Seguimento Meteorológico Livre - 2021

jfo

Cirrus
Registo
30 Dez 2020
Mensagens
91
Local
Aveiro
Os modelos estão constantemente no tira-põe-põe-tira, não há qualquer consistência, se isto são previsões ou tiros no escuros não sabemos, parece que só vamos saber mesmo em cima dos acontecimentos. Ainda vão prever precipitação para cá, mas depois cortam no frio.
Até começo achar que os modelos estão conspirar contra nós :lol::lol::lol:
 
Última edição:
  • Gosto
Reactions: joselamego


Mjhb

Super Célula
Registo
15 Abr 2009
Mensagens
6,105
Local
.
Nenhuma. Alguém disse o contrário?
Não sei se será assim tão nula. Pelo menos o meu falecido avô lamentava a ausência de neve em relação ao que acontecia na sua vida mais precoce porque dizia que era bom para hidratar bem os terrenos sem queimar tanto quanto as geadas fazem. Vale o que vale, mas a verdade é que ele certamente saberia mais do que era bom para o que fez a vida quase toda que eu :D
 

Dias Miguel

Cumulonimbus
Registo
26 Jan 2015
Mensagens
2,617
Local
Portalegre
O modelo que o IPMA usa, o ECMWF, prevê precipitação para sábado em Trás-os-Montes, com circulação de NE e -5ºC a 850 hpa. Não consigo entender como isto só dá uma cota 700/900... Obviamente que nestas condições nevaria a qualquer cota em Trás-os-Montes...

Creio que o IPMA continua, tal como os modelos, sem norte. Na descritiva, precipitação, neve; na automática, escassa probabilidade de precipitação e neve nem vê-la...
 

Crazyrain

Nimbostratus
Registo
16 Jan 2020
Mensagens
924
Local
Viana do Castelo , Neiva ( 43 m )
Creio que o IPMA continua, tal como os modelos, sem norte. Na descritiva, precipitação, neve; na automática, escassa probabilidade de precipitação e neve nem vê-la...

Em janeiro de 2009 , ainda nem sabia que existia este fórum , praticamente no dia anterior ao grande evento do dia 9 , o IPMA tinha cotas de 700 / 800 metros .
Não foi pelo IPMA que eu achei que poderia nevar , mas pelo meu olhar . Na noite anterior , no dia 8 , eu estava em Bragança , estava um frio de rachar , o vento soprava gélido de NE e eu avistei ao longe algumas nuvens bem consistentes a aproximar - se de NE . Eu fiquei logo com a sensação que poderia haver um nevão histórico no dia seguinte .
O IPMA vai muitas vezes atrás do nowcasting , por vezes andam tão à nora como os modelos.
 

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
Não sei se será assim tão nula. Pelo menos o meu falecido avô lamentava a ausência de neve em relação ao que acontecia na sua vida mais precoce porque dizia que era bom para hidratar bem os terrenos sem queimar tanto quanto as geadas fazem. Vale o que vale, mas a verdade é que ele certamente saberia mais do que era bom para o que fez a vida quase toda que eu :D

Acredito que sim, de agricultura não percebo nada... Mas seja a neve boa, má ou irrelevante para as diferentes culturas, não é esse o tema do fórum, ninguém tinha referido isso anteriormente, e cada um de nós tem os seus gostos meteorológicos e torce para que aquilo que gosta acabe por acontecer.
 

Santofsky

Cumulus
Registo
10 Nov 2020
Mensagens
375
Local
Portugal
"Períodos de chuva ou aguaceiros, em especial nas regiões Norte e Centro e a partir da tarde, sendo de neve acima de 700/900 metros."

O IPMA e o seu clássico receio de baixar as cotas da neve nas previsões descritivas. Ainda para mais no interior, onde de certeza nevará a cota zero. Sempre foi assim e sempre será.
 
Última edição:

VimDePantufas

Nimbostratus
Registo
10 Fev 2014
Mensagens
1,115
Local
C Real / Oeste
Em janeiro de 2009 , ainda nem sabia que existia este fórum , praticamente no dia anterior ao grande evento do dia 9 , o IPMA tinha cotas de 700 / 800 metros .
Não foi pelo IPMA que eu achei que poderia nevar , mas pelo meu olhar . Na noite anterior , no dia 8 , eu estava em Bragança , estava um frio de rachar , o vento soprava gélido de NE e eu avistei ao longe algumas nuvens bem consistentes a aproximar - se de NE . Eu fiquei logo com a sensação que poderia haver um nevão histórico no dia seguinte .
O IPMA vai muitas vezes atrás do nowcasting , por vezes andam tão à nora como os modelos.
Eu creio que é o excesso de trabalho, e até sábado ainda faltam alguns dias, claro que devem ter cuidado mas todos devemos, estas coisas podem acontecer .
 
  • Gosto
Reactions: joselamego

Mjhb

Super Célula
Registo
15 Abr 2009
Mensagens
6,105
Local
.
Acredito que sim, de agricultura não percebo nada... Mas seja a neve boa, má ou irrelevante para as diferentes culturas, não é esse o tema do fórum, ninguém tinha referido isso anteriormente, e cada um de nós tem os seus gostos meteorológicos e torce para que aquilo que gosta acabe por acontecer.
Claro, eu não deixo de achar estusiasmante este tempo gélido apesar de já me ter queimado os Physalia e xuxus que tinha no quintal. É o que é
 

4ESTAÇÕES

Cumulonimbus
Registo
30 Dez 2010
Mensagens
3,142
Local
Lisboa (20/30m)
"Períodos de chuva ou aguaceiros, em especial nas regiões Norte e
Centro e a partir da tarde, sendo de neve acima de 700/900 metros."


O IPMA e o seu clássico receio de baixar as cotas da neve nas previsões descritivas. Ainda para mais no interior, onde de certeza nevará a cota zero. Sempre foi assim e sempre será.

Em 2010 , 2013 e 2016 anos em que nevou em Fátima chegaram a por cotas de 200/300 metros na previsão.

Em 2006 não. Vamos esperar, talvez estejam com medo de apostar numa cota mais baixa tão cedo mas realmente não faz muito sentido os 700/900 metros.
 

dvieira

Nimbostratus
Registo
22 Mar 2017
Mensagens
594
Local
Fátima (349 m)
Em janeiro de 2009 , ainda nem sabia que existia este fórum , praticamente no dia anterior ao grande evento do dia 9 , o IPMA tinha cotas de 700 / 800 metros .
Não foi pelo IPMA que eu achei que poderia nevar , mas pelo meu olhar . Na noite anterior , no dia 8 , eu estava em Bragança , estava um frio de rachar , o vento soprava gélido de NE e eu avistei ao longe algumas nuvens bem consistentes a aproximar - se de NE . Eu fiquei logo com a sensação que poderia haver um nevão histórico no dia seguinte .
O IPMA vai muitas vezes atrás do nowcasting , por vezes andam tão à nora como os modelos.
Também posso contar a minha experiência aqui relativamente ao nevão de 2010. Nessa altura eu nem sabia o que era um modelo e apenas me guiava pelas previsões do IPMA. No dia anterior ao nevão eu estava na Batalha e pelas 19h quando estava para regressar a Fátima o termometro do carro marcava 3 graus e o céu estava completamente nublado. Eu comecei a ficar esperaçoso mas os meus pais disseram-me que o mais provável era a temperatura começar a subir com a nebulosidade. Quando ia na subida da Batalha o termometro do carro passou para 2 e depois para 1 e ficou assim até chegar a casa. Relembrou-me que o IPMA nessa noite adicionou Leiria para alerta amarelo para cota de neve a cima de 600 metros o que alimentou mais a minha esperança. Pela manhã seguinte começou a nevar mas não acumulou muito e quando estava a querer acumular pelas 11h faltou a precipitação. Voltou novamente a precipitar mais aí já líquida pelas 16h com 1 grau mas possivelmente o a temperatura já era muito elevada em altitude para nevar. Mas sei que no interior teve um belo nevão nessa noite.
 
Última edição:

Dias Miguel

Cumulonimbus
Registo
26 Jan 2015
Mensagens
2,617
Local
Portalegre
Em janeiro de 2009 , ainda nem sabia que existia este fórum , praticamente no dia anterior ao grande evento do dia 9 , o IPMA tinha cotas de 700 / 800 metros .
Não foi pelo IPMA que eu achei que poderia nevar , mas pelo meu olhar . Na noite anterior , no dia 8 , eu estava em Bragança , estava um frio de rachar , o vento soprava gélido de NE e eu avistei ao longe algumas nuvens bem consistentes a aproximar - se de NE . Eu fiquei logo com a sensação que poderia haver um nevão histórico no dia seguinte .
O IPMA vai muitas vezes atrás do nowcasting , por vezes andam tão à nora como os modelos.

No meu caso, creio que haverá precipitação e, subsequentemente, neve em cotas baixas na larga maioria do interior, quanto mais próximo da fronteira, melhor.

EDIT: o AEMET emitiu um aviso especial. Agora tudo dependerá da precipitação e do percurso da depressão, até porque a previsão tem sido mais constante e não alterna com euforias ou desalentos como o IPMA

A3zb4cl.png