Seguimento Meteorológico Livre - 2021

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
Exceptuando o sotavento do Algarve e alguns (poucos) concelhos da raia alentejana, não encontro mais nenhum local que cumpra, com as previsões actuais, o critério de emissão de aviso vermelho (persistência de temperaturas máximas superiores a um determinado valor durante mais de 48 horas - esse valor é, por exemplo, 43ºC para Beja e 41ºC para Faro). Este facto, associado às consequências logísticas e do alarme social associado ao lançamento de um aviso deste tipo, justifica totalmente a não emissão de qualquer aviso vermelho para já.
 


"Charneca" Mundial

Super Célula
Registo
28 Nov 2018
Mensagens
5,048
Local
Corroios (cota 26); Aroeira (cota 59)
Quando olho para a previsão da AEMET e vejo 46ºC de máxima para Ayamonte na próxima 2ª feira, nunca vi tal coisa-
Mas olha que as temperaturas previstas no interior do Algarve também estão muito jeitosas. Por exemplo, Vila Real de Santo António, que está mesmo ao lado da costa, tem uma previsão de 41°C para segunda - há muitos anos que vou para aquela região e não me lembro de alguma vez ter visto isto! O mesmo com Tavira, que tem previsão de 40°C para domingo e 41°C para segunda. Alcoutim tem previsão de 46°C para segunda, tal como Ayamonte, no dia em questão! :surprise:

Mas o pior disto é que nem de noite o tempo arrefece, pois as temperaturas só mesmo de madrugada é que baixarão dos... 30°C no Sotavento Algarvio. :hehe:
 

Davidmpb

Super Célula
Registo
7 Jul 2014
Mensagens
5,606
Local
Portalegre( 600m)/ Fundão
Penso que no interior alentejano, justifica -se um aviso laranja, acima disso também me parece que não, um aviso vermelho só deve ser lançado em condições excecionais, e conhecendo como conheço os alentejanos, na sua maioria, banalizam estas temperaturas e consideram-na normais para a região que habitam, desvalorizando grande parte das vezes os avisos de calor.
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,446
Local
Olhão (24 m)
As cartas do ECMWF na saída das 12, são literalmente surreais, entre Domingo e 3ª feira no Sotavento Algarvio. Perante essas cartas do ECMWF digo que a temperatura vai bater recorde em Faro para o mês de Agosto, o dia provável é na 2ª feira.

Vou fugir para Sagres.
 

Albifriorento

Nimbostratus
Registo
4 Dez 2010
Mensagens
1,531
Local
Castelo Branco
E quando é que IPMA lança avisos vermelhos e laranjas? Ainda continua tudo no amarelo, e com temperaturas previstas de 44-45°C no Alentejo estou um pouco preocupado... :unsure:
Para mim, quando temos valores que podem igualar as máximas obtidas é razão suficiente para se lançar o aviso laranja, mas entendo que por enquanto talvez seja ainda um pouco cedo. E claro, o IPMA tem o péssimo costume de lançar os avisos em cima da hora, algo que penso que poderia ser corrigido.
 

Albifriorento

Nimbostratus
Registo
4 Dez 2010
Mensagens
1,531
Local
Castelo Branco
Para mim, quando temos valores que podem igualar as máximas obtidas é razão suficiente para se lançar o aviso laranja, mas entendo que por enquanto talvez seja ainda um pouco cedo. E claro, o IPMA tem o péssimo costume de lançar os avisos em cima da hora, algo que penso que poderia ser corrigido.

OK, o aviso laranja está lançado para CB... Obrigado IPMA.