Seguimento Meteorológico Livre - 2020

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,444
Local
Arronches / Lisboa
A frente que está neste momento a afetar Portugal Continental, está na realidade a virar-se para Norte. Isto acontece porque, no Mediterrâneo, já se está a formar a típica "dorsal africana", responsável também pelo tempo de verão. Esta dorsal impede a frente de se deslocar mais para leste, afetando sobretudo parte ocidental da Península e afetando muito pouco o Levante (aliás, há zonas do Levante espanhol onde nem se prevê chuva para os próximos dias). :rolleyes:
vcbuYCq.jpg

nfXVsqa.png
Atenção que a Dorsal não se forma, mas sim, sobe em latitude. :D A frente tem estado praticamente com movimento Norte/Sul com um desvio lento para Leste devido ao movimento lento também do núcleo da depressão.
 


Ruipedroo

Cumulonimbus
Registo
6 Out 2010
Mensagens
3,557
Local
Braga, Merelim (70m)

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,444
Local
Arronches / Lisboa
Não teria assim tanta certeza...
Os modelos estão bem voláteis.

Enviado do meu Redmi Note 7 através do Tapatalk
É normal visto ainda estarmos em Maio, mas isso fica ao critério de cada um.
Na atual situação, quanto mais tarde vier o calor melhor. Na próxima semana já estão previstas temperaturas agradáveis, acho que é suficiente.
 

Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,968
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
Esse tal MCS, também passou por cá na zona, deixou cerca de 68.1mm! Num dia de início de agosto!

...Hoje em dia se isso acontecesse nem quero imaginar a quantidade de gente que ia falar das alterações climáticas. Afinal nesses anos o tempo já estava todo trocado”

Epá, tenho uns dados de uma antiga estação, localizada a 300 metros da localização da actual EMA do IPMA, de 1955 a 1980, aqui em Paços de Ferreira.
Imaginem hoje em dia ter um dia de acumulado superior a 100 mm entre junho e setembro. Nessa estação o máx diário de junho foi de 105,0 mm, e em setembro de 126,2 mm. Julho com 49,3 mm e agosto com 39,2 mm.
Em meses propícios a convectividade, imagino zonas na região com acumulados ainda maiores.
A página "Litoral Norte" ia fervilhar com tantos posts...
 

Davidmpb

Super Célula
Registo
7 Jul 2014
Mensagens
5,634
Local
Portalegre( 600m)/ Fundão
Penso que na próxima semana as temperaturas mais altas serão no máximo 2 ou 3 dias. O GFS a partir de 21/22 já está a prever descida de temperaturas e alguma instabilidade.
Só o GFS prevê essa instabilidade, todos os outros não, portanto, parece-me pouco provável o GFS ter razão, mas veremos.
 

"Charneca" Mundial

Super Célula
Registo
28 Nov 2018
Mensagens
5,059
Local
Corroios (cota 26); Aroeira (cota 59)
Só o GFS prevê essa instabilidade, todos os outros não, portanto, parece-me pouco provável o GFS ter razão, mas veremos.
O ECMWF também prevê alguma instabilidade para o Sul, mas será residual, ou seja, típica desta altura do ano. Isto lá para dia 25, ou seja, até lá muita coisa pode mudar. :)
 

frederico

Furacão
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
10,319
Local
Porto
O calor mais cedo ou mais tarde vai chegar, não há milagres.

O GFS meteu instabilidade para o dia 21 e para o final do mês... se se confirmar o tempo mais fresco pode prolongar-se até Junho e poderemos ter um Verão mais tardio. Nada que não seja comum, nós é que nos anos 80, 90 e 00 levámos com primaveras mais quentes e secas e esquecemos o padrão antigo.
 

N_Fig

Cumulonimbus
Registo
29 Jun 2009
Mensagens
3,913
Local
Figueira da Foz
Epá, tenho uns dados de uma antiga estação, localizada a 300 metros da localização da actual EMA do IPMA, de 1955 a 1980, aqui em Paços de Ferreira.
Imaginem hoje em dia ter um dia de acumulado superior a 100 mm entre junho e setembro. Nessa estação o máx diário de junho foi de 105,0 mm, e em setembro de 126,2 mm. Julho com 49,3 mm e agosto com 39,2 mm.
Em meses propícios a convectividade, imagino zonas na região com acumulados ainda maiores.
A página "Litoral Norte" ia fervilhar com tantos posts...
Em julho de 2009 Cabril registou um valor de 101,4 mm no dia 23, que é aliás o recorde de precipitação para julho, pelo menos nas estações do IPMA
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,463
Local
Olhão (24 m)
O ECM tem a semana de 25/05 a 31/05 com precipitação acima da média no sul, mas amanhã com a actualização já poderá mudar ou não.
 

Davidmpb

Super Célula
Registo
7 Jul 2014
Mensagens
5,634
Local
Portalegre( 600m)/ Fundão
O GFS meteu instabilidade para o dia 21 e para o final do mês... se se confirmar o tempo mais fresco pode prolongar-se até Junho e poderemos ter um Verão mais tardio. Nada que não seja comum, nós é que nos anos 80, 90 e 00 levámos com primaveras mais quentes e secas e esquecemos o padrão antigo.
Eu acho que vem tempo mais quente e mais seco... mas posso estar errado, como é lógico.