joselamego
Super Célula
Sim, amigo LuísOs bombeiros já começaram a receber os avisos do IPMA...
Aqui em Monchique já me disseram
O IPMA já anda a informar os bombeiros
Enviado do meu HUAWEI NOVA através de Tapatalk
Sim, amigo LuísOs bombeiros já começaram a receber os avisos do IPMA...

Bom dia! A run do GFS das 00H é demasiado agressiva, pelo menos 3 dias com temperaturas superiores a +40ºC em metade do país.
Estive a ver vários meteogramas para as capitais de distrito e não só e as previsões apresentam valores impressionantes/absurdos para quinta-feira dia 2 de agosto, por exemplo Coimbra +42,2ºC, Lisboa, +40,4ºC, Tomar +45,5ºC, etc...
Muito mau se estas previsões se concretizarem com estes valores ou lá próximos.
Não sei se existe disponibilidade de alguns membros do forum organizarem umas apostas das temperaturas para a próxima semana?...

Venha calor, bem precisamos, este mês de Julho mais parece Janeiro.Pois é o Gfs mantém a fornalha .
Com tanto calor instalado, as mínimas tropicais também devem regressar.
Para aqui já dão temperaturas próximas dos 35 graus.
Agora até à zona da Lousã levava com 46 graus? está tudo doido. Noutros eventos de calor extremo este modelo já mostrou que os registos reais das estações e a previsão, a diferença anda nos 2 ou 2 graus e meio, portanto vamos ver...
Uma coisa é certa, se tiver vento fraco de leste, vai esquentar mesmo. Nota: Este mapa é para mais tarde recordar, pois 4 manchas de 46 graus... é meio surreal.
![]()
Só espero que atualizem issoRecomendo que esse modelo, indiano, não seja usado para a criação de expectativas irrealistas. E contra mim também teclo porque esse ciclone traria uma frente para aqui.
![]()

Depois vai ser ser uma questão de ter uma ideia mais certa das coisas nas próximas saídas, mas penso que desta já não nos safamos!
Também já não deverá faltar muito , para o próprio IPMA emitir um comunicado!
Já agora, da saída do GFS paralelo...
É desta o mito dos 50º.
![]()
Com ISOº 28 por algumas vezes literalmente em cima das "nossas" cabeças, e por consequência temperaturas muito altas pelo menos até dia 8/9 de Agosto.

Essa carta tem tanta probabilidade de acontecer como esta
![]()