No Algarve, por exemplo no aviso de agitação marítima existe sempre a diferenciação à Costa Ocidental ou Costa Sul. O aviso para amanhã, o vento tem diferenciação, a precipitação devia ter também, mas a diferenciação já tenho visto várias vezes, nos avisos por parte do IPMA. Deixo aqui um exemplo dum aviso em quem fizeram essa diferenciação Faro Última actualização da informação: Quinta-feira, 26 de Novembro de 2020 Amarelo Precipitação Para o período de: 2020-11-26 10:00:00 até: 2020-11-26 21:00:00 Chuva/Aguaceiros Aguaceiros, podendo ser por vezes fortes e acompanhados de trovoada, em especial no sotavento. Fonte: IPMA
Faz sentido o que dizes, e não vejo porque não seria "fazível", é algo que também já venho pensado faz bastante tempo. Talvez daqui a uns tempos me seja permitido dar algumas sugestões, ou pelo menos perceber melhor o motivo e de como funciona. Se tudo correr bem como espero, brevemente estarei a trabalhar na Divisão de meteorologia do IPMA.
Mas nessa diferenciação em relação à precipitação, como estava o mapa do Algarve? Todo a amarelo ou só no sotavento? Se estava todo a amarelo então não era só para o sotavento, podia ocorrer em todo o Algarve, mas em especial no sotavento, seja como for já é uma diferenciação.
Sim, já não é a primeira vez que eles fazem isso. Mesmo aqui para Portalegre também já o fizeram no que diz respeito ás trovoadas durante o verão. Acho que seria melhor, pelo menos nas zonas mais vulneráveis. Acho que era uma boa sugestão. A AEMET tem Espanha assim dividida e é mesmo o melhor. Basta olhar para o caso da Extremadura, Cáceres tem o sistema central onde os acumulados são muitas vezes significativos e justificam avisos, mas nas zonas mais para Sul da província já não é assim. Na província de Badajoz é igual no que diz respeito por exemplo, aos nevoeiros e também ás trovoadas durante o verão que surgem com mais frequência nas zonas a sul da província devido ás montanhas. Relativamente a esta última parte, era um dos meus sonhos, mas tirar um curso de meteorologia requer áreas onde não pesco nada. Parabéns e espero que corra tudo bem!
Boa noite. Pessoal com estações meteorológicas, limparam os penicos??? Se não limparam, ainda têm algumas horas para o fazer, penso que amanhã vai ser um dia histórico em termos de precipitação cá pelo burgo. Ou então, eu não percebo nada disto. O que também é uma grande verdade!!!
Na última actualização foi corrigido: o início do aviso é também às 9h, igual para a maioria dos distritos.
Estava toda a região a amarelo, mas a dar mais ênfase ao sotavento. Para mim, é mais importante a descrição do aviso em si do que propriamente se a região está toda a amarelo ou não. Por exemplo, o IPMA em inúmeras vezes coloca o aviso de precipitação seja de cor for e na descrição do aviso, o IPMA coloca períodos de chuva forte ou aguaceiros fortes que podem ser acompanhados por trovoadas, granizo e possibilidade de fenómenos extremos de vento, ora se vemos o aviso para a precipitação e não lemos a descrição do aviso pode passar ao lado a informação que existe possibilidade extremo de vento que pode ser um tornado, downburst, etc, trovoadas e granizo.
Também acho muito mais importante os avisos com texto e, se possível, discriminados por regiões ( mesmo dentro do distrito) para não ocorrer o fato de colocarem um aviso a abranger todo o distrito, mas na realidade apenas quererem considerar a parte ocidental ou oriental do mesmo por exemplo. Se puderem, dentro do mesmo distrito, colocar côres e respetiva descrição em texto consoante a gravidade da previsão, seria óptimo, um sistema como a AEMET era bem vindo. Por último, para terminar a conversa, pelo menos da minha parte, e se alguém do IPMA vier ler este tópico ( acredito que sim) que não tome os posts colocados como algum "ataque", mas sim como sugestões (que foram dadas várias e perfeitamente válidas) para que o seu serviço seja melhorado. Não está em causa a competência de quem lá trabalha, que certamente saberá muito mais que qualquer um de nós aqui no fórum, o seu serviço/trabalho possivelmente também sofre muito com o orçamento disponível, não fosse o nosso País pouco interessado e até algo "analfabeto" relativamente à meteorologia.
Certo, deixou de ser 15 mm e passou a ser 12. Isso é um grande corte? Por outro lado, puseram mais precipitação numa cut-off no dia 25. Seja como for, estamos em altura de nowcasting e não de modelagem. É que o evento está a ocorrer literalmente agora.