A ver se entendo, a IBM criou um novo modelo de previsão, o qual não vai estar disponível para o público em geral mas vai servir de base para as previsões do weather Chanel e o Wunderground é isso?
Enquanto isto ocorrer, o Sul não se livra da seca. Os primeiros dias de março irão refletir exatamente o clima que temos tido nos últimos tempos, com uma passagem sucessiva de frentes a Norte, que largarão muita água no litoral Norte e Centro e regiões na costa norte da Península Ibérica, e nada de chuva a sul. Ao mesmo tempo que isto acontece, as frentes são desviadas para o Mediterrâneo Oriental e Médio Oriente. Aposto que março será mais um mês chuvoso no Litoral Norte, depois de um fevereiro muito seco.
Como dia 29 só ocorre de 4 em 4 anos, a sua média é mais baixa. Entretanto, as temperaturas continuam bem acima do normal, Março a dentro...
Mais do mesmo, alguma pricipitacao a norte, persistência e agravamento da seca a sul e temperaturas acima do normal. Inverno para chorar!
Aqui no Centro deve chover algo, e é bom para manter a humidade dos solos. Incrível como este padrão se te vindo a perpetuar..o sul mitiga chuva, o Norte tem boa chuva e o Centro, menos que o normal, mas vai chegando...os poços e reservas estão cheias pelo Oeste. Em termos de frio em 30 anos que vivo aqui em Alenquer não me lembro de um ano tão ameno, o mais estranho é a falta de geadas em sítios que era muito habitual. Quase não houve inversões dignas de registos, contam-se por uma mão as noites de geada. Março é ja mês de Primavera e o Inverno terminou sem nada digno de Inverno, aliás tem estado calor.
Pelo que tenho visto até dia 15 de Março já está desenhado o cenário sem qualquer sinal de chuva. A previsão de anti-ciclone costuma ser muito certeira. Entretanto a seca extrema deverá voltar ao sul!
Eu não teria assim tanta certeza sobre isso.. O início do mês está muito incerto a nível de temperaturas mesmo a sul e vai chover bem a norte. Depois a medida que caminhamos a 10 dias de distância a incerteza é enorme, quer na precipitação quer na temperatura... Quando estávamos no início deste mês o cenário era muito menos incerto!!
Isto já aconteceu... há cem anos. É só passar pela biblioteca de Faro, estão lá os registos das estações algarvias num livro, dos primeiros 30 anos do século XX. A minha bisavó falava disso à minha mãe. Contava que nessa seca os poços quase todos secaram e só o dela tinha água, então as pessoas iam lá abastecer-se. Morreram também muitas árvores nessa seca, e muitos algarvios emigraram para o Brasil, Argentina, Espanha, numa região com pouca tradição migratória.
A explicação sinoptica na verdade não será bem essa.. Essas zonas estão a ter grande frequência de "mergulhos" de norte e de cut offs exatamente porque estão a "jusante" da dorsal anticiclonica subtropical que persiste e persiste sobre a Europa ocidental. É precisamente a posição desta dorsal (que tanto nos chateia) que causa no seu flanco leste esse fluxo de norte, e o desprender de pequenas depressões do jacto zonal. Geralmente é sempre preciso alguma situação de dorsal/bloqueio para poder haver entradas frias a beneficiar algumas zonas de latitudes como as nossas . Para nós também, sendo que eventos frios por cá estão quase sempre relacionados com dorsal no Atlântico central e/ou bloqueio até ao NW da Europa. Infelizmente, o que temos tido estes últimos anos é a persistência da dorsal demasiado a leste no Atlântico. Muito parecido com o que se observa nos EUA, com a costa oeste frequentemente sobre bloqueio e a costa leste no ramo descendente da "montanha russa" do fluxo zonal. Claro que a localização continental das regiões referidas inicialmente favorece mais episódios de frio, mas isso é basicamente independente do resto, com ou sem condições favoráveis, com ou sem bloqueios, essa região pela localização que tem é geralmente mais fria que aqui é claro. São coisas diferentes. Enviado do meu SNE-LX1 através do Tapatalk
Potente entrada fria pela a Europa na próxima semana atingindo boa parte da Europa até à Grécia incluído o leste de Espanha! Quem se escapa adivinhem? Portugal claro! Somos mesmo abençoados Quando parecia que o anticlone, no Atlântico, ia perder um bocadinho de força eis que o mesmo se expande e se reactiva também mais a norte criando assim um bloqueio de Sul a norte! O AA ora esta no Atlântico sul, no Atlântico norte, a oeste, a sul e também a leste, não nos livramos dele.
O anticiclone logo se afasta, não é perpétuo! Deixem chegar os meses do fim de Primavera e início de Verão e muitos vão pedir para ele voltar.
E entretanto parece que as regiões a norte do conjunto montanhoso Montejunto-Estrela também irão ter tempo revolto, com a passagem de várias superfícies frontais intensas. No Sul parece que nada vai mudar! É impressionante!!! Temperaturas próximas de 20°C nas próximas 2 semanas, apanhando apenas os restos das tempestades (ou nem isso) e pouco mais. Desta maneira ainda iremos ter chuva de inverno em julho!
Tempestades? Que exagero... Regime de rios atmosféricos que não dá qualquer animação, mas sim 200mm nas montanhas do norte numa semana e menos de 5mm onde a seca extrema reina novamente. Já para não falar que para neve também não é favorável. Onde anda o padrão que dava chuva decente a todo o país distribuída por vários dias e uns pós frontais jeitosos para se puder ver as montanhas cheias de neve? Enfim... Chuva de inverno em Julho não digo porque a situação atmosférica nessa altura não permite grandes chuvas, a não ser alguns restos de frentes e tempo desagradável, principalmente junto ao litoral como no ano passado. É o que temos!...
Não acredito minimamente nisso... se não tivermos chuva até ao verão, também não será no verão que a iremos ter...