Seguimento Meteorológico Livre - 2021



Santofsky

Cumulus
Registo
10 Nov 2020
Mensagens
375
Local
Portugal
Não quero estar sempre a cismar a mesma coisa e a bater na mesma tecla, mas... as últimas saídas do GFS são cada uma piores do que a outra. Até a entrada fria marítima que estava prevista para o início da última década já foi ao ar como eu suspeitava... Começo a ter cada vez mais a certeza de que o frio irá fechar definitivamente o tasco a partir de sexta e para o resto do mês, isto na melhor das hipóteses... Ou seja na segunda quinzena iremos ter novamente aquele regime secante de rios atmosféricos e entradas quentes que só dão chuviscos e humidade com fartura que não dão pica nenhuma e que só favorecerá o litoral norte... :angry::angry::angry: Resumindo e concluindo: na segunda quinzena de janeiro voltaremos exatamente ao mesmo padrão que predominou em dezembro... Mas afinal é o normal cá pelo nosso burgo. Anormal foi a primeira quinzena do mês, com temperaturas negativas bem vincadas que já não se viam pelo menos desde o inverno 2017/18... E é pena que eventos destes sejam cada vez mais uma raridade!!!
 
  • Gosto
Reactions: ZéCa e joselamego

trovoadas

Cumulonimbus
Registo
3 Out 2009
Mensagens
3,190
Local
loule-caldeirao
Se tudo correr bem teremos chuva significativa apenas na próxima Quarta-feira 20 (é provável que vá sendo retirada a sul). Este padrão de Inverno já não impressiona ninguém é o novo normal por aqui. Com a tendência de subida da dorsal que vai sendo mostrada esperem sentados pela chuva e pelo frio! Já só espero que Fevereiro seja mais húmido do que tem sido nos últimos anos.
 

Santofsky

Cumulus
Registo
10 Nov 2020
Mensagens
375
Local
Portugal
Se tudo correr bem teremos chuva significativa apenas na próxima Quarta-feira 20 (é provável que vá sendo retirada a sul). Este padrão de Inverno já não impressiona ninguém é o novo normal por aqui. Com a tendência de subida da dorsal que vai sendo mostrada esperem sentados pela chuva e pelo frio! Já só espero que Fevereiro seja mais húmido do que tem sido nos últimos anos.

É exatamente isso mesmo que as últimas saídas do GFS vêm mostrando, uma tendência de subida da dorsal africana, run após run, e o consequente regresso do regime de rios atmosféricos que não dão pica nenhuma, só trazem chuviscos e humidade abafada com fartura!!! Só o litoral norte é que será favorecido como sempre, com mais chuva!!! E o frio a afastar-se cada vez mais para norte, a ISO 0 mal nos toca nas próximas 384 horas!!! É o que eu tenho vindo a dizer aqui no fórum, a meu ver o pior do frio já passou, já não espero nada de especial no que diz respeito ao frio neste inverno. E o mês de fevereiro ou muito me engano ou será na mesma linhagem dos anteriores com a já habitual primavera antecipada, muito quente e seco e com temperaturas a passar dos 20°C em todo o país!!! Mas enfim é o novo normal, já estamos habituados!!!
 
  • Gosto
Reactions: joselamego

frederico

Furacão
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
10,319
Local
Porto
Nos ultimos 15 anos no Algarve houve inumeras Primaveras com o dobro ou mais da precipitacao media. Dar ja tudo por perdido e um exagero. Em 2018 a meio de Fevereiro o padrao virou e veio uma valente onda de frio e uma Primavera chuvosa. Alem disso NAO positivo as vezes nem e sinonimo de seca, basta haver uma ou outra cut-off, como sucedeu em Abril de 2008. O padrao agora e este, Inverno seco, Primavera chuvosa.
 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,916
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Espanta-me ouvir tanta queixa, principalmente depois da melhor primeira metade de inverno em muitos anos e do melhor evento de neve a cotas baixas da década...

Penso que isso se deve ao facto de não ter calhado em todos os "quintais" o que é perfeitamente normal, assim como é normal chover mais nuns sítios que outros.Outra situaçao normal é as temperaturas subirem um pouco nos próximos dias.O que já não é muito normal é estar nesta altura a "sentenciar" o resto do Inverno, quando ainda falta tanto para acabar e podem perfeitamente vir bons eventos, é aguardar e no fim faz-se um balanço.
 

N_Fig

Cumulonimbus
Registo
29 Jun 2009
Mensagens
3,909
Local
Figueira da Foz
Na última saída das 6 o GFS mete a ISO 10 a roçar praticamente todo o país para o final da próxima semana. Eis, portanto, o regresso à "normalidade"!!!
Com precipitação é "normal", e eu acho aceitável, especialmente quando já tivemos frio e alguma neve este mês. Algo como o fevereiro do ano passado que foi quente e seco é que é perfeitamente escusado
 

Santofsky

Cumulus
Registo
10 Nov 2020
Mensagens
375
Local
Portugal
Com precipitação é "normal", e eu acho aceitável, especialmente quando já tivemos frio e alguma neve este mês. Algo como o fevereiro do ano passado que foi quente e seco é que é perfeitamente escusado

Gostava de estar enganado, mas tenho o feeling de que fevereiro será praticamente na mesma linhagem dos de 2019 e 2020, com a já habitual primavera antecipada...
 
  • Gosto
Reactions: joselamego