Seguimento Meteorológico Livre 2018

Estado
Fechado para novas mensagens.
Registo
27 Mar 2018
Mensagens
48
Local
Alcochete(Setúbal)
  • Gosto
Reactions: joselamego


Ricardo Carvalho

Cumulonimbus
Registo
23 Jul 2015
Mensagens
3,108
Local
Azeitão/Sesimbra
A nomeação da próxima depressão não é impossível. Dependerá da intensidade e abrangência do vento.

arpegesp-11-72-0_weh3.png


iconeu_sp1-11-68-0_wae0.png


Por agora é mais provável que os critérios para aviso laranja (a base para a nomeação das 'depressões') não sejam cumpridos.

Também seria bom a informação, de que se o aviso for emitido muito provavelmente será em Espanha , e poucas consequências terá em Portugal, a não ser de dias de Inverno mais rigorosos! Eu não estou contra a nomeação de tempestades/depressões , mas acho que o IPMA o deveria fazer sozinho, acho que faria muito mais sentido como alerta para a população em Portugal , do que ter uma tempestade em Portugal que foi nomeada pelo AEMET ou Météo-France, mas isto é apenas a minha modesta opinião!

Obrigado pela dica em relação ao modelo Australiano, estamos sempre a aprender ;)
 

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,567
Local
Açores
Eu não estou contra a nomeação de tempestades/depressões , mas acho que o IPMA o deveria fazer sozinho, acho que faria muito mais sentido como alerta para a população em Portugal , do que ter uma tempestade em Portugal que foi nomeada pelo AEMET ou Météo-France, mas isto é apenas a minha modesta opinião!

Em teoria o país mais afetado pela depressão/tempestade adianta-se e atribui o nome, informando os restantes membros da sua ação. Depois disso, cada IM faz a sua função: Previsões para a sua área de responsabilidade.

Neste momento o IPMA não tem que avisar nada a ninguém porque a depressão não deverá afetar a sua zona de responsabilidade com severidade relevante nem os outros membros (AEMET e MeteoFrance) nomearam a tempestade. O IPMA não tem a culpa dos devaneios da 'net e se os funcionários tivessem que desmentir ou corrigir tudo o que se vê por aí não faziam outra coisa.

Depois de uma depressão ter nome há que diferenciar entre as expectativas que cada pessoa cria/expressa e o que verdadeiramente é expectável na sua região. Às vezes não tem sido fácil fazer isso tendo em conta as recentes queixas das depressões nomeadas com poucos efeitos em Portugal continental.

A prevista uniformização da nomeação das tempestades na Europa fará com que Portugal seja afetado por depressões com nomes mais descontínuos (algumas até nem serão mencionadas pelo IPMA). Muita crítica haverá certamente (nem falo dos cenários apocalíticos da 'net) mas aí volto à adequação das expectativas. O Reino Unido é muito mais tempestuoso que a Península Ibérica.

Já que todos os países eventualmente utilizarão(?) a mesma lista de nomes até que se poderia indicar um IM europeu para 'centralizar' as previsões (com avisos públicos), sendo o MetOffice um forte candidato tendo em conta a eficácia do seu modelo. Contudo, cada IM tem os seus critérios para a emissão de avisos e essa opção só traria diversas complicações. Por exemplo, há alguns anos o NHC fazia referências a avisos nos países estrangeiros aquando da passagem de um ciclone tropical. Hoje em dia não faz nada disso e urge as pessoas a consultarem os institutos de meteorologia locais.
 

ecobcg

Super Célula
Registo
10 Abr 2008
Mensagens
5,141
Local
Sitio das Fontes e Carvoeiro (Lagoa - Algarve)
Realmente e andando um pouco pelo referido site NTMETEO...
http://www.noticiasmeteo.ml/2018/03/critico-este-verao-sera-ainda-pior-que.html

Isto é para rir??

É mais é para chorar... infelizmente é esse tipo de conteúdo que é facilmente partilhado por milhares de pessoas.. e assim se viraliza "má informação"....

Outro exemplo para rir... ou para chorar....

Portugal Continental vai, neste final de março, ser novamente atormentado pela força explosiva de uma intempérie movida por ventanias sibilantes, descargas de água volumosas e o reunir de condições que poderão originar trovoada em vários territórios. Será a Irene?

https://www.tempo.pt/noticias/previsao/vem-ai-tempestade-na-pascoa-sera-a-irene-.html
 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,916
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,644
Local
Aveiras de Cima
Realmente e andando um pouco pelo referido site NTMETEO...
http://www.noticiasmeteo.ml/2018/03/critico-este-verao-sera-ainda-pior-que.html

Isto é para rir??

Página para denunciar! JÁ! Informação falsa e/ou sensacionalista e exagerada, não é a primeira com o mesmo conteúdo criada por um tal Diego Nunes das Caldas da Rainha.

Eu já a denunciei no Facebook, a página chama-se "Noticias Meteo", depois da anterior ter sido bloqueada, uma tal "Nova Meteo", resolveu criar uma nova igualmente fraudulenta, o tipo é persistente... :evilmad:
 
Última edição:
Registo
27 Mar 2018
Mensagens
48
Local
Alcochete(Setúbal)
Página para denunciar! JÁ! Informação falsa e/ou sensacionalista e exagerada, não é a primeira com o mesmo conteúdo criada por um tal Diego Nunes das Caldas da Rainha.

Eu já a denunciei no Facebook, a página chama-se "Noticias Meteo", depois da anterior ter sido bloqueada, uma tal "Nova Meteo", resolveu criou uma nova igualmente fraudulenta, o tipo é persistente... :evilmad:


Não vale a pena estares a denunciar, se depois o tipo vai criar mais outra e outra, o tipo não desiste é a típica pessoa ridícula e estupida.
 
  • Gosto
Reactions: joselamego

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,644
Local
Aveiras de Cima
Não vale a pena estares a denunciar, se depois o tipo vai criar mais outra e outra, o tipo não desiste é a típica pessoa ridícula e estupida.

Temos que denunciar! Não podemos deixar que estas notícias falsas circulem por aí. Este tipo de conteúdos acabam por denegrir os verdadeiros meteorologistas e as páginas que criam bons conteúdos sobre meteo. Difundir estas notícias pode levar a um pânico não justificado pelas pessoas menos informadas ou a uma ridicularização da meteo em geral.

Cada vez que vem uma página vem a baixo o tipo terá que criar outra do zero, havemos de vence-lo pelo cansaço! :D
 
Registo
27 Mar 2018
Mensagens
48
Local
Alcochete(Setúbal)
Temos que denunciar! Não podemos deixar que estas notícias falsas circulem por aí. Este tipo de conteúdos acabam por denegrir os verdadeiros meteorologistas e as páginas que criam bons conteúdos sobre meteo. Difundir estas notícias pode levar a um pânico não justificado pelas pessoas menos informadas ou a uma ridicularização da meteo em geral.

Cada vez que vem uma página vem a baixo o tipo terá que criar outra do zero, havemos de vence-lo pelo cansaço! :D

Denunciamos até ele se cansar, o tipo é persistente... :mad:
 
  • Gosto
Reactions: joselamego

ecobcg

Super Célula
Registo
10 Abr 2008
Mensagens
5,141
Local
Sitio das Fontes e Carvoeiro (Lagoa - Algarve)
Nessas páginas de facebook, para além de denunciarem, podem sempre meter críticas de 1 estrela e a expor a situação... decerto que se a página tiver N criticas más.. ele irá fechá-la rapidamente
 
Última edição:
Estado
Fechado para novas mensagens.