É curioso todos nós aqui damos por certo quando as previsões apontam para tempo anticiclonico mas por vezes quando os modelos apontam para eventos depressinarios e/ou entradas frias dizemos habitualmente que dificilmente irá acontecer.
Para parte da Europa do sul, este mês de Fevereiro vai destoar dos recentes. É expectável. Não há grande esperança nos modelos relativamente a mudança de padrão. Contudo, Março tem sido favorável e, para os sonhadores, basta uma cut-off (de difícil previsão) para animar a malta.
Radar meteorológico capta imagem impressionante de um bando de aves com 290 quilómetros https://visao.sapo.pt/atualidade/so...ante-de-um-bando-de-aves-com-290-quilometros/
Ambos os modelos indicam tempo mais fresco e menor gradiente de pressão para a 1a metade de Março. Isso fará com que alterações no padrão ou surgimento de cutoffs sejam possíveis.
Nem sequer falei em tempestades... Falei em frentes ativas. Uma coisa que me ensinaram quando era mais pequeno é a nunca dizer nunca! Na realidade, até acho que ter chuva frontal no verão é possível. Bastava o jato polar vir um pouco para sul para isso acontecer. Em julho de 2018, por exemplo, estivemos a 500 km de ter exatamente o padrão de que estou a falar.
O IFS do ECMWF também tem saídas das 06z e 18z. (só) Recentemente adicionadas e infelizmente não gratuitas. Acho que só chegam a +90h ou algo do género. Poupa-se no tempo de computação e disfarça-se os erros associados à menor quantidade de dados disponíveis. Não são tolos. Relativamente ao GFS, as saídas das 00z e das 12z são as melhores. Mas atualmente não se pode dizer que existe uma saída específica que consistentemente alucina (pelo menos a 120h). Para evitar frustrações e/ou indignações, recomendo limitar a visualização das saídas das 06z e 18z. Resolvido Se o GFS podia ser melhor? Talvez. Dificilmente se vai saber, mas é muito relevante comparar o GRAF da IBM (que usa o MPAS) com o GFS.
La nos Estados Unidos, tal como cá, também se discute sobre a utilização de dois modelos distintos de previsão, de um lado o MPAS e do outro o novo FV3, e onde também se fala que O ECM foi bem mais certeiro a prever a trajectória do furação Sandy que os modelos Americanos. Mas como se compara o MPAS com o GFS?
Lá vem outra vez duas de chuva consecutivos e cotas de neve acima dos 2000 m Haja paciência para o pior inverno desde que frequento este fórum. Enviado do meu Redmi Note 7 através do Tapatalk
Entretanto, estou com a t. média maior que alguma vez já registei num mês de fevereiro, com 13.9ºC até ao dia de ontem. A segunda mais alta foi o ano passado com 12.4ºC. Impressionante.