Seguimento Meteorológico Livre 2018

Estado
Fechado para novas mensagens.

rozzo

Moderação
Registo
11 Dez 2006
Mensagens
2,487
Local
Alcochete/Lisboa
O último SSW ocorreu, se não me engano, em Jan de 2013.

Enquanto que a configuração de Fev, por esta altura, já deve ser familiar a muitos...

zzP9MBN.png


... Março foi tão instável que até a imagem fica esquisita:

R0lcIcC.png


0Y6Boub.png


Mar de 2013 foi um mês extremamente chuvoso. Irá haver repetição? Não se levantem do assento :D

Penso que houve um split do VP deste tipo em Março de 2016, sendo que o resultado foi um Abril frio e chuvoso. Se não estou em erro nas datas...
 


Dias Miguel

Cumulonimbus
Registo
26 Jan 2015
Mensagens
2,621
Local
Portalegre
E mais um bom nevão a cotas médias em Marrocos, para nos proporcionar mais algumas fotos de neve no deserto, para desespero de muitos foristas! :D

Off-Topic: Culpa tem o D. Sebastião de se perder no nevoeiro :D

@rozzo, esta circulação de massas de ar polar, evitando Portugal Continental, é habitual?? Creio que, este ano, estamos com várias situações idênticas...
 
  • Gosto
Reactions: joselamego

rozzo

Moderação
Registo
11 Dez 2006
Mensagens
2,487
Local
Alcochete/Lisboa
Off-Topic: Culpa tem o D. Sebastião de se perder no nevoeiro :D

@rozzo, esta circulação de massas de ar polar, evitando Portugal Continental, é habitual?? Creio que, este ano, estamos com várias situações idênticas...

Mas a massa de ar polar não está a "evitar" Portugal. Estamos "mergulhados" nela....

Não estamos é a ter nenhuma depressão favorável a conjugar-se com a presença dela. E o que está naquelas imagens com muitos aguaceiros no mar em direcção às Canárias e Marrocos não se trata de nada "anormal". É precisamente pela massa de ar polar estar a passar por cima de nós que acontece. Simplesmente sobre Portugal, uma vez que o solo está frio, o gradiente vertical não permite grande instabilidade, tirando estes ligeiros aguaceiros nas horas mais quentes do dia. Sobre o mar quente acontece sim esse gradiente favorável e instabilidade a formar todos esses aguaceiros. Marrocos e Canárias (e Madeira também) estão "simplesmente no caminho"...
 

Dias Miguel

Cumulonimbus
Registo
26 Jan 2015
Mensagens
2,621
Local
Portalegre
Mas a massa de ar polar não está a "evitar" Portugal. Estamos "mergulhados" nela....

Expliquei-me mal :p, mas explicar-te muito bem :thumbsup:. Obrigado.
Só mais "um aparte": caso tivesse havido precipitação em Portugal Continental e os índices de humidade no solo fossem superiores, em vez desta situação de seca generalizada, teríamos mais possibilidade de precipitação nas horas centrais do dia??
 

rozzo

Moderação
Registo
11 Dez 2006
Mensagens
2,487
Local
Alcochete/Lisboa
Só mais "um aparte": caso tivesse havido precipitação em Portugal Continental e os índices de humidade no solo fossem superiores, em vez desta situação de seca generalizada, teríamos mais possibilidade de precipitação nas horas centrais do dia??

Na teoria sim, aumentaria a humidade disponível.
Mas sinceramente, não sei com que relevância. Provavelmente muito pouca comparada com a dinâmica/sinóptica em si...

Na verdade estamos a ter aguaceiros "ligeiramente convectivos" tanto no Norte (onde há bastante humidade nos solos) como no Sotavento Algarvio (onde a seca é dramática). Portanto parece-me que a percentagem de relevância do que dizes será quase insignificante por comparação com o forçamento sinóptico. Esse sim que está a criar esta ligeira convecção sobre terra, e a convecção intensa no mar.

De qualquer forma, já vi estudos sobre isso, e não é de todo irrelevante, em particular noutros contextos. Penso que poderá ser mais relevante em precipitação convectiva de primavera ou de estação quente, onde existe a chamada "reciclagem" de humidade no solo para alimentar nova precipitação. Mas é um assunto complexo, e tenho dúvidas que mudasse muito no contexto deste episódio... Mas posso estar totalmente errado!
 

Dias Miguel

Cumulonimbus
Registo
26 Jan 2015
Mensagens
2,621
Local
Portalegre
De qualquer forma, já vi estudos sobre isso, e não é de todo irrelevante, em particular noutros contextos. Penso que poderá ser mais relevante em precipitação convectiva de primavera ou de estação quente, onde existe a chamada "reciclagem" de humidade no solo para alimentar nova precipitação. Mas é um assunto complexo, e tenho dúvidas que mudasse muito no contexto deste episódio... Mas posso estar totalmente errado!

Obrigado pela explicação @rozzo .
Sabes, quando te referentes à questão da reciclagem de humidade nas estações mais quentes, pessoalmente tenho reparado que, nos últimos anos e dado o déficit hídrico, é notória nesta região a formação de nuvens de evolução vertical que, depois, pouco ou nenhuma precipitação geram... Não sei se é fiável fazer essa ligação, mas é o que me diz a experiência de vários anos o observar esta situação.
 

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
O GFS, está-se a "portar bem" pois já está a meter uns bos aguaceiros para esta sexta-feira, assim como durante vários dias na próxima semana, e que venha ela que tanta falta faz.
 
Estado
Fechado para novas mensagens.