Não se trata de lamentações mas de desabafos. Frequento este fórum há 15 anos sempre tive este avatar e nunca mudei! Quando o inverno chegar avisem? Claro que sim, supostamente estação do ano em que neva e faz frio! chover? Chove todos os meses senso todas as semanas. Enviado do meu Redmi Note 7 através do Tapatalk
Os dados das ultimas duas decadas mostram outra realidade. Junho cada vez mais quente e seco. Recordo que a Norte de Sintra-Montejunto-Estrela o Mes de Junho nao era um Mes seco em boa parte do territorio. No Litoral Norte, por exemplo, Junho era frequentemente um Mes de Primavera com varios Dias frescos e chuvosos e so melhorava la para dia 20 e tal.
Em 2008, se a memoria nao me falha, Marco foi muito quente. Mas nessa decada houve anos muito secos no Norte. 2004, 2005, 2007, 2008, creio que tambem 2009. E com meses de Marco quentes. Desde 2010 que houve uma recuperacao da precipitacao no Norte e o regresso a um padrao mais humido. Infelizmente ao mesmo tempo apareceu um escudo que secou o Sul. Meses seguidos com morrinha e o normal a Norte de Aveiro ate a Corunha. E nevoeiros Nas praias no Verao, e nortada fria. Quem nao gostar va para o Algarve e Alentejo que temos falta de populacao e muitas casas vazias!
Este inverno está a ser o mais normal que tivemos em meia dúzia de anos. Podia ser melhor? Podia. Mas nas novas circunstâncias climáticas em que estamos é o que temos.
Ha com fartura mas e daqueles empregos que ninguem quer. Por isso ha muitos milhares de Indianos ou Brasileiros. Ha muito emprego na agricultura, e nao fosse o Covid tambem haveria no alojamento e restauracao.
Mas nos últimos três anos tem havido uma interrupção desse padrão, sobretudo ao nível das temperaturas. O último junho decente a nível de temperaturas foi em 2017.
Março de 2008 foi um mês normal ao nível das temperaturas, segundo os dados do IPMA. Os marços muito quentes, com máximas na ordem dos 25°C e até mesmo perto dos 30°C durante dias a fio, verificaram-se em 2009 e 2012, isto falando nos últimos 15 anos. Os marços de 2017 e 2019 também foram igualmente quentes, em que as máximas também se aproximaram dos 30°C em vários locais do país
Enfim, outros tempos. Tempos esses cada vez mais difíceis ou mesmo impossíveis de repetir, ano após ano.
É verdade que desde outubro tem chovido razoavelmente um pouco por todo o país, apesar de, curiosamente, nenhum mês de outubro a janeiro ter tido precipitação acima da média. Por isso mesmo, nada que se compare a anos hidrológicos como 2009/2010 por exemplo, já para não falar do mítico ano hidrológico 2000/2001, sendo que comparar esses anos hidrológicos com o atual é quase como comparar uma galinha a uma avestruz, por exemplo. É importante que continue a chover durante fevereiro e mesmo março ou abril, porque neste momento basta ocorrer um mês seco (precipitação abaixo dos 50% da média) para grande parte do território voltar a entrar em seca meteorológica. Todo o cuidado é pouco.
Esse acontecimento foi causado por uma conjugação de factores rara e que acontece uma vez em muitos anos: Essa vaga de frio começou ainda em Janeiro de 1954 e prolongou-se Fevereiro adentro +/- até dia 07 As temperaturas chegaram aos -16ºc nas Penhas da Saúde em 04/02/1954, segundo IPMA. https://www.ipma.pt/pt/oclima/extremos.clima/index.jsp?page=extreme_co.xml Não se pode estar sempre a pedir que tais cenários acontecam, pois são extremamente raros na nossa latitude e localização geográfica, ou melhor, pedir pode-se pedir, mas a realidade depois será outra certamente. Penso que o Janeiro que passou foi bastante bom, tivemos de tudo um pouco, gelos, geadas, neve e chuva, nada mau para a nossa latitude, sobertudo o frio e a neve que são normalmente mais escassos. Claro que não foi o nevão generalizado até à cota 0 que mostram as cartas acima, mas como já disse é uma situação extremamente rara e há que aceitar isso.