Cotas previstas pelo ECMWF (modelo que o IPMA segue) vs GFS: Em princípio o pessoal do IPMA não terá "coragem" para escrever algo assim.
Já não é novidade, o ECMWF não tem feito outra coisa se não cortar na precipitação ou na cota de neve.
Esse produto não corresponde à cota de neve. A cota de neve é geralmente um bom bocado abaixo do Freezing Level, especialmente em casos de convecção. Apenas será semelhante no caso de precipitação muito fraca com humidade nos 100%. Nesse mesmo site, tens o produto Snow Line, que sim é uma estimativa da cota à qual pode nevar (pelo menos no ECMWF tem, no GFS não sei). No Meteociel algums modelos também apresentam o produto Snow Level, que é equivalente a esse. Enviado do meu SNE-LX1 através do Tapatalk
Cota de neve para esse momento, segundo o ECMWF (a Norte parece que a cota é superior, mas é apenas porque o modelo não admite cotas de neve inferiores à cota do terreno, logo quando a célula está à cota 800, a cota de neve é 800m mesmo que a temperatura seja de -20ºC):
Creio que só amanhã ou mesmo em nowcasting se saberá o que irá acontecer e onde poderá nevar no sábado e domingo. Os modelos estão cada vez pior...
vamos fazer uma fórcinha colectiva, talvez ainda se veja o elemento branco sem ser nos sítios habituais. enquanto isso metade de Espanha estará debaixo de neve...só estamos no lado errado da Península.
18z GFS e alguns outros continuam o "sonho". Diria que está a chegar a altura do nowcasting, porque a situação de Sábado parece deveras interessante
Eu não entendo como é que algumas pessoas dizem que o ECMWF retirou a precipitação quase toda para sábado... quando a probabilidade de ocorrer até aumentou, segundo as últimas atualizações da AEMET.
gfs agora até já puxa um pouco a precipitação para oeste já apanhado a parte toda leste do distrito santarém também, eu aqui em Coruche até começo a ganhar alguma esperança de poder ver um floco ou outro
Eu também cada vez menos entendo a abordagem da ECMWF, é que se houver precipitação cortam na cota de neve, se abaixam na cota de neve cortam na precipitação. Isto parece o jogo do Pisca-Pisca da Ruth Marlene.
A altitude terá algo a haver para ter mais precipitação mais perto do litoral neste tipo de entradas ou isso não terá qualquer relevância ?