Seguimento Meteorológico Livre - 2020

"Charneca" Mundial

Super Célula
Registo
28 Nov 2018
Mensagens
5,062
Local
Corroios (cota 26); Aroeira (cota 59)
Este ano parece estar a ir pelo mesmo caminho do de 2017, com as máximas um pouco mais baixas e as mínimas um pouco mais altas até agora...
Espero que este ano não seja como 2017, até porque o ano de 2017 foi extremamente seco e o Sul não pode suportar mais um outono e inverno secos como têm sido nos últimos anos. :hmm:
 
  • Gosto
Reactions: joselamego e Thomar


N_Fig

Cumulonimbus
Registo
29 Jun 2009
Mensagens
3,913
Local
Figueira da Foz
Espero que este ano não seja como 2017, até porque o ano de 2017 foi extremamente seco e o Sul não pode suportar mais um outono e inverno secos como têm sido nos últimos anos. :hmm:
Eu estava mais a falar em termos de temperaturas, mas olha que até junho o ano de 2017 tinha acumulado mais 3 mm a nível nacional que este ano, o grande problema para a seca em 2017 foi o outono (e as temperaturas altas e consequente evaporação, claro)
 

"Charneca" Mundial

Super Célula
Registo
28 Nov 2018
Mensagens
5,062
Local
Corroios (cota 26); Aroeira (cota 59)
Eu lembro-me de, no início do mês de junho, ter feito a profecia de que o verão iria ser bem quente, mas não estava a prever nada disto. Estas temperaturas que temos tido são demais... Julho caminha para ser um dos mais quentes de sempre em média, provavelmente até o mais quente, ultrapassando julhos como o de 2016 ou o de 1989! :calor:
 

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,308
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)

Dias Miguel

Cumulonimbus
Registo
26 Jan 2015
Mensagens
2,623
Local
Portalegre
anim_dmy2.gif


A estrutura da depressão vai 'melhorando' a partir dos ~850 hPa.

bsgotIx.gif


Em altitude, ao contrário do que acontece perto da superfície (<~925hPa), o ar é muito seco. Como tal, não é muito fácil discernir a depressão (e o cisalhamento).

6bH63id.gif


Apesar de não ser algo por aí além, haverão também poeiras.

5z4Us6V.png


anim_qgs4.gif
Na tua opinião, instabilidade com grande probabilidade de "trovoadas secas"?? Creio que as previsões têm constantemente retirado precipitação, mas a instabilidade prevalece...
 

SpiderVV

Moderação
Registo
26 Ago 2010
Mensagens
8,664
Local
Portalegre (400m)
2020-07-21 (IPMA)

Descargas elétricas atmosféricas de 20 e 21 de julho de 2020

Na noite de 20 de julho e madrugada do dia 21 de julho, a instabilidade associada a uma depressão em altitude, centrada a sudoeste de Lisboa e em movimento lento para nordeste, deu origem a forte atividade elétrica na zona centro e sul. O número de descargas elétricas que atingiram o solo, registadas em 12h, entre as 21h do dia 20 e as 9h00 do dia 21, foi superior a 2600 (figura 1).

Este evento foi muito visível, não só por ter ocorrido durante a noite, mas também pela ocorrência de um elevado número de descargas elétricas intranuvem e entre nuvens.

A figura 2 representa o número total de descargas (somatório de descargas intranuvem, entre nuvens e nuvem solo) no território, registadas na rede nacional de descargas elétricas do IPMA. O número total de ocorrências ultrapassou as 13500.

No link seguinte pode-se observar uma sobreposição de imagens satélite, imagens radar e descargas elétricas, que se verificaram no dia de hoje sobre o território de Portugal Continental entre 10h00 e, aproximadamente, as 17h30:



Trovoada_Imagem1_27072020_1.png
Trovoada_imagem2_21072020_2.png
 

N_Fig

Cumulonimbus
Registo
29 Jun 2009
Mensagens
3,913
Local
Figueira da Foz
Não é que eu ache mal o IPMA ter tido este trabalho, mas e fazerem o mesmo quando as coisas acontecem fora de Lisboa? Estamos em situação de tempo quente há semanas, têm estado bem na previsão mas podiam ter dito qualquer cosinha sobre os "resultados", não é? Já em março houve máximas baixíssimas na minha região no fim do mês e isso mal foi referido no boletim mensal...