Seguimento Meteorológico Livre - 2021

ClaudiaRM

Furacão
Registo
2 Dez 2009
Mensagens
10,667
Local
Viseu
Não é uma situação que se espere, à partida, trovoadas. Estamos perante a adversão de uma massa de ar tropical, muito húmida, mas sem grande instabilidade associada. A orografia vai desempenhar um papel muito importante neste evento. Mesmo as serras do sul poderão eventualmente ver localmente acumulados bem mais generosos do que os modelos poderão prever, assim a massa de ar húmido lá passe.
Obrigada!
 
  • Gosto
Reactions: JCARL e joselamego


joselamego

Super Célula
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
7,586
Local
Gondomar (105 metros alt)
Fonte :
IPMA
2992cd474cca7b40ba13fd9e0b3a5f38.jpg


Enviado do meu Mi 9 Lite através do Tapatalk
 

RedeMeteo

Nimbostratus
Registo
13 Nov 2017
Mensagens
1,128
Local
Serpa
O GFS continua a colocar tudo no Norte
 
  • Gosto
Reactions: joselamego

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,567
Local
Açores

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,416
Local
Arronches / Lisboa
A saída das 06z do GFS poderá trazer 'surpresas'. Não seria inédito tais alterações a >72h de distância.
Nada de surpresas porque o pior cenário acaba sempre por se concretizar. O ICON também começa a seguir o GFS.
No entanto, se o ECM mantiver a sua previsão nas próximas saídas, há que manter a esperança.
Quando falo em pior cenário é ver 300/400mm em 2 ou 3 dias no norte, o que não acarreta nada de bom e depois temos 1mm no Sudeste. Enfim!
Para a minha zona até não me queixo porque está no meio termo.
 

Santofsky

Cumulus
Registo
10 Nov 2020
Mensagens
375
Local
Portugal
Digo e repito: o GFS que meta mais medronho nesses acumulados. :lol:
É praticamente impossível no interior norte e centro atingirem-se tais acumulados (superiores a 150 mm) em apenas e só três dias, nem em pleno inverno se vê tal cenário. No Gerês aí a coisa é outra, mas no interior norte e centro praticamente impossível ou muito improvável, teria de haver uma conjugação excecional de vários fatores. Neste caso o barco passaria a ser o único meio de transporte. :D
 
  • Gosto
Reactions: joselamego e Aine

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,393
Local
Olhão (24 m)
Afinal o ECM é que andou no medronho! Grande buraco!
Um medronho com umas castanhas assadas já ia. :D Tem calma, que em Dezembro é que vai ser, até os cães vão beber água de pé. :D