Eu diria mais, se calhar nem vao ser dias consecutivos de chuva, mas os que houverem sera quase tudo, com cotas de neve altissimas . Desculpem o desabafo: mas este inverno mete nojo!
Para o ano bates novo recorde de calor, enfim, estou à espera( bem sentado para não me cansar), de recordes de frio.
A EMA aí na serra está com média de 12.8ºC fazendo as contas, deve ser das mais altas também, ainda não verifiquei. Enfim. Lá hão de vir os eventos de frio em Abril e ficamos a dizer "ai se fosse Janeiro..."
Não é inédito eventos de chuva forte em Julho/Junho produzidos por sistemas frontais vigorosos de W/NW. Nem todos se lembram, mas o verão de 1988 ficou-me na memória, especialmente os cinco primeiros dias de Julho. Vale a pena investigar aqui a sinóptica que permitiu o ano quase sem verão de 88. https://www.meteopt.com/clima/reanalise-20thc/diario/peninsula-iberica
Isso é muito relativo...foram 30 anos secos? houveram anos/períodos mais secos ou iguais a estes últimos? sem as condições que temos atualmente, certamente já estávamos na mesma situação, resta saber se a seca atualmente é mais grave ou não. Se avaliarmos por esses termos quer dizer que isto pode ser cíclico e talvez ainda venhamos a ter Invernos com bons sistemas frontais e respectivos pós-frontais que praticamente desapareceram estes últimos anos. É a única maneira de recuperarmos a "média" a que estávamos habituados. Entretanto é óbvio que temos de esperar para ver até onde isto vai...se estabiliza em torno deste regime ou se voltamos a uma fase ascendente mas húmida.
Exatamente! Um ano seco ciclicamente sempre houve, e a consecutividade de anos secos constantes apenas intercalado com 1 ano chuvoso? Onde está o equilíbrio?
não existe equilíbrio per si imagina cada estação e cada ano como atirar um dado cada lançamento é um evento isolado, no clima é igual cada ano é um acto isolado podem existir muitos anos secos e um chuvoso ou o contrario, os mais potentes computadores estudam o clima e ainda assim dizem que tudo para alem de uma semana é adivinhação
Para se fazer uma estudo do comportamento do clima ao longo de um século ou uma decada e aferir se foi mais quente ou mais frio, mais seco ou chuvoso obviamente tem de se fazer um somatório de cada evento isolado (como tu dizes) Se não como é que fazes, por exemplo, para avaliar um ano hidrológico?
Coisas que enervam uma pessoa que até acordou bem disposta: três pessoas distintas a dizerem-me 'está frio, não está'? Não, jumento, não está frio. Não estão é 20°C. Mas como estamos em Fevereiro, se calhar está é quente, não?