Seguimento Meteorológico Livre 2018

Estado
Fechado para novas mensagens.


dvieira

Nimbostratus
Registo
22 Mar 2017
Mensagens
594
Local
Fátima (349 m)
Por isso é que eu disse já sabemos como vai ser as próximas saídas. Os meus ânimos já tiveram eufóricos alguns dias atrás mas nesta últimas saídas já acordaram para a realidade. Por isso não vou estar tão depressa em eforia outra vez.
 

c0ldPT

Nimbostratus
Registo
20 Out 2017
Mensagens
1,610
Local
Gandra, Paredes (132 m) | Foz, Porto (35 m)
Por isso é que eu disse já sabemos como vai ser as próximas saídas. Os meus ânimos já tiveram eufóricos alguns dias atrás mas nesta últimas saídas já acordaram para a realidade. Por isso não vou estar tão depressa em eforia outra vez.
Uma curiosidade, costumo consultar o twitter de alguns metereologistas/climatologistas internacionais, e já vi alguns deles dizerem que embora não haja explicação, os modelos quando prevêm frio a média/longa distância por norma tiram tudo uns dias antes e voltam a repor a poucos dias do evento... não sei até que ponto é verdade mas já notei isso algumas vezes :unsure:
Edit: Ensembles GFS 18Z->
stGhWfh.gif
 
Última edição:

martinus

Cumulus
Registo
22 Dez 2006
Mensagens
438
Local
Portugal
Isso é fácil de explicar: o algoritmo AG (Aquecimento Global) permite aos computadores delirar a longo prazo mas quando a coisa ameaça tornar-se séria aplicam o lápis da censura e fazem os programas aumentar vários graus nas previsões depois, em cima do acontecimento, o algoritmo (ainda) não se atreve a negar os valores lidos nos termómetros e tem que admitir que as coisas se puseram frescas de facto.

Uma curiosidade, costumo consultar o twitter de alguns metereologistas/climatologistas internacionais, e já vi alguns deles dizerem que embora não haja explicação, os modelos quando prevêm frio a média/longa distância por norma tiram tudo uns dias antes e voltam a repor a poucos dias do evento... não sei até que ponto é verdade mas já notei isso algumas vezes :unsure:
Edit: Ensembles GFS 18Z
 
  • Gosto
Reactions: joselamego e c0ldPT

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,567
Local
Açores
Isso é fácil de explicar: o algoritmo AG (Aquecimento Global) permite aos computadores delirar a longo prazo mas quando a coisa ameaça tornar-se séria aplicam o lápis da censura e fazem os programas aumentar vários graus nas previsões depois, em cima do acontecimento, o algoritmo (ainda) não se atreve a negar os valores lidos nos termómetros e tem que admitir que as coisas se puseram frescas de facto.

Ainda estou à espera de ver icebergs ao largo da minha ilha. Tens algum prazo em mente?

:D
 
  • Gosto
Reactions: joselamego

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,567
Local
Açores
Uma curiosidade, costumo consultar o twitter de alguns metereologistas/climatologistas internacionais, e já vi alguns deles dizerem que embora não haja explicação, os modelos quando prevêm frio a média/longa distância por norma tiram tudo uns dias antes e voltam a repor a poucos dias do evento... não sei até que ponto é verdade mas já notei isso algumas vezes :unsure:

Quando os vires (tweets), publica. Depois comenta-se.
 
  • Gosto
Reactions: joselamego

pe5cinco5

Cumulus
Registo
14 Nov 2014
Mensagens
274
Local
Entre Corroios e Ch. Caparica(40m)|Mir.Douro(730m)
Pessoal, de vossas palavras, 96 horas é ainda expectativas pouco prováveis ou já se pode arriscar que é tempo suficiente para garantir que tal situação aconteça?
Será que 96 horas ainda será pouco provável que exista a possibilidade de ocorrência de aguaceiros com neve em várias regiões de Portugal, de Norte a Sul?

3xr6t75.png


Um sonho, ou de certo modo, percentagem positiva (+50%) de realidade? Ou 96 horas ainda é longe para certezas?
 
  • Gosto
Reactions: joselamego e c0ldPT

Pek

Cumulonimbus
Registo
24 Nov 2005
Mensagens
4,809
Local
Menorca
Para que veáis un poco cómo esta el asunto, Maraña (León) hoy:

31bdc98f0a9589b40474028185f27387o.jpg


Evolución en los últimos tres días:
c08d735353abafe0f9b0169e7b049898o.gif


Una pena que se haya movido la webcam :(
 
Estado
Fechado para novas mensagens.