Seguimento Meteorológico Livre 2018

Estado
Fechado para novas mensagens.


jonas

Cumulonimbus
Registo
14 Jul 2015
Mensagens
2,280
Local
Paredes
NJa102y.png


giphy.gif
Até aqui nevava...:cold:
Quanto à chuva, parece que está garantida, em maior ou menor quantidade.:pray:
 

c0ldPT

Nimbostratus
Registo
20 Out 2017
Mensagens
1,610
Local
Gandra, Paredes (132 m) | Foz, Porto (35 m)
"As notícias são boas, os modelos mantêm muita precipitação para a próxima semana, os acumulados nas regiões do interior e sul poderão ser os maiores dos últimos 20 meses, ou seja quase 2 anos, no espaço temporal de 1 semana."



Cá esperemos então pela tão desejada chuva, agora uma coisa é certa se a chuva for torrencial, em pouco vai ajudar o níveis freáticos, pois apenas serve para lavar os ribeiros e rios durantes umas horas, mas estes mesmo se aguentarem com um caudal típico de inverno é preciso chover de forma moderada, mas no fim de "contas", ainda bem que o ser humano não tem capacidade para mandar na meteorologia, porque aí sim, seria um descalabro, nunca estava ao gosto de toda a gente.

Uma das melhores saídas que já vi na vida esta do ECM (senão a melhor??)... Chuva e neve ás carradas :rolleyes:
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,402
Local
Olhão (24 m)
Sinceramente, duvido em 90% que chova mais na próxima semana, do que choveu entre 10 a 14 de Fevereiro do ano passado, onde caíram 125 mm, por aqui. :D

104mm previstos para Arronches pelo GFS nesta ultima saída até dia 3.
O ECM prevê uma mancha de 175/200mm nesta zona também até esse dia.
É bom sonhar :rolleyes:
Entretanto, o GEM retirou a chuva toda. :huhlmao:

O ECM tem um ensemble (25) com cerca de 5 mm para aqui, mas o melhor dá 120 mm. :D Ainda falta uma eternidade, melhor não criar muitas expectativas, mas 5 mm estão garantidos com o pior ensemble do ECM. :huhlmao:

Tens mais sorte que eu, o pior dá cerca de 10 mm, o melhor 250 mm.

Mas não sonhes muito alto, que a queda pode ser grande, só quando ela cair é que digo desta vez, não fugiu. :lol:
 

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,418
Local
Arronches / Lisboa
Sinceramente, duvido em 90% que chova mais na próxima semana, do que choveu entre 10 a 14 de Fevereiro do ano passado, onde caíram 125 mm, por aqui. :D



O ECM tem um ensemble (25) com cerca de 5 mm para aqui, mas o melhor dá 120 mm. :D Ainda falta uma eternidade, melhor não criar muitas expectativas, mas 5 mm estão garantidos com o pior ensemble do ECM. :huhlmao:

Tens mais sorte que eu, o pior dá cerca de 10 mm, o melhor 250 mm.

Mas não sonhes muito alto, que a queda pode ser grande, só quando ela cair é que digo desta vez, não fugiu. :lol:
Eu também só acredito quando vir! Apenas referi os acumulados interessantes que estavam e continuam a ser previstos mas até lá, muita coisa ainda deve mudar. De qualquer das maneiras, há muito tempo que não via os modelos a preverem tanta chuva como agora, vamos ver se após 1 ano e tal, é desta que temos um mês chuvoso. (no caso da minha zona) :p
 

jamestorm

Cumulonimbus
Registo
12 Jan 2010
Mensagens
2,809
Local
Lisboa e Alenquer
O estranho caso das Cerejeiras de Santana.
Desde há uns bons 10 anos que aqui no concelho de Alenquer tem vindo a suceder um fenómeno curioso: Algumas zonas do conselho foram durante séculos bons produtores de cereja, particularmente a zona de Santana de Carnota, Ribafria e Aldeia Gavinha que há uns 20 anos produziam vária toneladas aqui na zona. Pois bem, desde que o clima começou a aquecer, um estranho fenómeno tem acontecido, uma por uma, de forma quase sem se notar mas consistente as mesmas cerejeiras que alegravam o concelho em Junho começaram lentamente a desaparecer. Primeiro diminuíram a produção, depois algumas deixaram de dar completamente ...outras morriam sem se entender porque. Os produtores comeram a plantar novas árvores julgando que se tratava de velhice das mesma, mas nem com novas árvores plantadas aumentou a produção. Muitas não vingam, outras dão só flor mas nenhum fruto e muitas outras secaram completamente ao fim de poucos anos. Entre os produtores há a consciência que foi o clima que mudou e que não há muito a fazer pois faltam horas de frio, dias de chuva tendo esta zona, outrora rica em cerejas , se tornado hostil para a produção de cereja. Este caso existe apenas no boca-a-boca aqui na região. De vez em quando vem à baila o tema das cerejeiras entre a população mais idosa ou entre um ou outro produtor que tenta esclarecer o assunto com o seu semelhante, para quase sempre ficarem sem respostas. Não existem estudos, não existem números, não existem interesse. Não há nada cientifico sobre o assunto que venha aclarar o que se tem passado com as cerejeiras de Santana. Só a noção entre os habitantes de que 'foi algo que veio nos astros' ou ainda 'Eles estragaram isto tudo,' ou mesmo 'Deus é que manda'...algo que os ultrapassa retirou as cerejas da produção agrícola do concelho. Entre os mais novos ou mais esclarecidos, existe porem uma certeza, o desaparecimento progressivo das cerejeiras coincidiu com altura em que se começou a falar em 'Alterações climáticas, e provavelmente é consequência de um clima mais hostil para as variedades que existiam. mas claro que isto não pode ser corroborado por nenhum estudo sério, pois até à data ninguém se interessou pelo caso. Conhecia o caso por ja ter ouvido falar, e nunca me dispus a relatar aqui mas, hoje fui eu próprio verificar como estavam as 3 cerejeiras que ainda restam num pequeno terreno que temos nesta zona, e qual não foi o meu espanto quando verifiquei que uma delas está morta. talvez não tenha aguentado o tempo quente do ultimo ano, mas pela vindima ainda estavam as 3 vivas.
Fica aqui este relato, que pode ou não estar relacionado com a mudança de clima no nosso país.
 

Davidmpb

Super Célula
Registo
7 Jul 2014
Mensagens
5,584
Local
Portalegre( 600m)/ Fundão
Eu também só acredito quando vir! Apenas referi os acumulados interessantes que estavam e continuam a ser previstos mas até lá, muita coisa ainda deve mudar. De qualquer das maneiras, há muito tempo que não via os modelos a preverem tanta chuva como agora, vamos ver se após 1 ano e tal, é desta que temos um mês chuvoso. (no caso da minha zona) :p
Quase 2 anos também me parece exagerado, mesmo o Maio do ano passado foi normal até ligeiramente acima da média, mas isso foi por aqui, Arronches é muito mais seco que aqui.
 

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
Eu também só acredito quando vir! Apenas referi os acumulados interessantes que estavam e continuam a ser previstos mas até lá, muita coisa ainda deve mudar. De qualquer das maneiras, há muito tempo que não via os modelos a preverem tanta chuva como agora, vamos ver se após 1 ano e tal, é desta que temos um mês chuvoso. (no caso da minha zona) :p

Eu partilho da mesma opinião, preciso de ver para crer, apesar de já estar a fazer alguns planos, em relação á chuva, pois assim irá poupar-me algum tempo nas regas das plantas que teenho de meter á terra durante este fim de semana.
 

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,418
Local
Arronches / Lisboa
Quase 2 anos também me parece exagerado, mesmo o Maio do ano passado foi normal até ligeiramente acima da média, mas isso foi por aqui, Arronches é muito mais seco que aqui.
Não tenho dados desse mês por aqui mas sim, penso que até ficou na média. Digo chuvoso, mas bem acima da média, o último mês assim foi Maio de 2016 em que a média por aqui é de 40/50mm e acumulou mais de 100mm nesse ano.
Neste momento, aquilo que mais importa é que chova!!
 

Davidmpb

Super Célula
Registo
7 Jul 2014
Mensagens
5,584
Local
Portalegre( 600m)/ Fundão
Não tenho dados desse mês por aqui mas sim, penso que até ficou na média. Digo chuvoso, mas bem acima da média, o último mês assim foi Maio de 2016 em que a média por aqui é de 40/50mm e acumulou mais de 100mm nesse ano.
Neste momento, aquilo que mais importa é que chova!!
Março será chuvoso.
 
Estado
Fechado para novas mensagens.