A poeira deve ser facilmente visível mesmo após o desaparecimento da nebulosidade (depois do dia 22).
Mais um não sei bem... Os últimos invernos foram bem mais secos que este pela região. Foi também dos poucos em que, pelo menos num mês, choveu mais do que o normal (fevereiro) e ainda deverá cair mais um bocadinho/bocado no dia 25. Neste momento a precipitação total do ano hidrológico ronda os 80% do valor médio, o que é bastante bom tendo em conta o historial dos últimos anos e é um valor totalmente recuperável. Se ocorrer um padrão semelhante a 2011, 2016 ou 2020 agora na próxima primavera (2018 parece-me improvável tendo em conta a sinóptica atual), este valor em falta será recuperado.
O valor de dezembro é enganador, porque ocorreu um valor diário de quase 50 mm no dia 30 de novembro, que com os métodos antigos do IPMA de contar os valores depois das 9 da manhã no dia seguinte até teriam contado em dezembro. E de qualquer modo, dezembro e janeiro são, juntamente com os irrelevantes meses de julho e agosto, os únicos que têm precipitação abaixo da média no ano inteiro, mesmo o de fevereiro já ultrapassou o valor normal, e o inverno ainda não acabou. Desde 1 de março do ano passado, em menos de 1 ano portanto, a quantidade de precipitação acumulada em Faro é de 600,4 mm, bem superior ao valor médio anual.
Boas, Dados estação meteorológica da central termoelétrica pego ( Abrantes ) Ontem descobri que existe uma estação Meteorológica perto da NAC.118 mesmo á entrada para a Central. No entanto não consigo ver na NET, que exista aceso aos dados da mesma. Alguém sabes se os dados são públicos ?
Podem explicar porque as imagens de satélite do fórum já não são atualizadas à dois anos? Enviado do meu SM-A510F através do Tapatalk
A última imagem de satélite do fórum data de 4 de junho de 2019, portanto já a caminho dos dois anos... https://www.meteopt.com/observacao/satelite
Penso que devia ter sido algum protocolo com a Eumetsat(?) que entretanto expirou e que atualmente já não existirá por razões burocráticas... acho eu, mas o staff deverá saber melhor do que eu, talvez eles te esclareçam essa dúvida
Nas últimas atualizações, os modelos andaram a adicionar bastante precipitação no Sul e no Interior. Será que acontecerá o oposto do que aconteceu com a Karim, na região?