Seguimento Meteorológico Livre - 2021



"Charneca" Mundial

Super Célula
Registo
28 Nov 2018
Mensagens
5,050
Local
Corroios (cota 26); Aroeira (cota 59)
Boas malta, confirmem-me se estou a ver bem, mas está a começar a entrar uma pluma de fumo dos incêndios da California na zona norte e centro... Estive a passar imagens de satélite desde há 15 dias da NASA e é a conclusão que tiro...
Correto, mas felizmente o pior da pluma de fumo passará na Galiza, e a sul do Mondego nem se vai notar praticamente nada. Já os açorianos não vão ter tanta sorte como nós... :unsure:
 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,932
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Boas malta, confirmem-me se estou a ver bem, mas está a começar a entrar uma pluma de fumo dos incêndios da California na zona norte e centro... :scared:Estive a passar imagens de satélite desde há 15 dias da NASA e é a conclusão que tiro...

Há pouco era bem visível aqui no Porto, através da tonalidade e sol filtrado o fumo na atmosfera, aliás o dia esteve sempre com uma luz algo amarelada e o sol um pouco tapado por uma "neblina de fumo em altitude"

CkSqao8.jpg
 
Última edição:

João Pedro

Super Célula
Registo
14 Jun 2009
Mensagens
6,196
Local
Porto, Campo Alegre (50 m) | Samora Correia (10 m)
Há pouco era bem visível aqui no Porto, através da tonalidade e sol filtrado o fumo na atmosfera, aliás o dia esteve sempre com uma luz algo amarelada e o sol um pouco tapado por uma "neblina de fumo em altitude"

CkSqao8.jpg
Aqui pelo Ribatejo, apesar de não estar diretamente sob a pluma, via-se uma banda mais escura ao longo da linha do horizonte a poente. O sol ficou vermelho e perdeu intensidade ao "entrar" nela; típico de uma nuvem de fumo.
 

Devas

Cumulus
Registo
23 Jul 2017
Mensagens
175
Local
Bragança/Tomar/Leiria
Hoje fui de Bragança a Mirandela e no percurso da A4 era bem visível a pluma de fumo. Curiosamente eu e a minha esposa comentamos sobre essa "neblina" e de onde viria, mas na altura eu nem soube dizer à minha esposa de onde viria, só lhe disse que em Portugal não havia ocorrências que justificassem aquele fumo.
A neblina de fumo estava mais sobre Bragança, Macedo e Mirandela, na direção de Vimioso/Miranda do Douro/Mogadouro o céu estava azul, observando-se muito bem o contraste do céu. Inclusive de Mirandela e olhando na direção da serra de Bornes já se via céu azul... isto pelas 17h00.
 

pe5cinco5

Cumulus
Registo
14 Nov 2014
Mensagens
274
Local
Entre Corroios e Ch. Caparica(40m)|Mir.Douro(730m)
Pessoal, uma questão

Acreditando como sendo possível que os fumos dos incêndios da Califórnia possam chegar cá, não deveria ser suposto acontecer, durante o trajeto e, consoante o tempo que vai passado, os mesmos serem absorvidos pela atmosfera? Ou a quantidade era imensa e a atmosfera ainda não conseguiu absorver tudo?
 

lserpa

Cumulonimbus
Registo
29 Dez 2013
Mensagens
4,077
Local
Horta, Matriz, (90m)
Pessoal, uma questão

Acreditando como sendo possível que os fumos dos incêndios da Califórnia possam chegar cá, não deveria ser suposto acontecer, durante o trajeto e, consoante o tempo que vai passado, os mesmos serem absorvidos pela atmosfera? Ou a quantidade era imensa e a atmosfera ainda não conseguiu absorver tudo?

13693d8f542879e02c0621bdee83d31b.jpg

Isto é os dados das 00h de dia 21.
Aerosol optical depth.

Quando é a mais, a atmosfera têm dificuldade em absorver.


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk