Eu acho que o ipma tem dificuldades em prever temperaturas em situações de inversão térmica, pois é necessário ter em conta a orografia do terreno. Por exemplo Martim Branco, a 15km de distância está a uma altitude inferior, e tem atingido temperaturas inferiores com 3 ou 4 graus de diferença. Martim Branco está numa depressão em vale, enquanto que C. Branco está num planalto. Depois também há o efeito de ilha urbana, sendo que se a direção do vento atravessa a cidade em direção à estação meteorológica, em princípio deve afetar algo. Para que a temperatura desça bem na estação do ipma, não deve haver vento, e se houver, que seja de norte, nordeste ou de leste. (Desculpem o off-topic) ☺️
Impressionante, toda a costa marroquina vai ter acumulados superiores a 150 mm desde Tânger a Agadir. Aliás, a zona de Agadir pode chegar aos 300 mm. Porra, o clima do Norte de África cada vez está melhor.e bem mais democrático do que cá.
Obrigada! Não tinha lido. De qualquer modo, distrito de Viseu e Viseu são duas coisas diferentes. Todos os anos ouço 'nevão em Viseu' e depois, nicles porque o que querem dizer é 'nevão em Cinfães ou Castro Daire'. Oxalá desta vez seja mesmo em Viseu.
Ambas as situações foram semelhantes, a localização do centro da depressão em altura variou uns 150km de uma para a outra. A de 2006 esteve mais a Oeste e teve mais expressão à superfície com uma pressão atmosférica mais baixa, provavelmente resultante do seu percurso mais marítimo. Tal como está de momento a situação prevista para sábado parece-se mais com 2006 do que 2009, mas sem a expressão à superfície (que ainda poderá vir a ocorrer, os modelos globais podem começar a modelá-la mais em cima do acontecimento). Se, com os habituais ajustes finais, acontecer o habitual (tudo para Este), ficará mais parecida com 2009, de facto.
A saída das 12z do ECMWF está muito parecida com 2006, até coloca a depressão à superfície exactamente no mesmo local no final do evento:
Vocês são mesmo masoquistas, gostam mesmo de meter a malta maldisposta. Sexta-feira vamos partilhar muitas fotografias.
De facto está igualzinho. Mas em 2006 a precipitação focou-se no centro-sul, porque será que o ECM coloca-a mais a norte com a mesma sinóptica?
O que está a ir para o interior Norte é a humidade trazida pela depressão Filomena para o interior de Espanha que depois é "apanhada" pela depressão que vem de Norte. Neste momento nenhum modelo vê um cavamento tão acentuado como aconteceu em 2006. O facto de virmos de uma série de dias gelados inibirá a convecção, que naquele dia de 2006 ajudou bastante (lembro que trovejou nessa manhã em Lisboa). A sinóptica global é igual. Agora falta ajustar os detalhes. Pequenos quilómetros de diferença, irrelevantes num modelo global, podem fazer grandes diferenças.
Gosto de ver o Forum assim, Animado... ao que parece do frio já não nos livramos. Agora a velha incógnita da precipitação será melhor esperarmos por 5a ou até Sexta feira. Se não me falta a memória no evento de 2006 a queda de neve, registada dia 29 de janeiro ficou a dever-se ao deslocamento de uma depressão ao longo do território, de norte para sul. Esta depressão formou-se numa massa de ar muito frio e teve uma linha de instabilidade associada. Acho que nenhum modelo modelou a mesma em cartas . Não vamos alimentar grandes esperanças sob pena de ficarmos desiludidos ( este é um conselho de um Sportinguista)