Seguimento Meteorológico Livre 2019



Charlie Moreira

Cumulonimbus
Registo
5 Dez 2006
Mensagens
2,833
Local
VALONGO
Tem chovido o suficiente para haver toda esta água no solo!
b0d73007d0772c04d06febf29d22bebc.jpg


Enviado do meu SM-J500FN através do Tapatalk
 

João Pedro

Super Célula
Registo
14 Jun 2009
Mensagens
6,196
Local
Porto, Campo Alegre (50 m) | Samora Correia (10 m)
Metade desse terrirtorio no está no verão meses sem chover e não vejo ninguém a se queixar...
Só quem vive no litoral norte sabe do que estou a falar...

Enviado do meu SM-J500FN através do Tapatalk
Não sei do que estás a falar... e vivo no litoral norte... :intrigante:
 

"Charneca" Mundial

Super Célula
Registo
28 Nov 2018
Mensagens
5,050
Local
Corroios (cota 26); Aroeira (cota 59)
Eu, há uns tempos, estive a registar as áreas em situação de seca ou de chuva meteorológica, e parece que tem havido um padrão de 2 ou 3 anos, desde 2010, em que as secas se têm tornado cada vez piores, com mais área de seca extrema. E, no meio dessas secas (2012, 2015 e 2017), aparecem períodos de chuva extrema, como foi o caso da primavera de 2016, da primavera de 2013 ou do inverno de 2010. :)
 

Attachments

  • Situação de seca em Portugal - pdf.pdf
    489.3 KB · Visto: 39
  • Gosto
Reactions: remember

Charlie Moreira

Cumulonimbus
Registo
5 Dez 2006
Mensagens
2,833
Local
VALONGO
Não sei do que estás a falar... e vivo no litoral norte... :intrigante:
15 dez2018

"Boas noites,
Chove, chove, chove... :rain:
De forma moderada a forte agora, acompanhado de vento forte por vezes. 19,05 mm acumulados, numa noite verdadeiramente invernal."

Uma das muitas mensagens escritas por ti em relação a precipitação.

Dezembro foi chuvoso no norte.
Agora se querem monções sugiro Índia ou Tailândia!




Enviado do meu SM-J500FN através do Tapatalk
 
  • Gosto
Reactions: remember

João Pedro

Super Célula
Registo
14 Jun 2009
Mensagens
6,196
Local
Porto, Campo Alegre (50 m) | Samora Correia (10 m)
15 dez2018

"Boas noites,
Chove, chove, chove... :rain:
De forma moderada a forte agora, acompanhado de vento forte por vezes. 19,05 mm acumulados, numa noite verdadeiramente invernal."

Uma das muitas mensagens escritas por ti em relação a precipitação.

Dezembro foi chuvoso no norte.
Agora se querem monções sugiro Índia ou Tailândia!

Enviado do meu SM-J500FN através do Tapatalk
Isso já foi há tanto tempo que já nem me lembrava... não é, claramente, suficiente para ficar farto de chuva ou achar que não é necessário que volte a chover nos próximos tempos... ;)
 

trovoadas

Cumulonimbus
Registo
3 Out 2009
Mensagens
3,205
Local
loule-caldeirao
Oh Algarvio pareces o governo...está sempre tudo controlado! É óbvio que é preciso calma pois ainda temos alguns meses mas face ao padrão dos últimos anos as hipóteses não são melhores. Se tivermos garantias que haverá uma repetição do ano passado então estamos mais descansados.

Actualmente, certo é que muitas culturas de Inverno já estão atrasadas e água para as culturas de Verão não existe em diversos locais, do sul principalmente.

Outro assunto que acho que ninguém está perceber é que estamos em curva descendente à vários anos. Conseguimos mais ou menos recuperar alguma capacidade em algumas barragens em alguns episódios pluviosos mas estas não enchem e muito menos têm excedentes. Por esse motivo também duvido da recuperação de muitos dos aquíferos.
Estamos sempre à espera (falo por mim) que o próximo ano hidrológico vai resolver e neste momento já penso no próximo...veremos o que resta deste sem grandes esperanças.
 

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,437
Local
Arronches / Lisboa
15 dez2018

"Boas noites,
Chove, chove, chove... :rain:
De forma moderada a forte agora, acompanhado de vento forte por vezes. 19,05 mm acumulados, numa noite verdadeiramente invernal."

Uma das muitas mensagens escritas por ti em relação a precipitação.

Dezembro foi chuvoso no norte.
Agora se querem monções sugiro Índia ou Tailândia!




Enviado do meu SM-J500FN através do Tapatalk
Perde 5 minutos e dá um salto ao seguimento litoral norte dezembro 2018.

Enviado do meu SM-J500FN através do Tapatalk
É o que dá o país ter as diferenças climáticas que tem.
Para quem vive no Litoral Norte, é estranho estas queixas todas devido ao facto de ter chovido muito nos últimos meses, é algo tão normal!
Era pior se tivesse sido como no ano passado.

Não será bom se os próximos meses forem secos, um outono chuvoso não significa que não seja necessário chover mais. Olhando para o estado da Barragem do Alto Lindoso no final de dezembro, não sei se seria bom os próximos meses serem secos. O mesmo se pode dizer de muitas barragens na Região Sul.
 

Sanxito

Nimbostratus
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
1,888
Local
Santa Marta do Pinhal - Corroios
Boas.
Aqui pela margem sul do Tejo, o último dia com registo de precipitação foi a 18 de Dezembro, registei 5.0 mm e o mês teve um total de 20.6 mm distribuídos por 5 dias.
O ano civil de 2018 teve um registo de 567.2 mm.
O ano hidrológico segue com 192.7 mm.


Enviado do meu Redmi Note 4 através do Tapatalk