Para ocorrer uma onda de frio basta que as mínimas estejam 5°C (ou mais) abaixo do normal durante 6 ou mais dias consecutivos. Tens o exemplo da onda de frio que ocorreu em fevereiro de 2012 no sul do país. Ao mesmo tempo que as mínimas eram muito baixas, as máximas ultrapassaram largamente os 20°C, resultando em amplitudes térmicas muito elevadas. Ou seja, ao mesmo tempo que ocorreu uma onda de frio também se verificou a ocorrência de uma onda de calor.
mas mesmo o tipo de frio parece diferente? Antigamente instalava-se com muito vento, tenho essa sensação...(?) o frio sentia-se mais no ar mesmo durante o dia. Estaria associado à corrente de jacto a passar aqui em cima? Parece me diferente deste frio dos anos mais recentes.
Muito interessante....pena faltar tanto tempo... Quer dizer, 126 horas não é assim tanto, o problema é que outros modelos não concordam lá muito bem, pelo menos para já ...
interessante e se o anticiclone se estendesse até a Escandinávia c0m mais vigor éra muito interessante :-)
Sim melhorou bastante apartir das 144 aqule iso -4 percorre o pais até ao algarve , antes desfazia-se até mais ou menos á latitude de Coimbra .
Sim t mas falta precipitação nesta saída. O que parece certo é que Espanha vai ter um nevão histórico. Vamos ver como se porta o modelo europeu e os restantes modelos. Na última saída teve melhor em termos de precipitação mas isto ainda muito incerto. Começa a ser tendência é ter cota quase 0 em Portugal continental entre 9/10 agora se existe precipitação ou não é outra questão.
Antecipando já o que vai ser o futuro próximo aqui neste tópico, peço a todos para terem muita calma e não descambarem em posts inutillo-desesperado-eufóricos. Muitas flutuações, tira frio, põe frio, põe chuva, tira chuva, mais à esquerda, mais à direita vão acontecer nas próximas saídas dos modelos. Nem para daqui a 3 dias a situação está claramente definida, quanto mais para o possível evento de 9-10. Arrisco mesmo a dizer que a situação é tão complexa a todos os níveis, que mesmo no próprio dia, modelos vão falhar. Uns escassos quilómetros ao lado, e tudo será diferente. Para já, o potencial está lá. Quanto ao resto, muita calma nessa hora!
O melhor mesmo é manter as expectativas baixas, para não acabar em desilusão, preferia ser apanhado de surpresa, mas duvido.
Europeu a ir atrás do que gfs prévia e infelizmente praticamente a sentenciar o que seria um evento muito bom para neve neste momento apenas ukmo deixa uma janela aberta para que a depressão se desloque mais para oeste afectando assim o nosso país
Nada de atirararmos a toalha ao chão, mas era sabido que a nossa posição geográfica não favorece nada o cenário que todos idealizamos Aproveitemos o frio (e as geadas) , que já é muito bom
No Litoral Norte já estou a ver o filme habitual : possibilidade de neve a cota quase zero e nada de precipitação . Algo habitual , quase todos os anos temos em algum período hipótese de neve a cota 0 ou quase , mas a precipitação anda longe . Não é por falta de frio instalado que no Litoral Norte a cotas muito baixas só cai neve ( com acumulação que se veja ) quando o rei faz anos.