Seguimento Meteorológico Livre - 2020

Tópico em 'Seguimento Meteorológico' iniciado por SpiderVV 1 Jan 2020 às 01:11.

1. "Charneca" Mundial

"Charneca" Mundial
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    28 Nov 2018
    Local:
    Corroios (cota 26); Aroeira (cota 59)
    Por aqui as trovoadas tornaram-se tão raras que quando oiço trovões ao longe ou ao perto, fico pasmado. :w00t:

Aqui está uma lista dos dias em que ocorreu trovoada por aqui, nos últimos 3 anos (que eu me lembra): :trovao:

- 15 de abril de 2020;
    - 13 de abril de 2020;
    - 24 de agosto de 2019;
    - 6 de março de 2019;
    - 22 de novembro de 2018;
    - 9 de março de 2018;
    - 3 de novembro de 2017;
    - 17 de junho de 2017;
    - 28 de março de 2017;
    - 17 de março de 2017;
    - 27 de março de 2017;
    - 30 de janeiro de 2017.

Acho que a quantidade de dias diz muita coisa... O último ano "bom" ao nível de trovoadas foi 2016, e sobretudo os meses de fevereiro e maio. Diria até que em 2016 o número de dias com trovoada foi superior ao do período 2017-2020. Impressionante... :shocking:

E é curioso que há 2 anos atrás até tinha medo de trovões. Com esta inexistência de trovoadas, perdi o medo, e agora até os acho espetaculares. :confused:

Collapse Signature Expandir Assinatura
  2. Ruipedroo

Ruipedroo
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    6 Out 2010
    Local:
    Braga, Merelim (60m)
    Vieste para Braga quando?

Ainda tenho uma imagem bem forte na memória desse bicho a aproximar-se. Tinha uns tons apocalípticos. Estava numa casa de familiares em Vila Verde, e saímos de carro para casa pouco antes de ela passar. Que inteligentes. :D

Resultado, carro começa a ser apedrejado quando estávamos na via rápida. A sorte foi termos parado debaixo de um viaduto.

Em termos de intensidade foi a maior dos últimos 20 anos, porém em 2006 passou outra provável supercélula de raspão a oeste, na madrugada de 13 de Junho, com relâmpagos constantes, alguns deles bem perto. Em termos de atividade eléctrica foi a mais assustadora que vi.

Em julho de 2006 houve trovoadas brutais a Este uns três dias seguidos. Morriam ao chegar cá mas ainda dava para ver um show incrível. Em 2007 também foi muito bom. Até perdia a conta da quantidade de vezes que vinham trovoadas de SE em dias de calor. Basta olhar para essas cartas para perceber porquê. Eram cut-off's com fartura.

Anos mais tarde tivemos bom eventos mas mais no inverno. A 23 de Fevereiro de 2010 foi a última vez que caíram aqui altos calhaus. uns 4 cm. Tinha muitas fotos alojadas no imageshack mas perdeu-se tudo. :sad:

#812 Ruipedroo, 12 Mai 2020 às 19:21
    Última edição: 12 Mai 2020 às 19:31
  3. Duarte Sousa

Duarte Sousa
    Expand Collapse
    Staff

Registo:
    8 Mar 2011
    Local:
    Loures
    Cada vez que pesquiso coisas antigas no fórum sinto uma facada em cada foto que vejo que se perdeu :disgust: Por isso é que agora tento manter sempre uma cópia no meu computador das coisas que publico aqui no fórum. Se houvesse malta com fotos no imageshack e que ainda as tenha no seu computador era muito valioso que tentassem republicá-las nos posts originais.

4. RStorm

RStorm
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    11 Dez 2017
    Local:
    Montijo (18 m)
    Isso veio a reforçar a minha sensação de que tem havido uma grande ausência de trovoadas nestes últimos anos. Já não apanhei com os Maios do passado, tipo anos 80/90, mas lembro-me de há 10/15 anos atrás assistir a grandes trovoadas nesta altura do ano, mas também durante o outono e até mesmo durante o Verão, especialmente em Agosto. Perdi a conta ao número de vezes em que ficava à janela a ver o espetáculo e a minha mãe assutada gritava para eu vir para dentro :D Isto para não falar nas grandes diretas noturnas, mesmo em tempos de escola, que fazia durante os meses de Outubro/Novembro para assistir ao aparato elétrico que as linhas de instabilidade nos traziam :p

No entanto, desde 2010 para cá, o tempo tem vindo a tornar-se bem mais estável e poucas foram as vezes em que assistimos a estes episódios de instabilidade. Os meses de Maio e Outubro que eram reis e senhores, parecem estar a tornar-se o prolongamento do verão :unsure:
    O passado dia 14 de Abril fez-me voltar aos tempos de infância e assisti a um fenómeno muito idêntico ao dia 28 de Maio de 2011, em que um "comboio" de células atingiu esta zona com grande intensidade durante horas a fio. Até chegou a ser tema de conversa nas ruas...

Espero que isto não seja fruto das alterações climáticas e que esta nova década nos traga grandes animações :p

5. guimeixen

guimeixen
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    5 Jun 2013
    Local:
    Real, Braga 105m
    Eu sou de Braga, nasci em 1997, mas como o meu interesse na meteorologia só começou em 2013, não me lembro de nenhum desses dias.

Desde aí os melhores dias que tenho registados são a noite de 4 de setembro de 2013 com uma fantástica trovoada noturna e depois o dia 27 com muita trovoada de noite e também uma potente trovoada ao meio da tarde.

Em 2014 tivemos o dia 31 de outubro que foi um espetáculo! Desde que a linha de células se formou ao fim do dia na costa e progrediu para aqui e se começou a ver os relâmpagos, filmei mais de 200. Ao ver os frames quando ela estava a chegar parecia ter uma shelf cloud daquelas com camadas.:w00t:

Apesar de 2015 ter sido mais fraquinho, os dias 6,7 e 9 de junho foram fantásticos. Principalmente o dia 7, em que houve de tudo, estrutura com um shelf cloud bem definida, muita trovoada, muitas mammatus iluminadas ao pôr do sol e depois à noite houve mais trovoada que ainda durou algum tempo.

Em 2016, o dia 24 de agosto foi um daqueles com convecção elevada, com a base das nuvens bem alta, óptimo para ver os raios. Passou uma trovoada pouco depois do nascer do sol, formaram-se umas mesmo aqui em cima ao início da tarde que deixaram umas belas bombas e depois à noite foram visíveis vários raios de umas células a norte.

Em 2017 o melhor foi o 13 de junho com uma trovoada bem forte ao nascer do sol com muitos raios e as nuvens asperitas. :surprise: Talvez um dos melhores céus que já vi. Também houve aquela linha de células com muita trovoada e rajadas de vento fortíssimas na madrugada de 3 de fevereiro e o dia 6 de julho que pelos registos que partilhaste pareceu ter sido muito bom.

Em 2018 houve muita convecção. O dia 21 de junho com vários relâmpagos enormes ao pôr do sol. Já estava escuro o suficiente para exposições mais longas e não sei porque razão coloquei a máquina a filmar! Ao ver os vídeos era cada raio que em foto teriam ficado fantásticos. :sad: O dia 28 de agosto e o início de setembro foram muito bons com vários dias com trovoada, muitos deles à noite. Depois no dia 27 de setembro apesar de aqui não ter havido nada, foi espetacular ver a célula que estava em Chaves, desde o pôr do sol ao início da noite, iluminada pelos relâmpagos.

Em 2019 o dia 1 de abril foi bom, mas o dia 25 de agosto leva a taça :winner:. Com trovoada desde o fim da tarde até á noite, foi neste dia que obtive os melhores registos de raios até agora.

6. João Pedro

João Pedro
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    14 Jun 2009
    Local:
    Porto, Campo Alegre (50m)
    Quando era miúdo tremia de medo sempre que vinha alguma trovoada, foram fortes e frequentes o suficiente durante a minha infância, para com o passar dos anos se ir criando um trauma que me deixava literalmente petrificado se fosse apanhado por alguma na rua. Só muito mais tarde, já adulto, consegui superar esse medo e passar a apreciar a beleza de uma trovoada, apesar de sempre em segurança.

A mais forte/assustadora a que assisti foi já quase com 30 anos, nos EUA. Lembro-me perfeitamente de ver o céu completamente verde; surreal. Nunca mais o voltei a ver daquela cor.

7. Ruipedroo

Ruipedroo
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    6 Out 2010
    Local:
    Braga, Merelim (60m)
    Outra coisa que também reparei foi isso. Não eram só os verões que eram animados, mas também os outonos e invernos tinham episódios de trovoadas com muita frequência. Apenas não me recordo tão bem desses episódios. 2010 ainda achei um ano brutal, principalmente no inverno. Foi a partir de 2012 que a coisa estabilizou em demasia. Apenas um ou outro ano se safou.

Foi uma década bastante estável. Acho que não tem nada a ver com alterações climáticas, e obviamente também não há grande explicação possível. É assim na meteorologia, uns períodos mais interessantes, outros menos.

8. Ruipedroo

Ruipedroo
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    6 Out 2010
    Local:
    Braga, Merelim (60m)
    A sério? Pensei que fosse uma coisa de nascença. :D

Por acaso desde pequeno que vibro com trovoadas, tendo memórias que por vezes nem os meus pais acreditam. Vivi num apartamento no centro da cidade até aos 6 anos e lembro-me de grandes festivais eléctricos à janela, memórias muito ténues mesmo. Também sou daqueles que tinha medo dos trovões, quase fobia, mas pelos vistos o medo desapareceu rápido lol.

Já tens uns quantos bons eventos para recordação. Não te lembras de nada de 2011? Foi para mim o último ano que foi de facto épico. Quase todas as estações do ano brutais. O 18 de Maio foi uma obra de arte.

Esses episódios que listaste foram brutais. Mas há uns 20 anos tenho a sensação que aconteciam esses todos em um ou dois anos. :lol:

Por acaso esse 31 de outubro foi talvez a maior trovoada que vi por cá nos últimos dez anos. Na altura estava no IPCA em Barcelos. Mas também passou por Braga. Foi medonho. Até a minha avó disse que foi das piores (melhores) que viu na vida. A de agosto do ano passado já deu um cheirinho a anos 90. Foi pena ter passado ao lado.

RStorm, Tyna, guimeixen e 1 outra pessoa gostaram disto.
  9. guimeixen

guimeixen
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    5 Jun 2013
    Local:
    Real, Braga 105m

Foi no dia 1 de abril ou 31 de março acho eu em 2013 que passou uma trovoada nada de especial em que na altura do relâmpago a luz foi abaixo. Nem sei porque nesse dia liguei a isso e nos outros não, mas fiquei todo entusiasmado. O ficar sem luz acabou por nem ter sido da trovoada. No dia a seguir começei a pesquisar sobre trovoadas e pronto, partiu daí.

Por acaso não me lembro de nada de 2011, mas à uns tempos começei a fazer uma coisa parecida com o que disseste em cima. Vi imagens de satélite desde 1982 entre março e outubro para procurar esse tipo de dias. E o dia 18 de Maio foi uma deles. Não tens nenhums registos desse dia? Uma data que também me chamou atenção foi os dias 6-7 de agosto de 1983 e até está nas cartas que colocaste. Da noite de 6 para 7 parece ter-se formado um MCS aqui por cima. Coisa raríssima, que passados quase 37 anos ainda não aconteceu nada assim.

#819 guimeixen, 12 Mai 2020 às 23:14
    Última edição: 12 Mai 2020 às 23:24
    c0ldPT e "Charneca" Mundial gostaram disto.
  10. "Charneca" Mundial

"Charneca" Mundial
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    28 Nov 2018
    Local:
    O mesmo comigo. Quando era mais pequeno, apanhei provavelmente um trauma com as trovoadas e só superei o medo há pouco tempo atrás (há 2 anos e meio, para ser mais preciso). :trovao:

Vendo o historial da minha vida, e comparando com o que leio aqui no fórum, claramente houve algumas coincidências. Como já disse por aqui, nasci depois de 1995, e depois fui viver para a Corte do Pinto entre 1999 e 2003. Estes anos foram anos bem propícios ao nível de trovoadas (e os anteriores também), e ainda por cima estava no Interior, no concelho de Mértola, um dos locais mais propício a fenómenos de trovoada do país, na convergência entre a Serra Morena e a Serra do Caldeirão.
    No entanto, nestes últimos anos, tenho notado a falta deste tipo de eventos, e portanto perdi o medo. :scared:

Não considero o que aconteceu na década que passou como algo derivado das alterações climáticas, mas sim como uma década de azar. Também considero que a falta de chuva na passada década não se deveu às alterações climáticas, mas sim ao azar, até porque a década foi bem chuvosa a Norte e bem seca no Sul. Vejamos:
    - 2011: chuvoso no Sul/seco no Norte
    - 2012: seco em todo o país
    - 2013: chuvoso no Norte/seco no Sul
    - 2014: chuvoso em quase todo o país
    - 2015: seco em todo o país.
    - 2016: chuvoso no Norte/seco no Sul
    - 2017: seco em todo o país
    - 2018: chuvoso no Norte/seco no Sul
    - 2019: seco em todo o país
    - 2020: chuvoso no Norte/seco no Sul
    :rain:

Também já houve outras décadas bem secas, mas com a temperatura mais baixa - aí sim, considero claramente que há algum efeito das alterações climáticas. :)

João Pedro, RStorm, slbgdt e 1 outra pessoa gostaram disto.
  11. N_Fig

N_Fig
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    29 Jun 2009
    Local:
    Coimbra (Figueira da Foz aos fins de semana)
    E pensar que me lembro de pensar na primavera/verão de 2011 se aquela situação de termos mais chuva no Sul que no Norte se iria manter...

RStorm, joselamego e "Charneca" Mundial gostaram disto.
  12. Ruipedroo

Ruipedroo
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    6 Out 2010
    Local:
    Braga, Merelim (60m)
    Infelizmente na altura poucas vezes tinha a iniciativa de filmar ou fotografar. Apesar de ter feito alguns registos espaçados com o telemóvel, perdeu-se tudo. Lembro-me de ter uma foto com pedras de granizo enormes em 2010. Pagava para ter isso hoje. Só em 2012 comecei a fazer registos a sério.

2007 deve ter sido o último ano com situações convectivas mais raras. Em 2006 então...aquele MCS no Sul a 14 de Junho foi algo que nem na costa leste de Espanha se vê com frequência.

13. RStorm

RStorm
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    11 Dez 2017
    Local:
    Montijo (18 m)
    Sim, também me recordo do inverno de 2010, foi um dos melhores em que assisti a frequentes e grandes trovoadas. Recordo-me em especial, de aqui no Montijo termos sido brindados com um belo espetáculo pirotécnico no final de Dezembro :D O nosso membro @AndréFrade até chegou a fazer uma reportagem sobre essa tempestade, penso que ainda esteja visível aqui no fórum.

14. c0ldPT

c0ldPT
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    20 Out 2017
    Local:
    Gandra, Paredes (132 m) | Foz, Porto (35 m)
    Esse tal MCS, também passou por cá na zona, deixou cerca de 68.1mm! Num dia de início de agosto! A temperatura máxima tinha ido aos 32ºC.
    https://www.infoclimat.fr/climatologie-mensuelle/08545/aout/1983/porto-intl.html

15. "Charneca" Mundial

"Charneca" Mundial
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    28 Nov 2018
    Local:
    A frente que está neste momento a afetar Portugal Continental, está na realidade a virar-se para Norte. Isto acontece porque, no Mediterrâneo, já está a subir em latitude a típica "dorsal africana", responsável também pelo tempo de verão. Esta dorsal impede a frente de se deslocar mais para leste, afetando sobretudo parte ocidental da Península e afetando muito pouco o Levante (aliás, há zonas do Levante espanhol onde nem se prevê chuva para os próximos dias). :rolleyes:

#825 "Charneca" Mundial, 13 Mai 2020 às 15:32
    Última edição: 13 Mai 2020 às 16:17
    joselamego e RStorm gostaram disto.

Partilhar esta Página