto
Reactions: c0ldPT e joselamego
Estado
Fechado para novas mensagens.