Seguimento Meteorológico Livre - 2021

Tópico em 'Seguimento Meteorológico' iniciado por SpiderVV 1 Jan 2021 às 11:00.

1. jfo

jfo
    Expand Collapse
    Cirrus

Registo:
    30 Dez 2020
    Local:
    Aveiro
    Os modelos estão constantemente no tira-põe-põe-tira, não há qualquer consistência, se isto são previsões ou tiros no escuros não sabemos, parece que só vamos saber mesmo em cima dos acontecimentos. Ainda vão prever precipitação para cá, mas depois cortam no frio.
    Até começo achar que os modelos estão conspirar contra nós :lol::lol::lol:

#166 jfo, 5 Jan 2021 às 14:16
    Última edição: 5 Jan 2021 às 14:25
    joselamego gostou disto.
  2. Pedro

Pedro
    Expand Collapse
    Super Célula

Registo:
    15 Abr 2009
    Local:
    Viseu//Coimbra
    Não sei se será assim tão nula. Pelo menos o meu falecido avô lamentava a ausência de neve em relação ao que acontecia na sua vida mais precoce porque dizia que era bom para hidratar bem os terrenos sem queimar tanto quanto as geadas fazem. Vale o que vale, mas a verdade é que ele certamente saberia mais do que era bom para o que fez a vida quase toda que eu :D

3. Dias Miguel

Dias Miguel
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    26 Jan 2015
    Local:
    Portalegre
    Creio que o IPMA continua, tal como os modelos, sem norte. Na descritiva, precipitação, neve; na automática, escassa probabilidade de precipitação e neve nem vê-la...

4. srr

srr
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    10 Jan 2012
    Local:
    Abrantes
    Já desisti, o que for será ;

Nowcasting a partir de agora.

joselamego gostou disto.
  5. Crazyrain

Crazyrain
    Expand Collapse
    Cumulus

Registo:
    16 Jan 2020
    Local:
    Viana do Castelo
    Em janeiro de 2009 , ainda nem sabia que existia este fórum , praticamente no dia anterior ao grande evento do dia 9 , o IPMA tinha cotas de 700 / 800 metros .
    Não foi pelo IPMA que eu achei que poderia nevar , mas pelo meu olhar . Na noite anterior , no dia 8 , eu estava em Bragança , estava um frio de rachar , o vento soprava gélido de NE e eu avistei ao longe algumas nuvens bem consistentes a aproximar - se de NE . Eu fiquei logo com a sensação que poderia haver um nevão histórico no dia seguinte .
    O IPMA vai muitas vezes atrás do nowcasting , por vezes andam tão à nora como os modelos.

6. David sf

David sf
    Expand Collapse
    Staff

Registo:
    8 Jan 2009
    Local:
    Oeiras / Portel
    Acredito que sim, de agricultura não percebo nada... Mas seja a neve boa, má ou irrelevante para as diferentes culturas, não é esse o tema do fórum, ninguém tinha referido isso anteriormente, e cada um de nós tem os seus gostos meteorológicos e torce para que aquilo que gosta acabe por acontecer.

7. Santofsky

Santofsky
    Expand Collapse
    Cumulus

Registo:
    10 Nov 2020
    Local:
    Portugal
    "Períodos de chuva ou aguaceiros, em especial nas regiões Norte e Centro e a partir da tarde, sendo de neve acima de 700/900 metros."

O IPMA e o seu clássico receio de baixar as cotas da neve nas previsões descritivas. Ainda para mais no interior, onde de certeza nevará a cota zero. Sempre foi assim e sempre será.

#172 Santofsky, 5 Jan 2021 às 14:29
    Última edição: 5 Jan 2021 às 16:01
  8. VimDePantufas

VimDePantufas
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    10 Fev 2014
    Local:
    C Real / Oeste
    Eu creio que é o excesso de trabalho, e até sábado ainda faltam alguns dias, claro que devem ter cuidado mas todos devemos, estas coisas podem acontecer .

Collapse Signature Expandir Assinatura
    joselamego gostou disto.
  9. Pedro

Pedro
    Expand Collapse
    Super Célula

Registo:
    15 Abr 2009
    Local:
    Viseu//Coimbra
    Claro, eu não deixo de achar estusiasmante este tempo gélido apesar de já me ter queimado os Physalia e xuxus que tinha no quintal. É o que é

10. 4ESTAÇÕES

4ESTAÇÕES
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    30 Dez 2010
    Local:
    Lisboa (20/30m)
    Em 2010 , 2013 e 2016 anos em que nevou em Fátima chegaram a por cotas de 200/300 metros na previsão.

Em 2006 não. Vamos esperar, talvez estejam com medo de apostar numa cota mais baixa tão cedo mas realmente não faz muito sentido os 700/900 metros.

11. Charlie Moreira

Charlie Moreira
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    5 Dez 2006
    Local:
    VALONGO
    Fiquei surpreso por generalizar chuva ou aguaceiros na região norte e centro mas vale o que vale...
    Quanto as cotas lançadas é um disparate.

Enviado do meu Redmi Note 7 através do Tapatalk

12. dvieira

dvieira
    Expand Collapse
    Cumulus

Registo:
    22 Mar 2017
    Local:
    Fátima (326 m)
    Também posso contar a minha experiência aqui relativamente ao nevão de 2010. Nessa altura eu nem sabia o que era um modelo e apenas me guiava pelas previsões do IPMA. No dia anterior ao nevão eu estava na Batalha e pelas 19h quando estava para regressar a Fátima o termometro do carro marcava 3 graus e o céu estava completamente nublado. Eu comecei a ficar esperaçoso mas os meus pais disseram-me que o mais provável era a temperatura começar a subir com a nebulosidade. Quando ia na subida da Batalha o termometro do carro passou para 2 e depois para 1 e ficou assim até chegar a casa. Relembrou-me que o IPMA nessa noite adicionou Leiria para alerta amarelo para cota de neve a cima de 600 metros o que alimentou mais a minha esperança. Pela manhã seguinte começou a nevar mas não acumulou muito e quando estava a querer acumular pelas 11h faltou a precipitação. Voltou novamente a precipitar mais aí já líquida pelas 16h com 1 grau mas possivelmente o a temperatura já era muito elevada em altitude para nevar. Mas sei que no interior teve um belo nevão nessa noite.

#177 dvieira, 5 Jan 2021 às 14:59
    Última edição: 5 Jan 2021 às 15:06
  13. Dias Miguel

Dias Miguel
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    26 Jan 2015
    Local:
    Portalegre
    No meu caso, creio que haverá precipitação e, subsequentemente, neve em cotas baixas na larga maioria do interior, quanto mais próximo da fronteira, melhor.

EDIT: o AEMET emitiu um aviso especial. Agora tudo dependerá da precipitação e do percurso da depressão, até porque a previsão tem sido mais constante e não alterna com euforias ou desalentos como o IPMA

"Charneca" Mundial e joselamego gostaram disto.
  14. 4ESTAÇÕES

4ESTAÇÕES
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    30 Dez 2010
    Local:
    Lisboa (20/30m)
    Sim o generalizar de chuva/aguaceiros é ótimo haha por mim ficaria assim e a cota desceria para metade.

joselamego gostou disto.
  15. Pek

Pek
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    24 Nov 2005
    Local:
    Menorca

Partilhar esta Página