Seguimento Meteorológico Livre 2019

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,567
Local
Açores
k5UlVwm.jpg


O núcleo da 'Laura' está muito próximo desta boia -> https://www.ndbc.noaa.gov/station_page.php?station=62001&uom=M&tz=STN ou https://www.metoffice.gov.uk/public/weather/marine/observations/162001

NZJu9pj.png
 


MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,644
Local
Aveiras de Cima
Estive a ver os posts desde o início do mês e acabei por mover 21 das 33 mensagens postadas aqui neste tópico, que achei que se enquadravam perfeitamente noutros tópicos.

Uma vez mais para apelar a todos vós para não resumirem todo o fórum a este tópico. Não custa nada colocar as coisas no sítio certo.

Não tenho, muito pelo contrário, a intenção de andar aqui a fazer de polícia. Gostava apenas que o fórum se mantivesse como estava até ao momento. Se por um lado, o seguimento meteorológico livre foi criado para posts mais de carácter off-topic, parece que agora vem tudo cá parar.

Recordo o post inicial do 1º seguimento livre que tivemos:

p3UOqVD.png


Quando quiserem iniciar uma discussão sobre um post que está no tópico das previsões, por exemplo, fazem uma quote desse post, vêm aqui ao seguimento livre e inserem a quote junto da vossa mensagem.

Vamos todos contribuir para uma casa mais arrumada. Porque afinal, esta é a casa de todos nós.

Obrigado uma vez mais pela atenção.

Já uma vez tinha alertado para este problema da monopolização que este tópico livre está a ter. Infelizmente o problema mantem-se.. Com grande pena minha Este tópico está a "comer" o MeteoPT... Este problema a par de outro que é (na minha opinião) excesso de posts que resultam apenas na colagem de links ou tweets sem mais nenhuma palavra, têm me levado a um desinteresse cada vez maior em seguir e ler os tópicos. os links e tweets todos sabemos onde os ir buscar, estar a encher o fórum de links não representa uma mais valia, o que enriquece o fórum são as analises fundamentadas dos modelos não a partilha de links...

Em mais de 11 anos que acompanho diariamente o MeteoPT nunca me senti tão pouco motivado em participar e tão afastado desta casa como agora, pelas razão que referi no paragrafo anterior. Como sou um dos membros mais antigos e regulares desta casa sinto que deveria deixar aqui este desabafo. Não como uma critica à moderação mas como uma critica ao rumo que o MeteoPT está a tomar.

Não pretendo influenciar ninguém o que deixei aqui exposto, esta é apenas a minha opinião.
 

Agreste

Furacão
Registo
29 Out 2007
Mensagens
10,032
Local
Terra
2019 é o ano do regresso das super marés de equinócio... completa-se o ciclo de 18 anos em que as marés atingem o maior coeficiente.

estranhamente não vejo em lado nenhum qualquer aviso público de preparação para este fenómeno.

estamos a 15 dias do evento que atingirá o pico no dia 21.

falta saber se a esta amplitude excepcional será acompanhada de mau tempo no mar o que fará subir ainda mais a cota da água na preia mar.
 

Agreste

Furacão
Registo
29 Out 2007
Mensagens
10,032
Local
Terra
para os dias 18-19... o anticiclone de bloqueio desaparece dando lugar a uma corrente de oeste mais baixa e intensa. Vamos ter o regresso da chuva.

espera-se a presença de um El Niño fraco ou do tipo Modoki o que favorece uma passagem de tempestades mais a sul dos estados unidos, uma potente época de tornados e em princípio uma primavera chuvosa na europa.
 

jamestorm

Cumulonimbus
Registo
12 Jan 2010
Mensagens
2,809
Local
Lisboa e Alenquer
Uma das coisas que leva as pessoas a não participar mais no forum é o tempo em portugal estar cada vez mais secante :D:lmao:...literalmente secante. Por mim falo, quando não ha eventos interessantes não dá tanta vontade de participar.

Mas continuando, o que eu gostava de saber é se existe alguma tendência de chuva para as próximas semanas, ao que vejo os modelos nao apontam chuva próxima semana e o ipma tb não...isso será a realidade ou ainda pode chover até ao final do mês?
Se não chover até Abril tenho q montar a rega, esta chuva foi pouca, com sol vai-se rápido a humidade pra as plantas, em poucos dias está seco agora que o sol tem mais força. :buh:
 

Aurélio Carvalho

Nimbostratus
Registo
5 Out 2018
Mensagens
1,820
Local
Faro
para os dias 18-19... o anticiclone de bloqueio desaparece dando lugar a uma corrente de oeste mais baixa e intensa. Vamos ter o regresso da chuva.

espera-se a presença de um El Niño fraco ou do tipo Modoki o que favorece uma passagem de tempestades mais a sul dos estados unidos, uma potente época de tornados e em princípio uma primavera chuvosa na europa.

Em que ano?
 
  • Gosto
Reactions: joselamego

Davidmpb

Super Célula
Registo
7 Jul 2014
Mensagens
5,584
Local
Portalegre( 600m)/ Fundão
A previsão mensal do Accuweather tem vindo cada vez mais, nos últimos dias, a mostrar uma tendência chuvosa a partir de dia 18. Contudo, não será por muito tempo. O início de abril promete ser muito quente e seco.
Já outra vez previam chuva para meados de dezembro, exatamente com a mesma antecedência, e até choveu bastante ao longo de vários dias. :)
Q79M1EO.png
Essas previsões do Accuweather a esta distância, valem zero, na minha opinião.
 
  • Gosto
Reactions: joselamego

Fada

Cumulus
Registo
3 Out 2015
Mensagens
109
Local
Algarve
os molhes de pedras do rio arade vão desaparecer debaixo de água... dada a amplitude da maré.

a água vai sair da doca de recreio de faro e inundar a rua.

Lembro-me de há muitos anos, quando ara miúda, o meu pai ter ido passar a noite a bordo do barco, na Doca de Faro (e estou a falar de quando a doca era Gratuita e não quando começou a ser paga e correu com os antigos utilizadores para o meio da ria), por causa dessa maré.
Foi tão publicitada nessa altura que meteu medo a quem tinha barcos... mas, que eu me lembre, acabou por não acontecer nada de catastrófico.

Há mesmo algum risco ou é só o alarido?

PS: Se for dentro da doca que se lixem, se pagam à doca, então devem ter um bom seguro.
 
  • Gosto
Reactions: joselamego

Aurélio Carvalho

Nimbostratus
Registo
5 Out 2018
Mensagens
1,820
Local
Faro
Eu estava a fazer uma pergunta mas ok . ..
Olhando ao ensemble isto está mesmo muito mau em prespectiva onde já a partir de sábado se prevê temperaturas acima dos 20c que termina temporariamente na terça voltando depois a partir de sexta feira até sabe se lá quando.
Neste momento não se prevê ainda temperaturas superiores a 25c !
 
  • Gosto
Reactions: joselamego e RStorm