Seguimento Meteorológico Livre - 2021

RedeMeteo

Nimbostratus
Registo
13 Nov 2017
Mensagens
1,128
Local
Serpa
O ECMWF está excelente com muita chuva a partir de domingo mas o GFS está totalmente diferente com tempo seco sem fim :(
 


"Charneca" Mundial

Super Célula
Registo
28 Nov 2018
Mensagens
5,048
Local
Corroios (cota 26); Aroeira (cota 59)
O ECMWF está excelente com muita chuva a partir de domingo mas o GFS está totalmente diferente com tempo seco sem fim
Os ensembles do ECMWF estão fantásticos para a última semana, já o GFS está nas lonas, e a saída operacional do ECMWF está muito desfasada da média do ensemble. Veremos como a coisa evolui, as previsões estão interessantes! :pray: :rain:
 

Santofsky

Cumulus
Registo
10 Nov 2020
Mensagens
375
Local
Portugal
A propósito destes primeiros dias primaveris do ano, nota-se de facto já algumas pessoas nas ruas de... calções e t-shirt :facepalm: como se fosse verão, quando estamos em pleno fevereiro e, por conseguinte, ainda dentro do inverno meteorológico. Vêm logo um ou dois dias mais quentes e essas pessoas começam a andar todas "descascadas", nesta altura é sempre assim. O contrário verifica-se quando termina o verão e começa o outono (às vezes ainda dentro do mês de agosto), em que vêm um ou dois dias mais frescos (mas com temperaturas claramente mais altas do que, por exemplo, por estes dias de fevereiro) e... agasalham-se de tal maneira que faz parecer que já estamos no inverno. :facepalm:
Realmente não se percebe a cultura destas pessoas. E depois admiram-se de apanharem as gripes, e agora ainda para mais em tempo de pandemia da Covid-19... :huh:
 
  • Gosto
Reactions: joselamego

TiagoLC

Super Célula
Registo
15 Jul 2015
Mensagens
7,338
Local
Carnaxide, Oeiras
A propósito destes primeiros dias primaveris do ano, nota-se de facto já algumas pessoas nas ruas de... calções e t-shirt :facepalm: como se fosse verão, quando estamos em pleno fevereiro e, por conseguinte, ainda dentro do inverno meteorológico. Vêm logo um ou dois dias mais quentes e começam a andar todos "descascados", nesta altura é sempre assim. O contrário verifica-se quando termina o verão e começa o outono (às vezes ainda dentro do mês de agosto), em que vêm um ou dois mais frescos (mas com temperaturas claramente mais altas do que, por exemplo, por estes dias de fevereiro) e... agasalham-se de tal maneira que faz parecer que já estamos no inverno. :facepalm:
Realmente não se percebe a cultura destas pessoas. E depois admiram-se de apanharem as gripes, e agora ainda para mais em tempo de pandemia da Covid-19... :huh:
Bem...tu és chatinho. De que forma é que o vestuário de pessoas alheias te prejudica?
Há pessoas mais calorentas e outras mais friorentas. Conheço pessoas que se sentem bem só com um casaco no inverno, outras que já precisam de um casacão. Há algum problema nisso ou isso é tudo azia porque está bom tempo?
 

Santofsky

Cumulus
Registo
10 Nov 2020
Mensagens
375
Local
Portugal
Bem...tu és chatinho. De que forma é que o vestuário de pessoas alheias te prejudica?
Há pessoas mais calorentas e outras mais friorentas. Conheço pessoas que se sentem bem só com um casaco no inverno, outras que já precisam de um casacão. Há algum problema nisso ou isso é tudo azia porque está bom tempo?

Nada disso. Apenas me faz uma certa confusão na cabeça certas pessoas andarem descascadas nesta altura com temperaturas de 20°C e ao mesmo tempo em setembro/outubro andarem de casaco com temperaturas de 25°C.:rolleyes:
 

"Charneca" Mundial

Super Célula
Registo
28 Nov 2018
Mensagens
5,048
Local
Corroios (cota 26); Aroeira (cota 59)
Nada disso. Apenas me faz uma certa confusão na cabeça certas pessoas andarem descascadas nesta altura com temperaturas de 20°C e ao mesmo tempo em setembro/outubro andarem de casaco com temperaturas de 25°C.
Também tem a ver com a altura do ano, penso eu... Enquanto que no outono as pessoas estão com aquela "fisga" do outono e só querem é utilizar roupa de inverno (mesmo que ainda esteja calor), nesta altura do ano as pessoas já estão fartas de inverno e só querem é usar roupas de primavera, mais coloridas e leves. Lembro-me perfeitamente disso a acontecer em fevereiro de 2020 (embora tal diferença não tenha sido tão drástica como a que tem ocorrido agora, talvez porque o inverno não tenha sido tão rigoroso como o deste ano). :rolleyes:
 

N_Fig

Cumulonimbus
Registo
29 Jun 2009
Mensagens
3,910
Local
Figueira da Foz
Não acho que seja.

Invulgar é isto:

ficbDyw.png


archives-1973-1-2-12-0.png


archives-1972-2-20-12-0.png


É o mistério do frio inexistente :intrigante:
É comum teres ilhas dos Açores claramente mais frias que partes da Dinamarca durante o inverno? Se for, peço desculpa pela ignorância
Também acho esses extremos do IPMA esquisitos, tanto mais que nem sequer consigo encontrar a localização dessa terra na net...
 

rozzo

Moderação
Registo
11 Dez 2006
Mensagens
2,487
Local
Alcochete/Lisboa
Além do óbvio, que é cada pessoa ter tolerâncias diferentes a calor/frio, o próprio corpo se habitua às condições frias/quentes persistentes.

Os primeiros tempos com frio custam sempre mais a suportar, o organismo está habituado e "regulado" ao tempo quente. O mesmo se aplica no inverso.
Portanto, sim, é perfeitamente normal que as pessoas após um período frio, e se habituarem a ele, quando chegam os primeiros dias amenos, sintam um conforto enorme com pouca roupa, quase como se fosse verão. E que pelo mesmo motivo, com essas mesmas temperaturas amenas, mas sendo os primeiros dias "frescos" após um verão quente, necessitem de um agasalho.

Não é "pancada", é mesmo fisiológico.

Das várias vezes que estive de férias em locais de neve, sempre que regressava a PT, mesmo com algum frio, nada me parecia frio, já estava habituado a frio intenso desses locais.

Não vejo a estranheza, nem muito menos a embirração...
Refilar só por refilar... Enfim!
 

Jorge_scp

Nimbostratus
Registo
17 Fev 2009
Mensagens
1,255
Local
Casal do Rato (Odivelas)
Além do óbvio, que é cada pessoa ter tolerâncias diferentes a calor/frio, o próprio corpo se habitua às condições frias/quentes persistentes.

Os primeiros tempos com frio custam sempre mais a suportar, o organismo está habituado e "regulado" ao tempo quente. O mesmo se aplica no inverso.
Portanto, sim, é perfeitamente normal que as pessoas após um período frio, e se habituarem a ele, quando chegam os primeiros dias amenos, sintam um conforto enorme com pouca roupa, quase como se fosse verão. E que pelo mesmo motivo, com essas mesmas temperaturas amenas, mas sendo os primeiros dias "frescos" após um verão quente, necessitem de um agasalho.

Não é "pancada", é mesmo fisiológico.

Das várias vezes que estive de férias em locais de neve, sempre que regressava a PT, mesmo com algum frio, nada me parecia frio, já estava habituado a frio intenso desses locais.

Não vejo a estranheza, nem muito menos a embirração...
Refilar só por refilar... Enfim!

Sem dúvida! Experienciei algo parecido na primeira semana de Janeiro este ano, passei 3 dias na Serra da Estrela constantemente com temperaturas negativas (que foram até - 8), e quando cheguei da viagem a Sesimbra às 14h com 10 graus e saí do carro parecia que tinha chegado ao Brasil! Com os vizinhos a queixarem-se do "imenso frio". E sei que se não tivesse vindo de onde vinha também me queixaria...
 

N_Fig

Cumulonimbus
Registo
29 Jun 2009
Mensagens
3,910
Local
Figueira da Foz
Se for esse de São Jorge (e o IPMA diz que sim), nem aos 1000 m chega. Aliás, eu fui ver as 3 fichas que estão disponibilizadas para os Açores, e nem esses 24,3 ºC do maior valor da mínima batem certo com a ficha de Angra do Heroísmo, que tem um valor extremo completamente diferente, numa data diferente, e que é o mais baixo das 3 localidades... A mínima mais alta das Flores aliás é de 26,7 ºC, bem mais alta que o suposto extremo de todos os Açores