Seguimento Meteorológico Livre - 2021

Tópico em 'Seguimento Meteorológico' iniciado por SpiderVV 1 Jan 2021 às 11:00.

1. RedeMeteo

RedeMeteo
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    13 Nov 2017
    Local:
    Serpa
    E nao estou a falar de há muitos anos atrás mas sim há volta de 15 anos quando a zona era mais habitada

Collapse Signature Expandir Assinatura
    joselamego gostou disto.
  2. Santofsky

Santofsky
    Expand Collapse
    Cumulus

Registo:
    10 Nov 2020
    Local:
    Portugal
    Parece que afinal a montanha pariu um rato... o dia de hoje tanto prometia que as trovoadas acabaram por morrer cedo ou mesmo por nem sequer dar sinal de vida... Veremos o dia de amanhã...
    Quanto às temperaturas e para aqueles que detestam o calor... Há boas notícias, por isso animem-se!!! A partir de amanhã os 30°C irão gozar um período de férias que se irá prolongar pelo menos até ao São João. Animem-se, podem voltar a acender as lareiras. :malandro: :lol:

3. RedeMeteo

RedeMeteo
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    13 Nov 2017
    Local:
    Serpa
    Na ultima saída do ECMWF a dorsal Áfricana já nao sobe no fim do mês e vem de novo uma cutt off :facepalm:

Cesar e joselamego gostaram disto.
  4. belem

belem
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    10 Out 2007
    Local:
    Sintra/Carcavelos/Óbidos
    Muito interessante, tal relato (e também o do Alto Douro).
    No nosso país, também existem casos documentados de oliveiras queimadas pelo calor, e para que se tenha noção, normalmente tal começa a acontecer só a partir dos 48 graus.
    Lembro-me de ler artigos que indicavam que certas zonas do Alto Douro e Vale do Guadiana, era consideradas perigosas para ser visitadas no verão, sobretudo nas horas máximas de calor.
    No caso do Guadiana era referente a zonas de observação de aves (em zonas mais declivosas) e no caso do Alto Douro, era referente à observação das gravuras rupestres, nas zonas baixas junto ao Côa.

#1384 belem, 16 Jun 2021 às 20:58
    Última edição: 16 Jun 2021 às 21:27
  5. joralentejano

joralentejano
    Expand Collapse
    Super Célula

Registo:
    21 Set 2015
    Local:
    Arronches (272m) | Leiria
    Na onda de calor de agosto de 2018, houve imensas árvores a largar folhas como se já estivéssemos outono e no meu quintal, algumas plantas secaram-se por completo, mesmo regadas. Penso que estas situações revelam o impacto que uma onda de calor desse calibre tem, tanto na flora como também noutros aspetos. Temperaturas superiores a 40ºC não são brincadeira nenhuma e com duração de 1 semana, como foi o caso, ainda pior.

6. Santofsky

Santofsky
    Expand Collapse
    Cumulus

Registo:
    10 Nov 2020
    Local:
    Portugal
    Já viram aquele enorme SCM no interior de Espanha? E aqui nós no nosso miserável retângulo a ver navios. :facepalm:
    Se a inveja matasse...

joselamego gostou disto.
  7. Albifriorento

Albifriorento
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    4 Dez 2010
    Local:
    Castelo Branco
    Eu que não tenho AC, já cheguei numa onda de calor, com 3 ou 4 dias consecutivos com temperaturas a rondar os 40ºC de dia, a deitar-me na cama e até esta estava demasiado quente.

Pior, afecta-me o calor afecta-me o sono. O ano passado, que nem sequer tivemos temperaturas de 40ºC, andava a dormir 4 miseras horas por dia.

8. Davidmpb

Davidmpb
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    7 Jul 2014
    Local:
    Portalegre( 600m)/ Fundão
    O ano passado tivemos praticamente o mês de julho todo acima dos 35°c, espero que não se repita de todo este ano.

9. comentador

comentador
    Expand Collapse
    Cumulus

Registo:
    2 Out 2012
    Local:
    Évora
    Bem, daqui para a frente o Casaco pela manhã vai apetecer.

meteo, "Charneca" Mundial e joselamego gostaram disto.
  10. TxMxR

TxMxR
    Expand Collapse
    Cumulus

Registo:
    22 Jun 2018
    Local:
    Viseu
    Se a inveja matasse, estavam eles todos mortos, que por esta hora só devem querer é descanso, digo eu.. :p

11. Cesar

Cesar
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    21 Nov 2016
    Local:
    Aguiar da Beira
    Verifiquei que as descargas no interior da Peninsula Ibérica fazem lembrar uma fila de gente em Indiana.

"Charneca" Mundial, joselamego e TxMxR gostaram disto.
  12. Norther

Norther
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    25 Nov 2010
    Local:
    Tortosendo 600m Encosta sul Serra da Estrela

Estive a uns 5 anos na foz do Côa, fui visitar a herdade que fica mais a cima e fomos ver as gravuras, e digo que estavam mais de 40°C, a senhora que nos acompanhou disse que já se registaram temperaturas na ordem dos 45°C, a frente de uma fila de videiras tinham um pistacheiro, nunca tinha visto.

belem, "Charneca" Mundial e joselamego gostaram disto.
  13. RStorm

RStorm
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    11 Dez 2017
    Local:
    Montijo (18 m)
    Desconhecia tal teoria, eu sempre julguei que o líder fosse o distrito de Bragança :intrigante:
    De qualquer das maneiras, recordo-me que a região sul costumava ter muita instabilidade no período Setembro-Dezembro, portanto até acredito que esteja correta, embora já possa andar fugida aos verdadeiros padrões ;)

joselamego e "Charneca" Mundial gostaram disto.
  14. joralentejano

joralentejano
    Expand Collapse
    Super Célula

Registo:
    21 Set 2015
    Local:
    Arronches (272m) | Leiria
    Atualmente as regiões do interior Norte e Centro até podem ser as que têm mais nº de dias com trovoadas porque, tal como referido, as regiões mais a sul têm cada vez menos instabilidade, mas em tempos atrás não era bem assim. Esse facto confirma-se porque já me contaram várias histórias de trovoadas que ocorriam há muitos anos com mais frequência e que na minha zona até cheias históricas causaram. Eu ainda presenciei grande cheias geradas por trovoadas quando era mais novo, mas há muitos anos que não acontece.
    As trovoadas no interior Norte e Centro são em maior número do que noutras regiões no verão, mas tal como referiste, a região sul no período do outono e também da primavera tinha muitos dias de instabilidade devido ás cut-offs e essas situações também são cada vez mais raras, o que faz com que o nº de dias com trovoada reduza de forma significativa.
    Só para se ter uma ideia deixo este mapa, retirado de um trabalho interessante sobre descargas elétricas, da distribuição espacial da densidade média de DEA entre 2003 e 2009:

Fonte

Trovoadas marcantes para mim, sempre vieram dos lados de Badajoz/Elvas e Campo Maior, bem como do restante interior alentejano e este mapa vem confirmar bem o potencial dessas regiões.

15. microcris

microcris
    Expand Collapse
    Cirrus

Registo:
    11 Set 2017
    Local:
    Arouca / Gafanha da Nazaré
    O nosso litoral é mesmo muito fraquinho em trovoadas

joselamego gostou disto.

Partilhar esta Página