Seguimento Meteorológico Livre 2019

remember

Cumulonimbus
Registo
14 Jan 2016
Mensagens
3,318
Local
Santa Iria de Azoia - Loures (80 m)
Esta é que é uma estação excelente para acabar com a seca....

i-vZ8DKGb-XL.gif
Lol essa deve estar rota

Enviado do meu Redmi 4X através do Tapatalk
 
  • Gosto
Reactions: joselamego


algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,391
Local
Olhão (24 m)
Esta é que é uma estação excelente para acabar com a seca.... :lol::lol::lol:

i-vZ8DKGb-XL.gif

Acabava com a seca e também afundava Lisboa. :D Lá ia o pessoal visitar Lisboa de submarino. :lmao:
 
  • Gosto
Reactions: joselamego

"Charneca" Mundial

Super Célula
Registo
28 Nov 2018
Mensagens
5,015
Local
Corroios (cota 26); Aroeira (cota 59)
Deus te oiça, mas já vi algumas paginas a referirem que será quase impossível chover mais em Março na região de Lisboa.
Essas páginas não têm noção que faltam 23 dias para o mês acabar, e tudo pode acontecer em todos esses dias.
É muito pouco provável que chova nos próximos 10 dias, mas, mesmo assim, são mais 13 dias em que pode chover. :rain:
Os modelos falam há pelo menos 3 semanas numa cut-off que se poderá formar a sudoeste do território continental e fará com que haja uma circulação de oeste durante uns dias. Por isso é que eu digo que é provável que chova na segunda metade do mês, mas não deverá ser por muito tempo. É claro que há sempre aquela incerteza comum, mas já nem digo nada. :D

Março é daqueles meses em que basta um ou dois eventos de precipitação para fazer com que o mês seja considerado normal. A média de precipitação para a minha zona ronda os 51 mm, e desses 51 já tenho 35 mm. ;)
 

Duarte Sousa

Moderação
Registo
8 Mar 2011
Mensagens
6,694
Local
Loures
Essas páginas não têm noção que faltam 23 dias para o mês acabar, e tudo pode acontecer em todos esses dias.
É muito pouco provável que chova nos próximos 10 dias, mas, mesmo assim, são mais 13 dias em que pode chover. :rain:
Os modelos falam há pelo menos 3 semanas numa cut-off que se poderá formar a sudoeste do território continental e fará com que haja uma circulação de oeste durante uns dias. Por isso é que eu digo que é provável que chova na segunda metade do mês, mas não deverá ser por muito tempo. É claro que há sempre aquela incerteza comum, mas já nem digo nada. :D

Março é daqueles meses em que basta um ou dois eventos de precipitação para fazer com que o mês seja considerado normal. A média de precipitação para a minha zona ronda os 51 mm, e desses 51 já tenho 35 mm. ;)

Começando pelo fim do teu post, a média de precipitação para o mês de março ficou mais de 50% feita nestes últimos dias em muitos locais. O problema é a herança que temos dos meses anteriores em que não choveu praticamente nada. É como se estivéssemos numa empresa em que lucrámos este mês, mas ainda não conseguimos saldar as dívidas que temos dos meses anteriores. (E na verdade em Março ainda nem lucrámos, uma vez que estamos ainda abaixo da média)

Em relação aos dias de chuva, tens toda a razão quando dizes que ainda pode chover em 13 dias, mas o que a minha experiência me diz é que os modelos acertam mais vezes a longo prazo quando prevêem o posicionamento da dorsal em ou perto de Portugal do que quando prevêem situações de chuva. Ou seja, para simplificar, a longo prazo, os modelos acertam mais vezes quando prevêem tempo seco do que quando prevêem situações chuvosas. E portanto, não me admirava nada que até ao fim de Março não caísse uma única pinga, sobretudo nas regiões abaixo do sistema Montejunto-Estrela.

Espero estar bem enganado ;)
 

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,416
Local
Arronches / Lisboa
Começando pelo fim do teu post, a média de precipitação para o mês de março ficou mais de 50% feita nestes últimos dias em muitos locais. O problema é a herança que temos dos meses anteriores em que não choveu praticamente nada. É como se estivéssemos numa empresa em que lucrámos este mês, mas ainda não conseguimos saldar as dívidas que temos dos meses anteriores. (E na verdade em Março ainda nem lucrámos, uma vez que estamos ainda abaixo da média)

Em relação aos dias de chuva, tens toda a razão quando dizes que ainda pode chover em 13 dias, mas o que a minha experiência me diz é que os modelos acertam mais vezes a longo prazo quando prevêem o posicionamento da dorsal em ou perto de Portugal do que quando prevêem situações de chuva. Ou seja, para simplificar, a longo prazo, os modelos acertam mais vezes quando prevêem tempo seco do que quando prevêem situações chuvosas. E portanto, não me admirava nada que até ao fim de Março não caísse uma única pinga, sobretudo nas regiões Centro e Sul.

Espero estar bem enganado ;)
Pois, lá está! Mesmo que fosse um mês dentro da média, não seria suficiente para amenizar a situação que já vem de trás, era preciso que a chuva durasse muitos dias como ocorreu em Março do ano passado. Até ao momento, desde o início do ano apenas tivemos dois eventos significativos de chuva: o do final de janeiro e agora este, são significativos porque em 2/3 dias acumula-se bem mas o problema é o que acontece depois, 2/3 semanas sem chover e aqui na minha zona já não chovia nada de jeito há mais de 1 mês, pois, no dia 18 de fevereiro nada choveu neste cantinho sudeste do Alto Alentejo.
Quanto ás previsões, infelizmente é uma realidade que se tem visto ao longo dos últimos anos e já nem dá vontade de comentar previsões interessantes que por vezes surgem porque acabam sempre por desaparecer e o anticiclone lá fica no mesmo sitio. Infelizmente, tal como já referi no tópico do Sul, a região tem mais um seca terrível pela frente e mesmo que Abril e Maio fossem normais já pouco fazem, os meses de chuva a sério já passaram.
Em 2017, a Barragem do Caia estava a 45% por esta altura e terminou o verão com 20%. Neste momento, está a 32% mas no último verão notou-se algum racionamento da água e terão mesmo de fazer isso, nos próximos tempos. Não há outro remédio se não ter de aprender a viver com estas situações cada vez mais frequentes!
 

jamestorm

Cumulonimbus
Registo
12 Jan 2010
Mensagens
2,809
Local
Lisboa e Alenquer
..pois essa de os modelos acertarem a longo prazo tendencialmente mais vezes no tempo seco do que na chuva, ja se percebeu bem aqui, nos últimos anos isso parece ter sido reforçado. E realmente nem da muita vontade de ligar a previsões...mas, a mim chateia/me quando no inicio do Inverno muita gente prometeu um inverno tendencialmente chuvoso e tivemos exactamente o contrario> um inverno tendencialmente seco. :angry:
 
  • Gosto
Reactions: joselamego

Aurélio Carvalho

Nimbostratus
Registo
5 Out 2018
Mensagens
1,819
Local
Faro
Bom dia

De acordo com os modelos e depois destas muito fracas chuvas dos últimos dois dias a sul.... Agora teremos 3 ou 4 dias com temperaturas que anularao o efeito desta chuva sobretudo a sul.
Depois destes dias a temperatura volta a descer para subir novamente mas para valores normais para a época .
A chuva agora poderá demorar a regressar a estas regiões mais a sul
 

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,566
Local
Açores
Para o meio/final da próxima semana deverá ocorrer um landfall de um ciclone tropical em Moçambique.

A previsão de hoje indica que o referido ciclone poderá chegar com cat. 3 (escala SS). O último a afetar diretamente o país com semelhante intensidade foi o ciclone Jokwe em 2008 (o Funso de 2012 passou ao largo da costa).

As previsões podem ser acompanhadas aqui -> http://www.meteo.fr/temps/domtom/La_Reunion/webcmrs9.0/anglais/index.html

IM de Moçambique -> http://www.inam.gov.mz/index.php/pt/#

Sat -> https://en.sat24.com/en/mg ou https://weather.us/satellite/mozambique/satellite-infrared-15min/20190309-1200z.html

---

A +-120h de distância está longe de estar garantido mas o ciclone pode ficar com um olho colossal.

sWDKGTU.png
 
Última edição: