Seguimento Meteorológico Livre - 2021



Davidmpb

Super Célula
Registo
7 Jul 2014
Mensagens
5,584
Local
Portalegre( 600m)/ Fundão
dia de amanhã com instabilidade maior que hoje e em mais partes do país, o que o ipma faz? deixa tudo verde.... vai meter os avisos amanhã em cima da hora como sempre neste tipo de eventos de trovoadas......
13 distritos com aviso laranja devido a aguaceiros fortes e trovoada.
 

Agreste

Furacão
Registo
29 Out 2007
Mensagens
10,032
Local
Terra
serra morena, Andaluzia, extremadura, alentejo... as primeiras trovoadas.

no norte e centro... mais por volta das 14.

infelizmente as condições são excelentes.
 
  • Gosto
Reactions: joselamego

SpiderVV

Moderação
Registo
26 Ago 2010
Mensagens
8,659
Local
Portalegre (400m)
Comunicado IPMA sobre o tempo adverso:

Assunto: Condições meteorológicas adversas sobre Portugal Continental
Até dia 16 de junho, o estado do tempo em Portugal continental vai ser influenciado por uma depressão fria nos níveis altos da atmosfera, associada nos níveis baixos, a um vale invertido que vai desde o norte de África até à Península Ibérica, e que transporta sobre o território, uma massa de ar com características tropicais.

Assim, prevê-se para os próximos dias, uma situação de instabilidade potencialmente severa, especialmente sobre as regiões Norte, Centro e Alto Alentejo, onde localmente ocorrerão aguaceiros fortes, de granizo e acompanhados de trovoadas e rajadas fortes. Esta situação deverá originar, sempre que possível (dada a incerteza na localização da instabilidade e a sua severidade), a emissão atempada de avisos meteorológicos de Precipitação e/ou Trovoadas de nível Amarelo, mais prováveis durante as tardes e até final dos dias, ou, eventualmente Laranja, se o acompanhamento da situação meteorológica com recurso aos meios de nowcasting disponíveis, assim o impuser.

https://www.ipma.pt/pt/otempo/comunicados/index.jsp
 

TxMxR

Cumulus
Registo
22 Jun 2018
Mensagens
162
Local
Viseu
Tendo em conta o tempo que se tem feito (e vai fazer) sentir nestes dias, penso que não custava nada o IPMA ser um bocado mais preciso com os avisos deles.. já enjoa um bocado o "lençol" laranja do costume sem mais informação nenhuma..

Na página do estofex hoje não publicaram nada.. não sei se por ser fim de semana, se por acharem que de facto não vai haver tempo extremo, resta esperar para ver..
 

TxMxR

Cumulus
Registo
22 Jun 2018
Mensagens
162
Local
Viseu
Ainda há tempo.

Sim, tempo há sempre, mas por norma fazem o aviso no dia anterior quando é expectável alguma ocorrência mais significativa.. É certo que nestes eventos é impossível saber o quê, onde, e quando com alguma certeza, mas gosto sempre de ver as análises de quem percebe MUITO mais do que eu.

Já tive a minha dose ontem. Entre estores desfeitos, telhas partidas, carros amassados e água dentro de casa... já tive animação que chegue para 10 anos.
 

"Charneca" Mundial

Super Célula
Registo
28 Nov 2018
Mensagens
5,016
Local
Corroios (cota 26); Aroeira (cota 59)
E qd se pensava que era altura de vir o calor, o que temos pela frente será dias bem fresquinhos fazendo com que a anomalia negativa no litoral oeste ainda seja mais vincada
Para mim está ótimo, tendo em conta que ainda vou ter de me estafar mais umas três semanas devido ao meu trabalho e aos atrasos que ocorreram durante os confinamentos. A última semana para mim foi bastante má devido ao calor, portanto ainda bem que não vêm 30°C durante 25 dias seguidos... :D
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,393
Local
Olhão (24 m)
Para mim está ótimo, tendo em conta que ainda vou ter de me estafar mais umas três semanas devido ao meu trabalho e aos atrasos que ocorreram durante os confinamentos. A última semana para mim foi bastante má devido ao calor, portanto ainda bem que não vêm 30°C durante 25 dias seguidos... :D

Para quem anda de carro todo o dia, mete água por cima e não sai nada por baixo. :huhlmao:
 

RedeMeteo

Nimbostratus
Registo
13 Nov 2017
Mensagens
1,128
Local
Serpa
De facto o tempo quente e estável está difícil de chegar este ano... o anti ciclone nao consegue ficar fixo sobre o nosso país
 
  • Gosto
Reactions: joselamego