Seguimento Meteorológico Livre - 2020

Charlie Moreira

Cumulonimbus
Registo
5 Dez 2006
Mensagens
2,833
Local
VALONGO
Os meteogramas do GFS na última saída puxou bastante nos acumulados previstos para a próxima semana. Praticamente preveem pelo menos 50 mm em toda a região sul, sendo que algumas zonas terão possivelmente bem mais, fruto da orografia. Veremos o que acontece nos próximos dias... :pray: :rain:
Sinceramente o meu desejo é que haja 500 ou mesmo 1000mm para toda a região sul..
De Aveiro pra cima sol durante 2 semanas e 2 dias de chuva intercalado e está bom.

Enviado do meu Redmi Note 7 através do Tapatalk
 


romeupaz

Cumulus
Registo
5 Set 2008
Mensagens
432
Local
Leiria (76 m)
Parece ameaçador. Dois núcleos um atrás do outro. Alguém mais entendido pode dar uma explicação
b99650e11a3f10bc55cdb0077d95bf0d.jpg


Enviado do meu Mi MIX 2S através do Tapatalk
 

"Charneca" Mundial

Super Célula
Registo
28 Nov 2018
Mensagens
5,059
Local
Corroios (cota 26); Aroeira (cota 59)
Se fosse 12 graus acima era notícia , assim é normal e não se passa nada.
E por cá é o oposto. Sempre que estão 12 graus acima da média, não há notícias. Se for o contrário, já é falado por todos os jornais e revistas do país.
Enfim... :lol:
 
  • Gosto
Reactions: joselamego

Davidmpb

Super Célula
Registo
7 Jul 2014
Mensagens
5,634
Local
Portalegre( 600m)/ Fundão
E por cá é o oposto. Sempre que estão 12 graus acima da média, não há notícias. Se for o contrário, já é falado por todos os jornais e revistas do país.
Enfim... :lol:
Verdade, então se for um verão fresco, é a praia estragada, fazem reportagens como se fosse o fim do mundo, mas quando está calor fora de época, como aconteceu, por exemplo em Fevereiro deste ano onde tivemos dias e dias acima dos 20°c, aí já ninguém se queixa.:D
 

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,648
Local
Açores
Parece ameaçador. Dois núcleos um atrás do outro. Alguém mais entendido pode dar uma explicação
b99650e11a3f10bc55cdb0077d95bf0d.jpg


Enviado do meu Mi MIX 2S através do Tapatalk

É uma depressão com 2 núcleos secundários.

O da esquerda é em altitude (bolsa de ar frio). Não tem muita expressão à superfície.

O da direita está 'verticalmente empilhado'. Ou seja, tem expressão à superfície e em altitude.

NwLSY1E.gif
 

"Charneca" Mundial

Super Célula
Registo
28 Nov 2018
Mensagens
5,059
Local
Corroios (cota 26); Aroeira (cota 59)
Nesta tarde, e como já estava previsto, vão surgindo células no Centro e Sul. :rain:
Ivsm9VQ.png


Já a norte do sistema montanhoso Montejunto-Estrela, é provável que venham a ser afetados por esta massa nebulosa pela tarde, dada a movimentação da mesma (para noroeste): :)
cFE2lru.jpg
 

Ruipedroo

Cumulonimbus
Registo
6 Out 2010
Mensagens
3,557
Local
Braga, Merelim (70m)
Antigamente as trovoadas de MAIO,

Desenvolviam se da parte da tarde, com a radiação solar,

Eram muito mais fotogénicas, ruidosas e assustadoras, e molhadas,

Agora, passam de manhã e nem água vai nem água vem.:facepalm:

Rendeu a manha 2mm.

Já que se falou das trovoadas de "antigamente"...já andava para fazer um post sobre isso há algum tempo. Mas na verdade é um pouco relativo.

Também sempre tive essa ideia, que as trovoadas de maio ou de verão desapareceram bastante. Nasci em 1995 e vi bem como era o tempo por cá no litoral, lembro-me mais ou menos a partir de 2004. Simplesmente havia quase sempre uma depressão ou mais (cut-off) a SW/S de Lisboa por ano, que são praticamente a única hipótese de haver trovoadas mais severas no litoral.

Há pouco tempo lembrei-me de ir pesquisar cartas meteorológicas antigas em massa, quase até 1900, para tentar perceber se foi só nesse período que houve de facto muitas ou se costumavam acontecer com frequência. E confirmei, a década de 2010-2019 foi das que teve menos cut-off's a SW (entre maio e setembro) nos últimos cem anos. E as décadas de 80/90 e principalmente 2000 foram das que tiveram mais/melhores. Fiquei algo perplexo.

Por isso que tanto se diz cá pelo litoral que antigamente as trovoadas é que eram. Acaba por ser verdade mas não significa que tenham extinguido de vez (espero eu lol), foi só uma década muito má.

Cartas dos anos 80 até agora, mostrando cut-off's a SW/S de Lisboa. Óbvio que faltam alguns episódios que poderão ter gerado grandes trovoadas mas neste caso estou a falar no litoral/costa e durante o dia.

80/89
39HuKdC.jpg





90/99
7bjeVvd.jpg





00/09
3QHAMpT.jpg




2007/19
ZQ7HQUu.jpg


A década de 2010 nem dá para fazer uma imagem completa. :D
 
Última edição:

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,444
Local
Arronches / Lisboa
Já que se falou das trovoadas de "antigamente"...já andava para fazer um post sobre isso há algum tempo. Mas na verdade é um pouco relativo.

Também sempre tive essa ideia, que as trovoadas de maio ou de verão desapareceram bastante. Nasci em 1995 e vi bem como era o tempo por cá no litoral, lembro-me mais ou menos a partir de 2004. Simplesmente havia quase sempre uma depressão ou mais (cut-off) a SW/S de Lisboa por ano, que são praticamente a única hipótese de haver trovoadas mais severas no litoral.

Há pouco tempo lembrei-me de ir pesquisar cartas meteorológicas antigas em massa, quase até 1900, para tentar perceber se foi só nesse período que houve de facto muitas ou se costumavam acontecer com frequência. E confirmei, a década de 2010-2019 foi das que teve menos cut-off's a SW (entre maio e setembro) nos últimos cem anos. E as décadas de 80/90 e principalmente 2000 foram das que tiveram mais/melhores. Fiquei algo perplexo.

Por isso que tanto se diz cá pelo litoral que antigamente as trovoadas é que eram. Acaba por ser verdade mas não significa que tenham extinguido de vez (espero eu lol), foi só uma década muito má.

Cartas dos anos 80 até agora, mostrando cut-off's a SW/S de Lisboa. Óbvio que faltam alguns episódios que poderão ter gerado grandes trovoadas mas neste caso estou a falar no litoral/costa e durante o dia.

80/89
39HuKdC.jpg





90/99
7bjeVvd.jpg





00/09
3QHAMpT.jpg




2007/19
ZQ7HQUu.jpg


A década de 2010 nem dá para fazer uma imagem completa. :D
Tantas histórias que ouço sobre grandes trovoadas também aqui na zona antigamente, uma que trouxe granizo que partiu persianas, outra que fez com que o rio galgasse pontes e a água chegasse a locais que eu acho praticamente impossíveis, entre outras...
Como é óbvio não desejo tais situações, mas só por aqui se vê como tem sido tudo mais "soft".
Até mesmo eu sendo de 2000, tenho noção que os últimos anos têm sido fracos neste sentido. Ainda assisti a trovoadas valentes.
 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,934
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
GkQ7m.gif


Esta cut-off de Verão foi responsável pela maior trovoada que assisti aqui no Porto até ao momento, foi em meados de Agosto de 1987, já lá vão 33 anos.. :trovao:

Uma frequência brutal de relâmpagos ( a maioria nuvem/solo) diria uns 4/5 por segundo, em varias direcções e distâncias, que faziam um barulho constante e muito alto, chuva torrencial, isto durou uns 40 minutos com a luz a ter falhas constantes.

Antes da trovoada ( que veio de S/SE ao fim da tarde/início da noite) já se ouvia ao longe um ribombar contínuo, sem pausas, e com o céu muito escuro ( chegou a ter tonalidades ligeiramente esverdeadas/azuladas) no quadrante Sul e SE, era algo assustador, pois o ribombar ainda bastante longínquo não parava..

Em termos de frequência de actividade eléctrica, nunca mais assisti a um espectáculo destes aqui no Porto.
 

Ruipedroo

Cumulonimbus
Registo
6 Out 2010
Mensagens
3,557
Local
Braga, Merelim (70m)
Tantas histórias que ouço sobre grandes trovoadas também aqui na zona antigamente, uma que trouxe granizo que partiu persianas, outra que fez com que o rio galgasse pontes e a água chegasse a locais que eu acho praticamente impossíveis, entre outras...
Como é óbvio não desejo tais situações, mas só por aqui se vê como tem sido tudo mais "soft".
Até mesmo eu sendo de 2000, tenho noção que os últimos anos têm sido fracos neste sentido. Ainda assisti a trovoadas valentes.

Eu mais a minha mãe vimos o carro ser todo amolgado por uma saraivada em setembro de 2004, mesmo à States. :lol:

Ficamos mal habituados. Só queria trocar a década de 2010 pela de 2000. Teríamos hoje registos incríveis. Pena que o que há daquela altura neste fórum se ter perdido quase tudo.

Mas a verdade é que reparei que também haviam períodos muito calmos há uns bons anos atrás. Nem sempre acontecia.
 

Ruipedroo

Cumulonimbus
Registo
6 Out 2010
Mensagens
3,557
Local
Braga, Merelim (70m)
GkQ7m.gif


Esta cut-off de Verão foi responsável pela maior trovoada que assisti aqui no Porto até ao momento, foi em meados de Agosto de 1987, já lá vão 33 anos.. :trovao:

Uma frequência brutal de relâmpagos ( a maioria nuvem/solo) diria uns 4/5 por segundo, em varias direcções e distâncias, que faziam um barulho constante e muito alto, chuva torrencial, isto durou uns 40 minutos com a luz a ter falhas constantes.

Antes da trovoada ( que veio de S/SE ao fim da tarde/início da noite) já se ouvia ao longe um ribombar contínuo, sem pausas, e com o céu muito escuro ( chegou a ter tonalidades ligeiramente esverdeadas/azuladas) no quadrante Sul e SE, era algo assustador, pois o ribombar ainda bastante longínquo não parava..

Em termos de frequência de actividade eléctrica, nunca mais assisti a um espectáculo destes aqui no Porto.

Pois, dessas só a cada 20/30 anos. É preciso unirem-se os astros quase.
 

guimeixen

Cumulonimbus
Registo
5 Jun 2013
Mensagens
2,377
Local
Ferreiros, Braga 160m
Eu mais a minha mãe vimos o carro ser todo amolgado por uma saraivada em setembro de 2004, mesmo à States. :lol:

Ficamos mal habituados. Só queria trocar a década de 2010 pela de 2000. Teríamos hoje registos incríveis. Pena que o que há daquela altura neste fórum se ter perdido quase tudo.

Mas a verdade é que reparei que também haviam períodos muito calmos há uns bons anos atrás. Nem sempre acontecia.

Essa de 2004 :eek:. Talvez a mais severa que já passou aqui por Braga, não? Ainda gostava de presenciar uma dessas aqui.
Ainda consegui guardar estas imagens com má qualidade, pois já só aparecia na miniatura do google, dos registos aqui no forúm.
Parecia trazer uma monumental shelf cloud ao chegar aqui e ainda produziu um tornado em Vila Verde.
3CiMwxq.jpg

y7cna7K.jpg


Aqui a imagem de satélite do WorldView da Nasa com ela quase a chegar aqui.
QW2al9h.jpg
 
Última edição: