joralentejano
Furacão
Pois, já tinha dito isso algumas vezes. Ter as médias feitas ou ultrapassadas nem sempre significa que a situação esteja resolvida. Isso é algo que em 2/3 dias é feita, mas pouco adianta quando logo a seguir estão 2 ou mais semanas sem chover. Na situação em que estamos, para encher as barragens será preciso chover dias e dias seguidos porque antes dos cursos de água começarem a ter caudal para o fazerem, é preciso os solos absorverem imensa água.Ui saída mazinhas...assim não vamos lá. É preciso chuva a serio...chega de mitigar chuva. Cair tudo num dia ou dois tb não nos serve...antes chovia mais dias no ano. Os valores estão a ser feitos em muito poucos dias de chuva, é preocupante.
Em Março de 2018, a situação chegou ao ponto que chegou porque caíram praticamente 300mm em pouco mais de 1 mês (na minha zona). A Barragem terminou fevereiro com 18% e chegou ao final da primavera com 40 e tal %. Este ano, terminou Setembro com 15% e só há uns dias é que uma Ribeira que forma o rio Caia voltou a correr sendo que não deve chegar à barragem tão depressa se isto continuar assim.
Já agora deixo aqui os seguintes dados da estação netatmo que tenho como referência na minha zona.
Março'18: 270mm
Ano de 2019 (até ao momento): 213mm

Faltam 2 meses para este ano terrível em termos de precipitação terminar, veremos o que acontece até lá. O Alentejo tem de facto aguentado muito e no que diz respeito ás barragens, se não fossem as regas intensivas, não estaria numa situação tão crítica. No entanto, as consequências de uma seca como esta já não se concentram só aí.
Última edição:
Na altura escrevi isto no fórum, mas sinceramente nunca pensei que fosse acontecer novamente assim tão rápido 
Vila viçosa tem cerca de 5000 habitantes, é uma vila pequena, mas pense que neste momento estão 5000 pessoas sem água em casa a alterar hábitos diários e talvez na próxima intervenção aqui no fórum não seja tão leviano quando fala da seca no sul de Portugal 