Seguimento Meteorológico Livre 2019

"Charneca" Mundial

Super Célula
Registo
28 Nov 2018
Mensagens
5,048
Local
Corroios (cota 26); Aroeira (cota 59)
Acho que a conversa já se está a virar para o offtopic. Não se esqueçam que o tema deste tópico é "Seguimento Meteorológico Livre", e não "Formação do Universo que conhecemos". :)
 
  • Gosto
Reactions: luismeteo3


c0ldPT

Nimbostratus
Registo
20 Out 2017
Mensagens
1,612
Local
Gandra, Paredes (132 m) | Foz, Porto (35 m)
Os modelos andam nos avanços e recuos esperamos que não se fixem nesta última saída.
Como sempre tudo depende do AA até à última...
Bastante vísivel a influência do anticiclone run das 12 do ECM, a empurrar o frio e chuva para leste:
67AeBcJ.gif
 

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,437
Local
Arronches / Lisboa
Mostravam*... Agora é: Nem chuva nem frio, só o AA do piorio.:sono:
Tendo em conta a posição do AA, nós estamos mesmo à tangente e já se sabe que em muitas saídas os modelos mostram aquilo que menos queremos pois o anticiclone facilmente manda tudo para leste.
Ontem, na saída das 12z também recuaram mas hoje lá voltaram a mostrar mais animação, esperemos é que não se fiquem por aqui. Penso que só no final da semana é que teremos mais certeza pois é a partir daí que a suposta mudança seria mais significativa. O ECM mostra coisas boas mas depois acaba por ir atrás do GFS e ambos estão constantemente a adiar, tudo depende do AA como é costume.
 

c0ldPT

Nimbostratus
Registo
20 Out 2017
Mensagens
1,612
Local
Gandra, Paredes (132 m) | Foz, Porto (35 m)
Tendo em conta a posição do AA, nós estamos mesmo à tangente e já se sabe que em muitas saídas os modelos mostram aquilo que menos queremos pois o anticiclone facilmente manda tudo para leste.
Ontem, na saída das 12z também recuaram mas hoje lá voltaram a mostrar mais animação, esperemos é que não se fiquem por aqui. Penso que só no final da semana é que teremos mais certeza pois é a partir daí que a suposta mudança seria mais significativa. O ECM mostra coisas boas mas depois acaba por ir atrás do GFS e ambos estão constantemente a adiar, tudo depende do AA como é costume.
Concordo com tudo o que disseste, mas desta vez não me parece que estejam a adiar, o pico da "animação" deveria ser entre dias 21-24. A questão é mesmo se vai acontecer ou se esfuma a oportunidade. De qualquer forma o AA parece enfraquecer um pouco abrindo mais algum espaço a futura animação.
 

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,437
Local
Arronches / Lisboa
Concordo com tudo o que disseste, mas desta vez não me parece que estejam a adiar, o pico da "animação" deveria ser entre dias 21-24. A questão é mesmo se vai acontecer ou se esfuma a oportunidade. De qualquer forma o AA parece enfraquecer um pouco abrindo mais algum espaço a futura animação.
Vamos ver, situações com o Anticiclone assim são de acompanhar sem grandes expetativas até ao último dia. Os dois principais modelos não estão em sintonia, o GFS mostra um AA de 1045 a bloquear o Atlântico e o ECM mostra-o um pouco mais enfraquecido mas a empurrar tudo na mesma mais para leste ficando nós com os restos. Tudo aquilo que viesse seria de NW mas desde que fosse chovendo já era bom.
 

jorgeanimal

Cumulus
Registo
29 Out 2010
Mensagens
182
Local
Lourinhã
As fogueiras da inquisição queimavam os defensores da ciência para cultivar a ignorância... Os cientistas que estudam há décadas as alterações climáticas com provas científicas, quanto muito só iriam acender fogueiras para aquecer as mãos, porque ignorância é algo que não pretendem espalhar.
Quais provas científicas?
 

dvieira

Nimbostratus
Registo
22 Mar 2017
Mensagens
594
Local
Fátima (349 m)
Sim as últimas saídas não estão famosas. Pouca chuva e depois regresso do anticiclone se é que ele alguma vez daqui saiu. Eu quando abro este site fico sempre com a esperança de ver o tópico dos modelos de sonho aberto para ao menos ir sonhando um bocadinho. Isto não está fácil a mudança de padrão vamos esperar pelas próximas actualizações.
 

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)


Bem, parece então que que já se queixa com frio, que preparem os agasalhos todos, os vendedores de lenha, pelo que sei não dão conta de tantas encomendas.
 
  • Gosto
Reactions: luismeteo3

N_Fig

Cumulonimbus
Registo
29 Jun 2009
Mensagens
3,910
Local
Figueira da Foz
Desculpa lá, mas quando se considera quase todos os dias com mínimas negativas em locais como a Figueira como sendo "temperaturas normais", eu sinto a minha confiança no autor dessa postagem a diminuir! Principalmente depois de em muitos lugares por este país fora o fim-de-semana de "frio intenso" terem sido os dias mais amenos deste mês :D
 

ClaudiaRM

Furacão
Registo
2 Dez 2009
Mensagens
10,667
Local
Viseu
Por Viseu as temperaturas não têm sido, na minha percepção, nada de especial se tivermos em conta que estamos em Janeiro. Eu diria que as máximas têm sido até bem 'quentinhas'. Já nem falo do sol que não tem dado tréguas. Espero que isto anime com frio a sério e chuva (de preferência juntos para lavarmos as vistas) que até agora tem sido um inverno aborrecido.
 

Davidmpb

Super Célula
Registo
7 Jul 2014
Mensagens
5,604
Local
Portalegre( 600m)/ Fundão
Por Viseu as temperaturas não têm sido, na minha percepção, nada de especial se tivermos em conta que estamos em Janeiro. Eu diria que as máximas têm sido até bem 'quentinhas'. Já nem falo do sol que não tem dado tréguas. Espero que isto anime com frio a sério e chuva (de preferência juntos para lavarmos as vistas) que até agora tem sido um inverno aborrecido.
Nem por aqui, a temperatura mínima mais baixa que registei foi de uns "gélidos" 2,7°c:lol:, e os dias têm sido bem amenos para altura do ano em que estamos, não sei que vaga de frio foi esta.:D:rolleyes:
Venha de lá o frio, neve e chuva a sério, pois já há mais de 1 mês que não chove nada.:rolleyes:
 
  • Gosto
Reactions: c0ldPT e ClaudiaRM