Seguimento Meteorológico Livre 2018

Estado
Fechado para novas mensagens.

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,634
Local
Açores
Porque é que se continua a dar demasiada importância ao GFS quando se sabe que o ECMWF é consistentemente superior?

Deve ser pelo maior número de atualizações e de horas disponíveis no Meteociel. Só pode :D

Vejam lá a consistência dos 2 modelos...

Todas as saídas do GFS desde as 00z de ontem. Previsão para o dia 20:

hLR7uPs.gif


E agora compare-se com o ECM:

4lKHd44.gif


A malta está a esforçar desnecessariamente o coração. Essa permanente alternância entre desespero e otimismo não faz sentido nenhum :D
 
Última edição:


joselamego

Super Célula
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
7,594
Local
Gondomar (105 metros alt)
Outros tempos outras realidades, que nunca vivi nem viverei tal. :(
Eu era novo em 1983, tinha 8 anos
Mas recordo me de ver , fiquei admirado, foi a primeira neve que vi na vida! Saudades! Nunca mais vamos ter neve assim , as mudanças climáticas estão desenvolver rapidamente , seca e tempo mais quente cada ano que passa!

Enviado do meu HUAWEI NOVA através de Tapatalk
 

comentador

Nimbostratus
Registo
2 Out 2012
Mensagens
535
Local
Évora
Arbcas Água Agricultura Ambiente

SECA-Calamidade em Campilhas e no Alto Sado

Devido á seca severa vão ficar por cultivar mais de 4000 ha de regadio em Campilhas, Fonte Serne e Alto Sado. A falta de água nas albufeiras do Monte da Rocha, Campilhas e Fonte Serne não vai permitir regar este ano culturas como o milho, arroz, tomate, olival, hortícolas e outras culturas. O abeberamento de milhares de animais estará em risco. 200 ha de olival poderão perder-se.
É uma situação calamitosa que põe em risco a sobrevivência de varias centenas de explorações e respetivos postos de trabalho diretos e indiretos.
A ARBCAS- Associação de Regantes e Beneficiários de Campilhas e Alto Sado, está a efetuar um levantamento rigoroso das implicações desta situação anormal, só comparável a 1994/1995, tendo em vista sensibilizar o Governo para a calamidade que está iminente nesta região. É urgente tomar medidas que permitam a subsistência do setor agrícola, evitem o desmantelamento da atividade e minimizem o desemprego nesta região.
 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,932
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
O dia mais frio na cidade do Porto
13 fev de 1983
3,7 negativos , com neve


https://webook.pt/blog/2018/02/13/1...toria-do-porto/#sthash.2AvhpH1A.jVbEw2yC.dpbs

Enviado do meu HUAWEI NOVA através de Tapatalk


Lembro-me bem, nevou com intensidade ( não foi só nesse dia) e acumulou, cada aguaceiro que vinha era de neve ( mas neve a sério com flocos enormes), tempos memoráveis. As serras em Valongo ficaram com grande acumulação.

Lembro-me de estar a sair de uma festa de carnaval ( aqui no Porto) à noite e estar a nevar com os carros já com alguma acumulação nos vidros e capô :cold:

De referir que este tempo invulgar ainda durou uns bons dias, o frio continental já vinha pelo menos desde o dia 7 ou 8 de Fevereiro e durou mais de uma semana :cold:

Cartas dessa altura:


archives-1983-2-12-12-0.png


archives-1983-2-12-12-1.png


archives-1983-2-13-0-0.png


archives-1983-2-13-0-1.png


archives-1983-2-13-12-0.png


archives-1983-2-13-12-1.png
 
Última edição:

joselamego

Super Célula
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
7,594
Local
Gondomar (105 metros alt)
A diferenca entre o ECM e o GFS já a 120h é incrível. Nao me lembro de haver tanta discrepancia a uma distancia tao reduzida. O GFS coloca o Anti-ciclone mesmo a meio da Europa, e o ECM uma potente entrada fria continental. Qual ganhará?
Eu não duvido, o ECM!

Enviado do meu HUAWEI NOVA através de Tapatalk
 

c0ldPT

Nimbostratus
Registo
20 Out 2017
Mensagens
1,612
Local
Gandra, Paredes (132 m) | Foz, Porto (35 m)
A diferenca entre o ECM e o GFS já a 120h é incrível. Nao me lembro de haver tanta discrepância a uma distancia tao reduzida. O GFS coloca o Anti-ciclone mesmo a meio da Europa, e o ECM uma potente entrada fria continental. Qual ganhará?
Nenhum dos dois provavelmente. Com a discrepância atual 120h é terra da fantasia.
 

Ricardo Carvalho

Cumulonimbus
Registo
23 Jul 2015
Mensagens
3,108
Local
Azeitão/Sesimbra
Registo
30 Nov 2015
Mensagens
177
Local
setúbal
Se nem chuva temos, quanto mais neve.
Concordo. Francamente não consigo compreender porque tanta conversa sobre neve aqui no "Seguimento Livre" quando a grande preocupação neste momento é a tão preciosa chuva. Julgo que seria mais interessante discutir as razões para uma tão significativa falta desta do que se nevou isto ou aquilo no tempo da "Maria Cachucha". Sou moço com quase 50 anos, vi alguma neve em locais menos prováveis aqui em Portugal, mas sinceramente, neste momento e quase em Março estou-me a borrifar se os modelos prognosticam esta ou aquela cota de neve. Não tarda andamos a discutir se as fadas chegam com a próxima nortada.
 
Estado
Fechado para novas mensagens.