Seguimento Meteorológico Livre - 2021



Santofsky

Cumulus
Registo
10 Nov 2020
Mensagens
375
Local
Portugal
Keep calm and relax... No stress.
Outubros quentes resulta muitas vezes em invernos bastante frios...
Não é por acaso que diz o ditado "Outubro quente traz o diabo no ventre".
Portanto tenham lá calma com o frio... Ele há de aparecer no sítio certo e na hora certa como no ano passado...
Frio é no inverno e não agora nesta altura do ano, portanto keep calm and relax!!!
 

Davidmpb

Super Célula
Registo
7 Jul 2014
Mensagens
5,584
Local
Portalegre( 600m)/ Fundão
Keep calm and relax... No stress.
Outubros quentes resulta muitas vezes em invernos bastante frios...
Não é por acaso que diz o ditado "Outubro quente traz o diabo no ventre".
Portanto tenham lá calma com o frio... Ele há de aparecer no sítio certo e na hora certa como no ano passado...
Frio é no inverno e não agora nesta altura do ano, portanto keep calm and relax!!!
O frio, se lhe podermos chamar assim, em Portugal, normalmente só vem em meados de Novembro/ Dezembro, Outubro é um mês de transição entre uns dias mais quentes/ amenos e outros dias mais frescos.
 

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,567
Local
Açores
:D

O3WIfOR.gif
 

Marco pires

Nimbostratus
Registo
23 Out 2017
Mensagens
567
Local
Pinhal novo
Falava mais a respeito de chuva, para o caso nem frio nem chuva.
Eu de facto com 44 anos ainda me lembro de que pelo tempo em que a escola começava já chovia bastante e havia algum frio, pelo menos não era de andar de t-shirt como agora.
E não é memória selectiva porque claro que haviam dias mais quentes e sem chuva, mas não ao ponto de passar-se semanas sem uma pinga de água
 

Iceberg

Nimbostratus
Registo
5 Jun 2006
Mensagens
982
Local
Braga
Falava mais a respeito de chuva, para o caso nem frio nem chuva.
Eu de facto com 44 anos ainda me lembro de que pelo tempo em que a escola começava já chovia bastante e havia algum frio, pelo menos não era de andar de t-shirt como agora.
E não é memória selectiva porque claro que haviam dias mais quentes e sem chuva, mas não ao ponto de passar-se semanas sem uma pinga de água
Totalmente de acordo.

Enviado do meu Redmi Note 9S através do Tapatalk
 

Davidmpb

Super Célula
Registo
7 Jul 2014
Mensagens
5,584
Local
Portalegre( 600m)/ Fundão
Outubro é o "novo Maio".
Se consultares as médias de temperatura, verificas que Outubro é muito semelhante a Maio, e já agora desde quando é suposto termos já frio neste mês? Só se tivermos na Islândia... Outubro não é, nunca foi nem nunca será um mês de frio em Portugal, sejamos realistas, quanto muito podemos ter uns dias mais frescos alternados com dias mais amenos/ quentes isso é o normal do mês.
 

Mammatus

Nimbostratus
Registo
27 Dez 2019
Mensagens
1,122
Local
Barreiro (actual) / Lisboa
Se consultares as médias de temperatura, verificas que Outubro é muito semelhante a Maio, e já agora desde quando é suposto termos já frio neste mês? Só se tivermos na Islândia... Outubro não é, nunca foi nem nunca será um mês de frio em Portugal, sejamos realistas, quanto muito podemos ter uns dias mais frescos alternados com dias mais amenos/ quentes isso é o normal do mês.

Não estou a falar frio, refiro-me, por exemplo, a temperaturas entre 20ºC e 25ºC. A percepção que tenho é que há coisa de 20 anos, temperaturas dessa ordem de grandeza eram mais comuns em Outubro, desde então o que assistimos é uma maior frequência de dias (consecutivos) com temperaturas próximas dos 30ºC, isto quando não são superiores a esse valor.

Mas ok, talvez possa uma percepção errada da minha parte.
 

Davidmpb

Super Célula
Registo
7 Jul 2014
Mensagens
5,584
Local
Portalegre( 600m)/ Fundão
Não estou a falar frio, refiro-me, por exemplo, a temperaturas entre 20ºC e 25ºC. A percepção que tenho é que há coisa de 20 anos, temperaturas dessa ordem de grandeza eram mais comuns em Outubro, desde então o que assistimos é uma maior frequência de dias (consecutivos) com temperaturas próximas dos 30ºC, isto quando não são superiores a esse valor.

Mas ok, talvez possa uma percepção errada da minha parte.
Aí já estás a falar de outra situação, 30°c em Outubro a temperatura já está bem acima da média, ainda assim é normal desde que sejam situações pontuais.
 

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,418
Local
Arronches / Lisboa
Aí já estás a falar de outra situação, 30°c em Outubro a temperatura já está bem acima da média, ainda assim é normal desde que sejam situações pontuais.
Pois, o problema é que estão previstas temperaturas a rondar os 30ºC em vários locais durante pelo menos 1 semana, de acordo com a automática do IPMA. Tendo em conta que o vento predominante será de leste, o vale do Tejo e do Sado serão as zonas mais quentes, e por exemplo, a automática para Coruche mostra temperaturas entre 30ºC a 32ºC desde esta quarta-feira até ao fim da previsão. Já em Alcácer do Sal está previsto um pouco mais.
E de acordo com as atuais previsões, as temperaturas não deverão baixar dos 25ºC em muitas zonas até dia 15.