Seguimento Meteorológico Livre 2019

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,567
Local
Açores
qbb3gyq.png
 
  • Gosto
Reactions: joselamego


Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,567
Local
Açores
nRCQAgp.png


Variável -> Correlação com a anomalia da pressão de superfície (dados de Dezembro). Comparação das saídas das 0z/12z.

O modelo chinês (CMA) é mesmo mau quando comparado com os restantes a que a malta deste fórum está habituado (isto é para ti @Tonton :D)

Só é pena que o modelo britânico seja ainda mais opaco que o IFS (ECMWF). É consistentemente o 2º melhor modelo no hemisfério norte e há ocasiões é o melhor em termos globais (devido ao desempenho no hemisfério sul).
 
Última edição:
  • Gosto
Reactions: joselamego

Tonton

Nimbostratus
Registo
23 Dez 2017
Mensagens
1,302
Local
Mactamã
nRCQAgp.png


Variável -> Correlação com a anomalia da pressão de superfície (dados de Dezembro). Comparação das saídas das 0z/12z.

O modelo chinês (CMA) é mesmo mau quando comparado com os restantes a que a malta deste fórum está habituado (isto é para ti @Tonton :D)

Só é pena que o modelo britânico seja ainda mais opaco que o IFS (ECMWF). É consistentemente o 2º melhor modelo no hemisfério norte e há ocasiões é o melhor em termos globais (devido ao desempenho no hemisfério sul).

Eu quero lá saber se o CMA acerta ou não, é preciso é algo que levante o moral das tropas... :lol:
 

Aurélio Carvalho

Nimbostratus
Registo
5 Out 2018
Mensagens
1,820
Local
Faro
Bom dia
Olhando aos modelos parece existir ali uma pequena janela de oportunidade algures depois do dia 18 Fevereiro ... Enquanto que ao mesmo tempo a previsão mensal do ecm lá se vai divertindo numa mudança de padrão depois do dia 18 com as semanas 18 a 25... 26 A 2 é 3 a 10 Março com precipitação acima da média. Na verdade tem sido assim desde o mês de Dezembro.
Veremos o que vai acontecer .. Mas eu até que já vou começando a gostar deste tempo !
 

Ricardo Carvalho

Cumulonimbus
Registo
23 Jul 2015
Mensagens
3,108
Local
Azeitão/Sesimbra
Eu olhando os modelos aquilo que vejo é uma profunda tristeza! Só me vem flashback´s de 2017 à cabeça !:unsure: Contudo ainda temos cerca de dois meses para continuar a "sonhar" ! Até ao lavar dos cestos, é vindima ;) Olha lá @joselamego , o ano passado foste tu que sempre tiveste aquele feeling que Março é que ia ser , e foi :D Este ano ainda não li nada sobre isso! A coisa mantem-se , ou nem por isso?!! :intrigante:;)
 
  • Gosto
Reactions: joselamego

joselamego

Super Célula
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
7,587
Local
Gondomar (105 metros alt)
Eu olhando os modelos aquilo que vejo é uma profunda tristeza! Só me vem flashback´s de 2017 à cabeça !:unsure: Contudo ainda temos cerca de dois meses para continuar a "sonhar" ! Até ao lavar dos cestos, é vindima ;) Olha lá @joselamego , o ano passado foste tu que sempre tiveste aquele feeling que Março é que ia ser , e foi :D Este ano ainda não li nada sobre isso! A coisa mantem-se , ou nem por isso?!! :intrigante:;)
Olá Ricardo ,
Verdade, no ano passado tive esse feeling
Março terá alguma chuva , mas nada que se compare como no ano passado, infelizmente !

Enviado do meu HUAWEI CAN-L11 através do Tapatalk
 
  • Gosto
Reactions: Ricardo Carvalho

c0ldPT

Nimbostratus
Registo
20 Out 2017
Mensagens
1,610
Local
Gandra, Paredes (132 m) | Foz, Porto (35 m)
Eu olhando os modelos aquilo que vejo é uma profunda tristeza! Só me vem flashback´s de 2017 à cabeça !:unsure: Contudo ainda temos cerca de dois meses para continuar a "sonhar" ! Até ao lavar dos cestos, é vindima ;) Olha lá @joselamego , o ano passado foste tu que sempre tiveste aquele feeling que Março é que ia ser , e foi :D Este ano ainda não li nada sobre isso! A coisa mantem-se , ou nem por isso?!! :intrigante:;)
Em 2017 foi preciso chegar a primavera para termos algumas entradas de Norte que inclusive resultaram em neve aos 300m aqui na zona :lol: Espero que este ano a coisa mude mais cedo, já é tempo de vir frio e chuva de jeito.
 
  • Gosto
Reactions: joselamego

Dias Miguel

Cumulonimbus
Registo
26 Jan 2015
Mensagens
2,621
Local
Portalegre
Estava só a meter.me contigo ;) Não existem anos iguais, claro! Mas pegando na janela de oprotunidade que o @Aurélio Carvalho falou, o GFS insiste num cenário muito favorável a partir das 84h (dia 15) e prologando o mesmo até ás 384h,:malandro: e aparentemente com o SUL também ele a ser muito brindado :D É muito tempo, já se sabe, mas vai dando moral à malta! O chinês já não esta sozinho @Tonton ! Ora vejamos as ditas cartas :)

84h ás 192h..

926psjX.gif


192h ás 384h!

M4PjSGa.gif


:rain::rain:

tnlcox9.gif


8LkMHFc.gif

O engraçado é que a run do ECM também vê alguma coisa a partir das 216/240 h... Mas, sinceramente e como vai o Inverno, creio que não deve passar de um devaneio dos modelos...
 

Ricardo Carvalho

Cumulonimbus
Registo
23 Jul 2015
Mensagens
3,108
Local
Azeitão/Sesimbra
Em 2017 foi preciso chegar a primavera para termos algumas entradas de Norte que inclusive resultaram em neve aos 300m aqui na zona :lol: Espero que este ano a coisa mude mais cedo, já é tempo de vir frio e chuva de jeito.

Mas por aqui nem a Primavera salvou o Inverno 2016/17! Dos Invernos mais secos que me lembro, só batido por 2005! Esperemos que as previsões a médio e longo prazo se concretizem mesmo, senão poderemos vir a ter um Verão terrível!
 
  • Gosto
Reactions: joselamego e c0ldPT

c0ldPT

Nimbostratus
Registo
20 Out 2017
Mensagens
1,610
Local
Gandra, Paredes (132 m) | Foz, Porto (35 m)
Mas por aqui nem a Primavera salvou o Inverno 2016/17! Dos Invernos mais secos que me lembro, só batido por 2005! Esperemos que as previsões a médio e longo prazo se concretizem mesmo, senão poderemos vir a ter um Verão terrível!
Sim mas por aqui também não houve muito mais a acrescentar depois desse evento, apenas algumas trovoadas em Abril e depois disso ficou meses sem chover :unsure: Péssimo foi, espero que não se repita.
 
Registo
30 Nov 2015
Mensagens
177
Local
setúbal
Meus caros, estar a aguardar que previsões de modelos a 240 horas se concretizem é tão fiável como enviar um foguetão artesanal em direcção a uma cratera lunar e esperar que lá alune. Nem sairá da atmosfera. Se estamos a aguardar por um Março que salve o desamparo que foi o inverno a Sul, bem podemos sonhar. Os anos não se repetem e o de 2019 não irá, certamente, replicar o de 2018 no que respeita à Primavera chuvosa.
 
  • Gosto
Reactions: joselamego

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,465
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
Exato, prever tanto tempo seco, como tempo húmido (de forma segura e fiável), para o resto do mês de Fevereiro, é complicado, imaginem prever o tempo para Março...
Não vamos perder a esperança e vamos ter calma.
 
  • Gosto
Reactions: joselamego