Seguimento Meteorológico Livre - 2021

Iceberg

Nimbostratus
Registo
5 Jun 2006
Mensagens
982
Local
Braga
A juntar ao tempo seco, se a tendência for a formação de depressões isoladas no Atlântico a sudoeste da península, então também existe a possibilidade de correntes de ar com origem no quadrante sul, o que proporcionará igualmente temperaturas amenas.

Enviado do meu Redmi Note 9S através do Tapatalk
 


Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,567
Local
Açores
9KAcl9A.gif


O rio atmosférico vai ser espremido. A ver quanta chuva sai.

JcnCbJA.gif


No Verão poderia ser uma grande chatice, tendo em conta os valores tendencialmente superiores de água precipitável.
 

Marco pires

Nimbostratus
Registo
23 Out 2017
Mensagens
567
Local
Pinhal novo
A juntar ao tempo seco, se a tendência for a formação de depressões isoladas no Atlântico a sudoeste da península, então também existe a possibilidade de correntes de ar com origem no quadrante sul, o que proporcionará igualmente temperaturas amenas.

Enviado do meu Redmi Note 9S através do Tapatalk

impressão minha, ou o cenário é exatamente o oposto desse, com uma descida gradual das temperaturas, incluindo as máximas e já a partir dos próximos dias.
quanto a chuva, pode ser que até ao final no mês caia algo, mas está difícil.
 

Santofsky

Cumulus
Registo
10 Nov 2020
Mensagens
375
Local
Portugal
impressão minha, ou o cenário é exatamente o oposto desse, com uma descida gradual das temperaturas, incluindo as máximas e já a partir dos próximos dias.
quanto a chuva, pode ser que até ao final no mês caia algo, mas está difícil.
Exato, é esse mesmo o cenário. Descida gradual das temperaturas a partir já desta semana que vem, com máximas que pouco deverão ultrapassar 10°C no interior norte e centro e 15°C em Lisboa e toda a região sul. O verão de São Martinho tem os dias contados. :rolleyes:
É desta que o frio que irá chegar... :)
 

"Charneca" Mundial

Super Célula
Registo
28 Nov 2018
Mensagens
5,016
Local
Corroios (cota 26); Aroeira (cota 59)
impressão minha, ou o cenário é exatamente o oposto desse, com uma descida gradual das temperaturas, incluindo as máximas e já a partir dos próximos dias.
quanto a chuva, pode ser que até ao final no mês caia algo, mas está difícil.
Em duas saídas, a tendência mudou radicalmente. Se antes os modelos previam possíveis entradas de sudoeste lá para o final desta semana e início da próxima, agora preveem uma cut-off que literalmente traria ar frio de nordeste e instabilidade. Foi uma reviravolta de 180º (e ainda bem)! :palmas: :rain: :cold:
 
Última edição:

"Charneca" Mundial

Super Célula
Registo
28 Nov 2018
Mensagens
5,016
Local
Corroios (cota 26); Aroeira (cota 59)
  • Gosto
Reactions: joselamego

"Charneca" Mundial

Super Célula
Registo
28 Nov 2018
Mensagens
5,016
Local
Corroios (cota 26); Aroeira (cota 59)
Sim, mas uma mudança de padrão com o AA a migrar para sul é que está complicado.
Melhor ainda: vai migrar para a Groenlândia, mas sem garantias de ficar lá! :D
 

trovoadas

Cumulonimbus
Registo
3 Out 2009
Mensagens
3,188
Local
loule-caldeirao
Não me parece que possa vir um cenário chuvoso ou mais normal com o cenário passado. Aparentemente são situações que já não voltam.
Se recuarmos a 2019 só tivemos 1 semana de chuva em Dezembro. Desbloquear desbloquear só foi já na Primavera de 2020 e nem foi nada de especial.
A questão é saber se quando desbloquear se apanhamos o comboio ou não...já é tudo uma questão de sorte de caírem 200 ou 300l e encaixar alguma água nas barragens. De qualquer forma acho que nada é garantido...existe sempre aquela hipótese/sonho de um desbloqueio tipo 2009...
 
  • Gosto
Reactions: joselamego