Seguimento Meteorológico Livre - 2021

RStorm

Cumulonimbus
Registo
11 Dez 2017
Mensagens
2,396
Local
Montijo (18 m)
Isto não são normais, são os dados reais dos últimos dias na estação, peço desculpa se não me expliquei bem, as normais do @joralentejano são as corretas, as que o IPMA usa
Eu é que peço desculpa, não tinha reparado nas datas do lado esquerdo :o
 


"Charneca" Mundial

Super Célula
Registo
28 Nov 2018
Mensagens
5,015
Local
Corroios (cota 26); Aroeira (cota 59)
@RStorm Queria relembrar que os dados climatológicos das estações do IPMA estão todos aqui: ;)
https://www.meteopt.com/forum/topic...opt-com-base-nos-dados-do-ipma.10281/pagina-2

Tinha ideia que a Margem Sul fosse uma zona algo seca, mas também não pensei que tivesse valores tão baixos. A média anual é praticamente a mesma de Elvas, que é uma das zonas mais secas do continente, mas está no extremo interior.
Os valores na realidade não me surpreendem. De facto, a Península de Setúbal é incrivelmente diversa ao nível do clima e muitas vezes ignorada. Faço uma comparação entre os dados da precipitação na minha zona (dados interpolados com um grau de fiabilidade de 95%) e os dados de precipitação do Montijo, apresentados nos documentos ou páginas anteriores: :rain:

Mês - Charneca de Caparica/Montijo
Janeiro - 102 mm/71 mm
Fevereiro - 91,7 mm/55 mm
Março - 53,7 mm/35,8 mm
Abril - 82,2 mm/51,8 mm
Maio - 41 mm/44,3 mm
Junho - 11,9 mm/15,2 mm
Julho - 0,9 mm/3,2 mm
Agosto - 4,3 mm/3,8 mm
Setembro - 17 mm/24,6 mm
Outubro - 66,2 mm/57,3 mm
Novembro - 113,1 mm/81,6 mm
Dezembro - 125,2 mm/97,1 mm
Anual - 709,2 mm/540,7 mm

Façam as vossas conclusões e tenham em atenção que a minha zona nem é sequer das mais chuvosas da região! :surprise:
 

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,416
Local
Arronches / Lisboa
@RStorm Queria relembrar que os dados climatológicos das estações do IPMA estão todos aqui: ;)
https://www.meteopt.com/forum/topic...opt-com-base-nos-dados-do-ipma.10281/pagina-2


Os valores na realidade não me surpreendem. De facto, a Península de Setúbal é incrivelmente diversa ao nível do clima e muitas vezes ignorada. Faço uma comparação entre os dados da precipitação na minha zona (dados interpolados com um grau de fiabilidade de 95%) e os dados de precipitação do Montijo, apresentados nos documentos ou páginas anteriores: :rain:

Mês - Charneca de Caparica/Montijo
Janeiro - 102 mm/71 mm
Fevereiro - 91,7 mm/55 mm
Março - 53,7 mm/35,8 mm
Abril - 82,2 mm/51,8 mm
Maio - 41 mm/44,3 mm
Junho - 11,9 mm/15,2 mm
Julho - 0,9 mm/3,2 mm
Agosto - 4,3 mm/3,8 mm
Setembro - 17 mm/24,6 mm
Outubro - 66,2 mm/57,3 mm
Novembro - 113,1 mm/81,6 mm
Dezembro - 125,2 mm/97,1 mm
Anual - 709,2 mm/540,7 mm

Façam as vossas conclusões e tenham em atenção que a minha zona nem é sequer das mais chuvosas da região! :surprise:
A zona da Arrábida é claramente a mais chuvosa da Península de Setúbal. Aliás, onde haja serras já se sabe sempre qual a zona mais chuvosa da região. :p
Este mapa é do SNIRH, ou seja, dividido pelas bacias hidrográficas, mas as cores são bastante percetíveis e nota-se claramente que a zona envolvente do Estuário do Tejo tem valores idênticos aos de grande parte do interior alentejano ou da região sul.
U8kpm9G.gif
 

N_Fig

Cumulonimbus
Registo
29 Jun 2009
Mensagens
3,909
Local
Figueira da Foz
A zona da Arrábida é claramente a mais chuvosa da Península de Setúbal. Aliás, onde haja serras já se sabe sempre qual a zona mais chuvosa da região. :p
Este mapa é do SNIRH, ou seja, dividido pelas bacias hidrográficas, mas as cores são bastante percetíveis e nota-se claramente que a zona envolvente do Estuário do Tejo tem valores idênticos aos de grande parte do interior alentejano ou da região sul.
U8kpm9G.gif
O mapa do IPMA (e da AEMET) é semelhante:
1R1lRTE.png
 

Luis Martins

Cumulus
Registo
25 Mai 2019
Mensagens
137
Local
Quinta da Marialva - Corroios
As zonas baixas da peninsula de Setubal pouca chuva recebem . A zona da Quinta do Conde e Fernao Ferro , pouco chove , mesmo no Inverno . Tanta vez saio de Lisboa com chuva e passando Corroios a chuva parece que se esfuma. Há zonas baixas na margem sul que só não tem uma vegetação mais pobre devido aos nevoeiros e fortes orvalhos durantes as madrugadas , que ocorrem mesmo até no Verão.Isto já para não falar do forno que é a Quinta do Conde no Verão.
 

RStorm

Cumulonimbus
Registo
11 Dez 2017
Mensagens
2,396
Local
Montijo (18 m)
@RStorm Queria relembrar que os dados climatológicos das estações do IPMA estão todos aqui: ;)
https://www.meteopt.com/forum/topic...opt-com-base-nos-dados-do-ipma.10281/pagina-2
Obrigado :thumbsup:

Os valores na realidade não me surpreendem. De facto, a Península de Setúbal é incrivelmente diversa ao nível do clima e muitas vezes ignorada. Faço uma comparação entre os dados da precipitação na minha zona (dados interpolados com um grau de fiabilidade de 95%) e os dados de precipitação do Montijo, apresentados nos documentos ou páginas anteriores: :rain:

Mês - Charneca de Caparica/Montijo
Janeiro - 102 mm/71 mm
Fevereiro - 91,7 mm/55 mm
Março - 53,7 mm/35,8 mm
Abril - 82,2 mm/51,8 mm
Maio - 41 mm/44,3 mm
Junho - 11,9 mm/15,2 mm
Julho - 0,9 mm/3,2 mm
Agosto - 4,3 mm/3,8 mm
Setembro - 17 mm/24,6 mm
Outubro - 66,2 mm/57,3 mm
Novembro - 113,1 mm/81,6 mm
Dezembro - 125,2 mm/97,1 mm
Anual - 709,2 mm/540,7 mm

Façam as vossas conclusões e tenham em atenção que a minha zona nem é sequer das mais chuvosas da região! :surprise:
Eu sei que a Península de Setúbal é muito diversificada e acredito que estes dados sejam os oficiais, mas acho os valores um pouco baixos, principalmente aqueles 35,8 mm em Março :unsure: Mas pronto, o mapa que o @joralentejano apresentou só mostra que afinal eu estava enganado.

De qualquer das maneiras, essa comparação que fizeste com a Charneca só está a mostrar a "teoria" que eu deduzo há já algum tempo, de que esta zona é mais beneficiada e favorável com as depressões cut-off, ao contrário de ti que estás mais exposto com a atividade das frentes.
Se reparares, os valores por aqui apresentam-se mais elevados na época estival quando comparados com os teus, exatamente o oposto com o que acontece no inverno :intrigante:
 
Última edição:

almeida96

Cumulus
Registo
9 Fev 2020
Mensagens
167
Local
Algueirão - Sintra (194 m)
Obrigado :thumbsup:


Eu sei que a Península de Setúbal é muito diversificada e acredito que estes dados sejam os oficiais, mas acho os valores um pouco baixos, principalmente aqueles 35,8 mm em Março :unsure: Mas pronto, o mapa que o @joralentejano apresentou só mostra que afinal eu estava enganado.

De qualquer das maneiras, essa comparação que fizeste com a Charneca só está a mostrar a "teoria" que eu deduzo há já algum tempo, de que esta zona é mais beneficiada e favorável com as depressões cut-off, ao contrário de ti que estás mais exposto com a atividade das frentes.
Se reparares, os valores por aqui apresentam-se mais elevados na época estival quando comparados com os teus, exatamente o oposto com o que acontece no inverno :intrigante:

O valor de Março não me parece estranho, uma vez que na normal 71-00 perdeu muita precipitação, que tem voltado a ganhar nos últimos anos em parte.

Ainda relativo a médias 71-00 na Península de Setúbal, eis aqui os dados de estações do SNIRH:

Alcochete: 516,2 mm (altitude: 13 m) - precipitação de Março: 34,6 mm
Canha: 701,6 mm (52 m)
Vila Nogueira de Azeitão: 729,4 mm (126 m)
Águas de Moura: 665,4 mm (17 m)
 

N_Fig

Cumulonimbus
Registo
29 Jun 2009
Mensagens
3,909
Local
Figueira da Foz
O valor 71-00 de março é excessivamente baixo, em todas as outras normais é mais alto, até mesmo nas mais recentes em que a precipitação anual desceu. Se considerarmos o período todo para o qual o IPMA disponibilizou dados, 1931-2020, o valor médio nacional de março é de quase 100 mm e é apenas ligeiramente inferior ao de fevereiro
 

N_Fig

Cumulonimbus
Registo
29 Jun 2009
Mensagens
3,909
Local
Figueira da Foz
É curioso, que as médias de precipitação, são mais altas em Abril e Maio do que Março.
É uma anomalia, não representa lá muito a realidade climática do nosso país, deve-se apenas a marços muito secos nas décadas de 80 e 90. Pegando no período inteiro 1931-2020 teríamos:
jan - 124 mm
fev - 99,7 mm
mar - 98,3 mm
abr - 77,2 mm
mai - 64 mm
jun - 30,5 mm
jul - 10,7 mm
ago - 12,5 mm
set - 41,9 mm
out - 95,8 mm
nov - 116,3 mm
dez - 127,7 mm
Usando um período mais longo de 90 anos em vez de "só" 30, essas variações desaparecem e temos um máximo em dezembro e um mínimo em julho, e não há esses casos de "sobe num mês, desce no seguinte, depois volta a subir"
 

N_Fig

Cumulonimbus
Registo
29 Jun 2009
Mensagens
3,909
Local
Figueira da Foz
Exato, também já tivemos Marços bem chuvosos recentemente, como em 2013 e 2018.
Sim, mas esses também não foram exatamente normais... Não me levem a mal, como meteo-louco eu gostei bastante desses dois marços, mas não é expectável que chova nem metade do que choveu nesses meses num março "normal"
 

Davidmpb

Super Célula
Registo
7 Jul 2014
Mensagens
5,583
Local
Portalegre( 600m)/ Fundão
Sim, mas esses também não foram exatamente normais... Não me levem a mal, como meteo-louco eu gostei bastante desses dois marços, mas não é expectável que chova nem metade do que choveu nesses meses num março "normal"
Mas em 2018, estávamos a atravessar uma grave seca, devido ao ano muito seco de 2017, para além do inverno estar a ser seco também, portanto, foi excelente ter chovido o que choveu nesse mês, o que choveu nesse ano em Março e Abril foi a " salvação" para o verão.