Acho que já se pode ter a certeza que a A1 vai levar com neve entre Leiria e Santarém no fim de semana! Já são demasiadas saídas a apontar combinação de frio e precipitação naquela zona e cada vez mais perto A não ser que á última da hora haja uma grande desilusão!
Querem ainda ficar mais confusos? Vejam a previsão do IPMA para Portalegre e do AEMET para Valência de Alcântara... Tão depressa havia cota de neve a 1700 metros, como passou agora para 300...
AEMET continua a insistir em cotas de 100/200m para dias 8-9 Referências para o extremo norte: http://www.aemet.es/es/eltiempo/prediccion/municipios/lobios-fondevila-id32042 http://www.aemet.es/es/eltiempo/prediccion/municipios/tui-id36055
Os modelos apesar do aproximar do fim de semana continuam incertos...no entanto penso o nordeste transmontano e todo o interior centro( quanto mais a leste melhor) estão no limite entre não terem nada ou terem um bom nevão.
A trajetória da depressão foi muito para sul, esse o problema, empurrado pelo Anticiclone que vai descer de latitude, o GFS na ultima saída mete a entrar mais junto ao Algarve, era mais uns quilómetros para oeste...
Pois bem aprece que estamos já perante uma sequêncai sióptica bem difinida para as próximas 96 horas, os modelos convergem . Nas próximas 48 horas a nível peninsular entraremos numa fase terrível com fortes quedas de neve, este nevão não será nada fácil de modelizar, pois toda ele é fortemente patiocinado por uma frente quente, logo a melhor forma de o seguir será através de mapas, radares etc.... nowcasting . A precipação entrará no sentido S - N, resta-nos saber se o frio que se instala bem com a humidade serão suficientes para que a neve possa cair em Portugal, até ver tudo para isso aponta, cuidado com a orografia .
Pois, por isso estas entradas de sul são das melhores para Cova da Beira, orografia, mas esta saída do GFS das 6z muito má, desviou a depressão mais para leste.
Se repararem com muito cuidado os modelos tem vindo lentamente a empurrar a depressão mais para leste e a adiar a precipitação... Primeiro chovia na Quarta, depois na Quinta depois na sexta... AGORA as expectativas no fim de semana. Com estas mudanças de última hora vai prevalecer mais o frio do que a chuva. Muitos olham ao frio presente mas esquecem que terá que haver precipitação... E essa precipitação presente me parece muito residual!
Vendo os modelos , aqui no Litoral Norte no próximo sábado parece - me que estão reunidas as condições clássicas para neve a qualquer cota . O problema é que , como quase sempre , falta precipitação . Quer o GFS quer o ECM mantêm ainda uma vaga probabilidade de ( muito escassa ) precipitação . No entanto , isso também é clássico , quase todas as nevadas do género foram sempre de baixa probabilidade de precipitação , sempre para o nowcasting . Se aquela pequenina manchinha de precipitação conseguir entrar pela manhã do próximo sábado ...
Como o Aurélio Carvalho diz ; -Já vão quase 2 semanas de expectativa adiada, resta nos as fortes geadas, e uns pingos e neve na serra da estrela e Gerês.