Seguimento Meteorológico Livre - 2021

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,202
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
E então o que acontecia historicamente nas (recorrentes) primaveras secas, morriam as plantas todas? Desculpa se pareço estar só a ser do contra, mas é que embora eu não negue que as primaveras estão mais secas e (especialmente) mais quentes que há umas décadas atrás, secas no Algarve/Alentejo não são exatamente novidade, e até tenho ideia de ver aqui algo sobre períodos ainda mais secos no século XIX (acho que foi o @frederico que falou nisso, ele que me corrija se estiver errado)

O défice de precipitação não é sinónimo de morte generalizada das plantas, mas que afecta muitas culturas isso é um facto. Historicamente, e falando apenas do Algarve, a vegetação autóctone sempre sobreviveu a todas as secas. O dado novo é o uso cada vez maior que se faz da água superficial e dos aquíferos e a extensão de culturas que não são de sequeiro. Sim, houve períodos muito mais secos, há mesmo registos (vou pesquisar os dados que tenho em arquivo desde o século XIX) de até 8 meses sem acumulação de precipitação em estações do Algarve. Mas referi-me particularmente ao mês de Março e ao declínio da média de precipitação nesse mês, não compensada com os meses seguintes de primavera: o conteúdo de água no solo tende a atingir valores baixos mais cedo no ano agrícola e sublinho novamente, em média.
 


Aurélio Carvalho

Nimbostratus
Registo
5 Out 2018
Mensagens
1,825
Local
Faro
Boas,
Em relação a esse tema, devo dizer sobre tema e falando unicamente do Algarve, o mais normal ou mais comum e períodos chuvosos intercalando com longo períodos secos.
Na década 70, senao estiver a equivocarme tivemos Outonos secos, Invernos muito chuvoso e Primaveras muito secas.
Agora estamos no período de Outonos e Primaveras normais e Invernos muito secos.
Na prática quer dizer que é bastante comum termos bastantes meses secos ao longo do ano.
 

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,202
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Na prática quer dizer que é bastante comum termos bastantes meses secos ao longo do ano.

Precisamente, as médias pluviométricas no Algarve são feitas à custa de períodos curtos intensos e períodos longos secos, ou seja uma irregularidade mais marcada do que nas outras regiões do continente.
 

frederico

Furacão
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
10,319
Local
Porto
O Algarve teve de facto um período muito seco no início do século XX mas depois a partir dos anos 30 a precipitação recuperou.

A precipitação média a 30 anos chegou a ser de 250 mm para Albufeira e pouco mais de 300 mm para Faro. Nesse período houve muita seca em todo o país. O Porto teve pouco mais de 1000 mm de precipitação média, quando agora tem cerca de 1250 mm. A minha bisavó falava dessa época, em que faltou água nos poços e secaram muitas figueiras... parece que apenas as alfarrobeiras pareciam aguentar a falta de água. Este período seco coincidiu também com um período de muita instabilidade política e pobreza. Portugal era ainda mais pobre que nos tempos do Estado Novo e havia uma enorme emigração para o Brasil. Tive familiares algarvios que nessa época foram para o Rio de Janeiro.

Estas normais antigas estão na Biblioteca Municipal de Faro para quem quiser consultar.

No entanto parece que as últimas décadas do século XIX foram húmidas, a crer pelos registos de cheias históricas e por extrapolação de dados do Observatório de Gibraltar, que evidenciam intensa instabilidade no Estreito. O montado terá recuperado bem nesta época, ocupando as chamadas charnecas, terras de matos usadas para pastagens de gado.

A grande diferença do momento actual para o período seco que ocorreu há um século está nas temperaturas!
 

frederico

Furacão
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
10,319
Local
Porto
O défice de precipitação não é sinónimo de morte generalizada das plantas, mas que afecta muitas culturas isso é um facto. Historicamente, e falando apenas do Algarve, a vegetação autóctone sempre sobreviveu a todas as secas. O dado novo é o uso cada vez maior que se faz da água superficial e dos aquíferos e a extensão de culturas que não são de sequeiro. Sim, houve períodos muito mais secos, há mesmo registos (vou pesquisar os dados que tenho em arquivo desde o século XIX) de até 8 meses sem acumulação de precipitação em estações do Algarve. Mas referi-me particularmente ao mês de Março e ao declínio da média de precipitação nesse mês, não compensada com os meses seguintes de primavera: o conteúdo de água no solo tende a atingir valores baixos mais cedo no ano agrícola e sublinho novamente, em média.

Mas agora não sobrevive. As plantas estão muito mais sensíveis ao stress hídrico que há cem anos. Por um lado as temperaturas subiram, por outro há a questão das novas pragas, e ainda as aberrções das podas.
 

Santofsky

Cumulus
Registo
10 Nov 2020
Mensagens
375
Local
Portugal
Primeira quinzena de maio deverá ser na média no que diz respeito às temperaturas, acima da média até sábado, para depois a partir de domingo descer para temperaturas um pouco abaixo do normal devido à passagem de um sistema frontal... E assim deverá ser até dia 15. A partir daí talvez o tempo comece a aquecer definitivamente, até porque começa a chegar a altura de aparecerem os primeiros 30°C do ano. Convém relembrar que o período junho-setembro é relativamente banal as temperaturas atingirem os 30°C em grande parte do território, sobretudo entre 15 de junho e 15 de setembro.
Quanto à chuva só mesmo no domingo, quiçá com alguma trovoada associada devido à passagem do sistema frontal mencionado anteriormente. Depois... venham as cut-offs de verão. Isto porque é a partir do 15 de maio que normalmente aparecem as mais fotogénicas e melhores trovoadas, período que se prolonga até 15 de outubro. Ou não fosse este o período mais quente do ano... por isso venham elas. ;)
 

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,634
Local
Açores
eLDt5aN.gif


cINZAAo.gif
 

"Charneca" Mundial

Super Célula
Registo
28 Nov 2018
Mensagens
5,050
Local
Corroios (cota 26); Aroeira (cota 59)
  • Gosto
Reactions: joselamego e Cesar

Santofsky

Cumulus
Registo
10 Nov 2020
Mensagens
375
Local
Portugal
Ao contrário de outros anos parece que o calor a sério propriamente dito (leia-se temperaturas na casa dos 30°C) ainda vai demorar a chegar este ano... Pelo menos até dia 20 as temperaturas não deverão ser nada de especial para a época do ano, cifrando-se apenas em valores normais para a altura em questão. Depois daí... Logo se verá.
 

Aurélio Carvalho

Nimbostratus
Registo
5 Out 2018
Mensagens
1,825
Local
Faro
Nesta altura os modelos ainda estao muito instáveis porque o Atlântico está bastante activo e o anticiclone anda a ondular bastante.
Esta depressão que aí vem também não ajuda as previsões, por isso, teremos que esperar essa depressão passar, para que os modelos estabilizem nas previsões das temperaturas!