Seguimento Meteorológico Livre - 2020

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,565
Local
Açores
De uma certa forma o gfs é um género de cmtv dos modelos meteorológicos.

Inverdade digna da CMTV :D Há modelos bem piores.

O resumo é simples:

Atualmente, as previsões meteorológicas para além de 7 dias são em grande parte especulação. Independentemente do modelo utilizado.

O GFS é, neste caso, injustamente criticado porque é um modelo 'público'. Outros centros, como o ECMWF, se quisessem também poderiam implementar uma previsão até 16 dias ou mais mas não o fazem. O modelo do centro do Reino Unido só chega a 6 dias (144h).

O futuro da previsão meteorológica é isto. O centro de previsão meteorológica dos EUA vai mais além e usa diversos modelos nas suas previsões diárias (não é só nos furacões). Claro que isto é uma opção muito mais cara e não me parece que algum dia vá ter muita aderência por parte dos Europeus (e outros). A climatologia é muito diferente.

Um bocadinho mais avançado mas isto é leitura recomendada.
 


Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,565
Local
Açores


Dificilmente haverão previsões certeiras durante muito tempo.

Não falta só uma maior compreensão dos diversos fenómenos que afetam o clima da Terra.

A maior parte dos dados que alimentam dos modelos meteorológicos vêm dos satélites (especialmente polares). Provavelmente será impossível saber, e prever, a localização e comportamento de todas as partículas da atmosfera numa dada altura.
 
  • Gosto
Reactions: joaocpais

dvieira

Nimbostratus
Registo
22 Mar 2017
Mensagens
594
Local
Fátima (349 m)
Nesta saída das 06h o anticiclone novamente a ganhar vantagem. É difícil lutar com um adversário desta dimensão. Se vier frio que traga em cotas de 400/600. Senão apenas a chuva será benvinda. Já estou farto de frio de inversão térmicas. A decepção não foi quase nenhuma pois já estava á espera que isto acontecesse. Ainda pode mudar mas já não acredito muito.
 

trovoadas

Cumulonimbus
Registo
3 Out 2009
Mensagens
3,188
Local
loule-caldeirao
A partir de terça temperaturas normais para a época e corrente de oeste.
A partir do dia 29 ou 1 Março ainda enorme incerteza nos modelos mas com tendência a tempo fresco e chuva a norte.
Estou a ver um cenário muito grave para o Baixo Alentejo e Algarve. Não há previsões de chuva significativa por mais 15 dias sendo que atualmente já faz 1 mês sem chuva e com temperaturas bem acima da média. A vegetação que tentava recuperar já está em dificuldades novamente. Basicamente só Janeiro foi de alívio numa seca que já se arrasta à muito tempo. Já conto com 14 meses de predominância anti-ciclónica, desde Dezembro 2018 sensívelmente.
Se as autoridades não avançarem com um plano de restrição em Março, das duas uma, ou são incompetentes ou têm um dedo que adivinha.
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,390
Local
Olhão (24 m)
Estou a ver um cenário muito grave para o Baixo Alentejo e Algarve. Não há previsões de chuva significativa por mais 15 dias sendo que atualmente já faz 1 mês sem chuva e com temperaturas bem acima da média. A vegetação que tentava recuperar já está em dificuldades novamente. Basicamente só Janeiro foi de alívio numa seca que já se arrasta à muito tempo. Já conto com 14 meses de predominância anti-ciclónica, desde Dezembro 2018 sensívelmente.
Se as autoridades não avançarem com um plano de restrição em Março, das duas uma, ou são incompetentes ou têm um dedo que adivinha.

As previsões indicam um Março seco parecido a Fevereiro não existe uma semana com anomalia positiva na precipitação e continua a anomalia bem positiva nas temperaturas, por isso, o cenário vai continuar negro e para piorar, Abril pode ser a salvação ou não.

Mas, só o próximo Outono poderá resolver isto, mas é necessário quebrar o ciclo de 2 anos seguidos que levamos, em que as cut-off's caem todas no Mediterrãneo Ocidental afectando a costa leste de Espanha, Sul de França, Itália tem sido esse cenário nos últimos 2 Outonos e quando nós não apanhamos esse comboio dificilmente temos algo de jeito, porque simplesmente mais tarde ou mais cedo esse ciclo quebra e isso tem sido notório.

O ciclo vai quebrar resta saber quando...
 

trovoadas

Cumulonimbus
Registo
3 Out 2009
Mensagens
3,188
Local
loule-caldeirao
As previsões indicam um Março seco parecido a Fevereiro não existe uma semana com anomalia positiva na precipitação e continua a anomalia bem positiva nas temperaturas, por isso, o cenário vai continuar negro e para piorar, Abril pode ser a salvação ou não.

Mas, só o próximo Outono poderá resolver isto, mas é necessário quebrar o ciclo de 2 anos seguidos que levamos, em que as cut-off's caem todas no Mediterrãneo Ocidental afectando a costa leste de Espanha, Sul de França, Itália tem sido esse cenário nos últimos 2 Outonos e quando nós não apanhamos esse comboio dificilmente temos algo de jeito, porque simplesmente mais tarde ou mais cedo esse ciclo quebra e isso tem sido notório.

O ciclo vai quebrar resta saber quando...
Também já referi isso aqui... Quando não há bloqueio geral como agora o AA exerce influência a sudoeste, ou seja, está muito para Norte de tal modo que as depressões mergulham pelo norte/centro da península em direção ao Mediterrâneo. O norte também acaba por ser beneficiado pois os rios atmosféricos ficam bloqueados ou melhor esta situação até potencia a formação dos mesmos.
Seja como for a situação é castigante para nós e do que tenho analisado não haverá medronho, azeitona, alfarroba, etc para além que o regadio poderá ter perdas consideráveis mesmo assumindo que não faltará água.
 

Charlie Moreira

Cumulonimbus
Registo
5 Dez 2006
Mensagens
2,832
Local
VALONGO
Impressionante...
Há uma estação amadora conhecida entre nós, Seiça, Ourém foi aos 27,4 graus de máxima.

Há um mês fui criticado por dizer que por aquele andar em breve chegaríamos aos ,28°c..
Aqui está o resultado, temperaturas bem acima da média.

Enviado do meu Redmi Note 7 através do Tapatalk
 

joaocpais

Cumulus
Registo
8 Dez 2005
Mensagens
332
Local
Rio Mouro/Barroca Grande (720 mts)
Inverdade digna da CMTV :D Há modelos bem piores.

O resumo é simples:

Atualmente, as previsões meteorológicas para além de 7 dias são em grande parte especulação. Independentemente do modelo utilizado.

O GFS é, neste caso, injustamente criticado porque é um modelo 'público'. Outros centros, como o ECMWF, se quisessem também poderiam implementar uma previsão até 16 dias ou mais mas não o fazem. O modelo do centro do Reino Unido só chega a 6 dias (144h).

O futuro da previsão meteorológica é isto. O centro de previsão meteorológica dos EUA vai mais além e usa diversos modelos nas suas previsões diárias (não é só nos furacões). Claro que isto é uma opção muito mais cara e não me parece que algum dia vá ter muita aderência por parte dos Europeus (e outros). A climatologia é muito diferente.

Um bocadinho mais avançado mas isto é leitura recomendada.

Bem sei que o ECM erra muito menos porque não é tão ousado a fazer previsões nem o faz a mais das 240 horas e o UKMO ainda menos mas o GFS mesmo arriscando prever a mais longa distância poderia pelo menos ser um pouco mais realista menos sensacionalista mais contido, é que por vezes parece que está a tentar adivinhar as previsões sobretudo a mais de 240 horas.
Afinal pergunto eu, em que se baseou o GFS para a dado momento ter previsto uma mudança desta padrão meteorológico que temos actualmente?

Agora a realidade: enquanto tivermos este anticiclone potentissimo instalado na posição em que está no atlântico todas as entradas e frentes vão mergulhar na Europa e nos continuaremos a chuchar no dedo!
Entretanto em breve irei à serra da estrela de t-shirt e casaquinho em pleno Março!
 
  • Gosto
Reactions: "Charneca" Mundial

joaocpais

Cumulus
Registo
8 Dez 2005
Mensagens
332
Local
Rio Mouro/Barroca Grande (720 mts)
As previsões indicam um Março seco parecido a Fevereiro não existe uma semana com anomalia positiva na precipitação e continua a anomalia bem positiva nas temperaturas, por isso, o cenário vai continuar negro e para piorar, Abril pode ser a salvação ou não.

Mas, só o próximo Outono poderá resolver isto, mas é necessário quebrar o ciclo de 2 anos seguidos que levamos, em que as cut-off's caem todas no Mediterrãneo Ocidental afectando a costa leste de Espanha, Sul de França, Itália tem sido esse cenário nos últimos 2 Outonos e quando nós não apanhamos esse comboio dificilmente temos algo de jeito, porque simplesmente mais tarde ou mais cedo esse ciclo quebra e isso tem sido notório.

O ciclo vai quebrar resta saber quando...

No passado o ciclo sempre se acabou por quebrar mas cada vez mais os ciclos anticiclonicos ficam mais duradouros e qualquer dia a quebra do ciclo já não consegue reverter nada!
É se um destes anos o ciclo anticiclonico se eterniza como será?
 
  • Gosto
Reactions: "Charneca" Mundial

joaocpais

Cumulus
Registo
8 Dez 2005
Mensagens
332
Local
Rio Mouro/Barroca Grande (720 mts)
Há um mês fui criticado por dizer que por aquele andar em breve chegaríamos aos ,28°c..
Aqui está o resultado, temperaturas bem acima da média.

Enviado do meu Redmi Note 7 através do Tapatalk

Não há como negar o AQUECIMENTO GLOBAL, e não é por esta situação em particular mas pela quantidade situações semelhantes que são cada vez mais recorrentes e generalizadas.
 
  • Gosto
Reactions: "Charneca" Mundial

vitamos

Super Célula
Registo
11 Dez 2007
Mensagens
5,480
Local
Estarreja
Bem sei que o ECM erra muito menos porque não é tão ousado a fazer previsões nem o faz a mais das 240 horas e o UKMO ainda menos mas o GFS mesmo arriscando prever a mais longa distância poderia pelo menos ser um pouco mais realista menos sensacionalista mais contido, é que por vezes parece que está a tentar adivinhar as previsões sobretudo a mais de 240 horas.
Afinal pergunto eu, em que se baseou o GFS para a dado momento ter previsto uma mudança desta padrão meteorológico que temos actualmente?

Agora a realidade: enquanto tivermos este anticiclone potentissimo instalado na posição em que está no atlântico todas as entradas e frentes vão mergulhar na Europa e nos continuaremos a chuchar no dedo!
Entretanto em breve irei à serra da estrela de t-shirt e casaquinho em pleno Março!
É um erro comum achar que modelos fazem previsões, como se fossem uma entidade com opiniões...

Modelos são outputs numéricos, correm milhões de dados, a nível MUNDIAL! Num país de dimensão reduzida em que os modelos de larga escala têm uma malha que quase nem "retalha" o nosso país que esperam que aconteça?

Quando falam do GFS ou de outros modelos há algo que têm que estar cientes. É que n instituições e sites (alguns que muitas vezes até são elogiados), são alimentados por esses modelos. O problema não é dos modelos, é da interpretação e da forma como se olha para eles.
 

Marco pires

Nimbostratus
Registo
23 Out 2017
Mensagens
567
Local
Pinhal novo
hoje de tarde quase que me esquecia que estava em fevereiro, mais parecia maio.
impressionante o calor ontem e hoje, e amanhã deverá estar semelhante, felizmente parece que está para acabar e as temperaturas vão entrar dentro do normal embora mesmo assim um pouco acima do habitual para este mês.
a respeito de chuva é que está difícil, se isto não muda vai ser complicado.
 
  • Gosto
Reactions: "Charneca" Mundial