Seguimento Meteorológico Livre 2019

Marco pires

Nimbostratus
Registo
23 Out 2017
Mensagens
567
Local
Pinhal novo
151,5 mm mensais registados até dia 21 de dezembro de 2018 pelo membro aristocrata em paços de ferreira.

para o Porto a média de dezembro é de 164mm

não vejo nada de extraordinário, mas enfim.........

 
  • Gosto
Reactions: luismeteo3


Charlie Moreira

Cumulonimbus
Registo
5 Dez 2006
Mensagens
2,833
Local
VALONGO
É o que dá o país ter as diferenças climáticas que tem.
Para quem vive no Litoral Norte, é estranho estas queixas todas devido ao facto de ter chovido muito nos últimos meses, é algo tão normal!
Era pior se tivesse sido como no ano passado.

Não será bom se os próximos meses forem secos, um outono chuvoso não significa que não seja necessário chover mais. Olhando para o estado da Barragem do Alto Lindoso no final de dezembro, não sei se seria bom os próximos meses serem secos. O mesmo se pode dizer de muitas barragens na Região Sul.

concordo plenamente!
O sistema montejunto estrela divide o país a nível climático!
Agora 15 dias sem chover choram que querem chuva,2 dias a chover choram que querem sol!
não há pachorra!
mudando de assunto está um incendio de grandes proporções em sao pedro da cova com este vento vai ser dificil controlar!
 

Gerofil

Furacão
Registo
21 Mar 2007
Mensagens
10,059
Local
Estremoz
Última edição:

Aurélio Carvalho

Nimbostratus
Registo
5 Out 2018
Mensagens
1,825
Local
Faro
Eu acho que ainda é muito cedo para existirem lamentações. Sempre houve e sempre haverá estes períodos muito secos... E perfeitamente normal e para além disso o pessoal do norte já vai poder ver chuva a partir da metade do mês.
Não existe cenário de seca, as barragens estão bem .. E ainda nem chegamos a metade do inverno.
Mas aqueles que acham que se o inverno for muito seco forçosamente a Primavera será chuvos então partem de um pressuposto errado ...
 

Sanxito

Nimbostratus
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
1,888
Local
Santa Marta do Pinhal - Corroios
Bom dia.
Esta tarde irei confirmar, mas penso que desde 2013 nunca tive uma sequência de 14 dias com temperaturas mínimas abaixo dos 10°c, em que neste mês de Janeiro sigo com 11 dias abaixo dos 10°c e que mínima mais alta foi de 6.9°c. Por aqui não é muito habitual.

Enviado do meu Redmi Note 4 através do Tapatalk
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,450
Local
Olhão (24 m)
A previsão mensal do ECM, a partir da semana de 21 de Janeiro, é bem esclarecedora:

https://www.met.hu/en/idojaras/elorejelzes/europai_elorejelzes/

Se a previsão do ECM mostra precipitação acima da média só na semana a partir de 21 e hoje estamos no dia 11 e sabendo que o modelo ECM só mostra a previsão para 10 dias(240 horas), ou seja, até ao 21 de Janeiro é lógico que olhando ao modelo não se veja grande coisa, só a partir do dia 15 é que o modelo começa a mostrar as diferenças.

Também, o GFS começa a mostrar diferenças a partir de 20/21 de Janeiro, olhando para os ensembles.

Depois, vamos ver se não vêm pedir sol como no ano passado que era chuva a mais. :huhlmao:
 

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,634
Local
Açores
1OEFEwC.gif