Por ser como as trovoadas de verão é que não tenho muita esperança, pode aparecer em qualquer sítio e tal mas o que é certo é calham (quase) sempre nos sítios do costume
Boas tardes, Afinal de contas, esta cut off que vai ocorrer sabado, podemos chamar também de depressão retrógrada, certo? Cumprimentos.
Upsss, Fui aos meteogramas e como tinha alterado o gráfico, pensei que houvesse novos dados... O valor é o de ontem... Sorry. Há possibilidade de apagar o post?? @joralentejano , @SpiderVV @talingas @Davidmpb desculpem a "pólvora seca"
Acho que ninguém entende o que querem dizer... Se formos considerar as mais altas, a cota rondava os 650 mts (considerando a Serra de Ossa); mas se formos para o Espinhaço de Cão, são 297 mts... De acordo com o GFS, a cota poderá estar a 0 metros, pelo que em qualquer local das regiões onde houver probabilidade de precipitação, irá nevar
Ainda mais que os modelos estão em constante contorcionismo, por outro lado os modelos previam que a depressão fosse para a leste, a verdade é que a precipitação nunca chegou com grande intensidade para leste, como previsto, por isso pode haver bastantes surpresas. É como já disse variadas vezes os modelos nunca irão conseguir prever neve em Portugal, agora é tudo uma questão de "ver o que vai acontecer", por isso o Nowcasting ser uma opção. Além disso com a quebra do Vórtice Polar, está visto que o frio ainda vai continuar instalado por algumas semanas no nosso território, ainda está para vir muito mais surpresas e espera-se que o IPMA não faça frete, como tem feito. É que se não for agora, então nunca mais.
Boas, Amanhã tenho esperança que na previsão descritiva do IPMA para sábado, que escrevam algo assim: "Previsão para sábado, 9.janeiro.2021 Continuação de tempo frio, com períodos de céu muito nublado. Períodos de chuva ou aguaceiros, mais prováveis nas regiões Norte e Centro e no Alto Alentejo, em especial a partir da tarde, sendo de neve acima de 150 metros de altitude."
'Se eu não vejo neve, tu também não' https://covid19estamoson.gov.pt/renovacao-do-estado-de-emergencia-2/
vá proibição circulação entre concelhos no fim de semana, lá se vai visitas à neve, acho que vou mas é fugir para ver no alto alentejo se sempre confirmar
Voltando à questão de há bocado, estas imagens do Parque do Retiro em Madrid mostram 3cm de neve acumulada. A estação da AEMET localizada no mesmo parque registou 2,0mm de precipitação até às 15h de hoje.
Felizmente, Freixo de Espada à Cinta, Torre de Moncorvo, Figueira de Castelo Rodrigo, Almeida, São João da Pesqueira e Vila Nova de Foz Côa, provavelmente os locais onde os acumulados de neve deverão ser maiores, fazem parte dos 25 concelhos em risco moderado, logo não têm condicionamentos à circulação durante a tarde. E como homem prevenido vale por dois, já estou no concelho de Bragança desde dia 3, e terei que passar por esses concelhos para regressar a casa. Provavelmente, para não arriscar a condução na neve, terei que pernoitar em algum desses locais de sábado para domingo.
O mínimo que me lembro de ver o IPMA dar creio que foram "300/400 metros". O ideal seria: "Tempo frio com céu muito nublado. Períodos de chuva ou aguaceiros, temporariamente sobre a forma de neve em todo o território, subindo a cota para os 300/400 a partir do meio da tarde", ou algo do género Creio que à ultima da hora os 300/400 m vão acabar por aparecer