Seguimento Meteorológico Livre - 2022

Estado
Fechado para novas mensagens.

trovoadas

Cumulonimbus
Registo
3 Out 2009
Mensagens
3,225
Local
loule-caldeirao
Já que estamos numa de maluqueiras aqui vai a minha...aproveitem bem este calor que o Agosto pode ser ventoso, com noites frias, água do mar gelada e quiça um ou outro dia húmido. Estes são os meus votos e um dia pode ser que se concretizem :D

Quanto aos amantes do calor extremo descansem que um dia chegaremos aos 50°c, podemos é não estar cá ou sequer termos país ;)
 


Aurélio Carvalho

Nimbostratus
Registo
5 Out 2018
Mensagens
1,827
Local
Faro
Já que estamos numa de maluqueiras aqui vai a minha...aproveitem bem este calor que o Agosto pode ser ventoso, com noites frias, água do mar gelada e quiça um ou outro dia húmido. Estes são os meus votos e um dia pode ser que se concretizem :D

Quanto aos amantes do calor extremo descansem que um dia chegaremos aos 50°c, podemos é não estar cá ou sequer termos país ;)
Repara que diferentes sites com mapas de previsão apresentam temperaturas muito diferentes.
Esse dia 9 Julho o GFS apresenta temperatura máxima cerca de 43c e não 49c como existe no site weather. Us
Eu uso para consulta sempre o Meteociel.
 
Última edição:

RedeMeteo

Nimbostratus
Registo
13 Nov 2017
Mensagens
1,128
Local
Serpa
O GFS ja reduziu o calor apenas até sábado :facepalm:
 

trovoadas

Cumulonimbus
Registo
3 Out 2009
Mensagens
3,225
Local
loule-caldeirao
No Inverno, quando vir aqui pessoal a pedir neve à cota 0, frio/chuva intenso posso vir dizer o mesmo do alto do meu pedestal?
Para comparares tens de comparar situações da mesma ordem de grandeza. Uma coisa é querer 0°c que é ou era perfeitamente normal no nosso clima, agora 50°c?
Já vi aqui lamentações que só vão estar 40/42°C ...
Por mim podes fazer o que te apetecer que pouco vale para o que vai fazer ou deixar de fazer, agora também sei que estamos mais próximos de temperaturas 45°c a 50°c do que qualquer um dos fenómenos mencionados em cima. Não se preocupem que hão de levar a taça para casa ;)
 

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,651
Local
Açores
YsFek7Q.gif



O ciclone que vai dar uma ajudinha no calor já por cá está.

j2ViOZ7.gif


Mim já não gostar muito disto. Esperar para ver.

4r92RMB.png
 

meteo

Cumulonimbus
Registo
15 Fev 2008
Mensagens
2,071
Local
Oeiras
Para comparares tens de comparar situações da mesma ordem de grandeza. Uma coisa é querer 0°c que é ou era perfeitamente normal no nosso clima, agora 50°c?
Já vi aqui lamentações que só vão estar 40/42°C ...
Por mim podes fazer o que te apetecer que pouco vale para o que vai fazer ou deixar de fazer, agora também sei que estamos mais próximos de temperaturas 45°c a 50°c do que qualquer um dos fenómenos mencionados em cima. Não se preocupem que hão de levar a taça para casa ;)
De facto, também não entendi bem a comparação dos eventos de calor extremo em Portugal (Temperaturas extremas para qualquer europeu) com eventos de frio e neve associada em Portugal (-5ºC a 0ºC).

Era a mesma coisa que na Suécia colocar-se no mesmo patamar desejos de se ter -35ºC (1 semana seguida, porque 2 ou 3 dias é fiasco...) ou 25ºC (Os dias quentes da Suécia...)
 

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,318
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
O GFS ja reduziu o calor apenas até sábado :facepalm:

Sim já, pode ser que com sorte cheguemos aos 42/43°c.

Eu odeio Calor, já vem de família.. fisicamente não me dou bem, qdo começa a subir acima dos 35 C...por isso espero que não sejam muitos dias, cada corte no calor cada vitória

Pela parte que me toca, isto vão ser pelo menos sete dias terríveis, sempre >=35ºC ! :calor::(

cvrYb6I.jpg

qfDIrkE.jpg

oSHPdl9.jpg

Ia366HU.jpg

oBhgzxG.jpg


Comecem já a arrefecer as casas à noite, por mim vou tentar que a temperatura interior desça abaixo dos 21ºC até quarta-feira.
 

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,446
Local
Arronches / Lisboa
Comecem já a arrefecer as casas à noite, por mim vou tentar que a temperatura interior desça abaixo dos 21ºC até quarta-feira.
Aqui no interior, as casas já estão novamente quentes devido a estes últimos dias com temperaturas nos 35ºC. Com as paredes e os telhados quentes e as mínimas já mais elevadas dificilmente as conseguimos arrefecer nestes últimos dias. Vai ser péssimo devido à duração, para quem não tem ar condicionado vai estar numa autêntica sauna e nem vamos saber onde se está melhor porque com o vento de leste, até de noite vai estar calor.
Desta vez, só quem está junto ao mar é que se safa disto porque de resto, vamos encher todos a "barriga" de calor. :p
 

meteo

Cumulonimbus
Registo
15 Fev 2008
Mensagens
2,071
Local
Oeiras
Estás a falar dos 50C previstos pelo GFS ou dos 40C pelos restantes modelos?
Felizmente os 50C do GFS não ocorreram em Maio nem Junho, e também não me parecem que ocorram agora.

Como é que estão os preços das reservas/ofertas no Alentejo e Algarve para os próximos dias?
E em São Pedro de Moel, Esposende ou Viana do Castelo?
Se fosse como disseste, o grande turismo estaria nessas regiões e não nos destinos de calor.

O calor extremo mata, mas o frio também.
E se pensarmos no ar condicionado/lareiras/aquecimento, é incomparável o que se gasta (energeticamente) para aquecer vs arrefecer.

Por fim, o que eu defendi e defendo é uma questão de igualdade. Não se pode crucificar quem gosta de calor, porque o calor mata, quando sempre que há um episódio de frio (e eu adoro neve) o consumo de energia é incomparável superior aos episódios de calor. E mata. E causa enormes transtornos (a neve). Mas ninguém nunca foi julgado por isso neste fórum, certo?
Na altura que escrevi, o que praticamente todos os modelos estavam a dar para o Alentejo e Ribatejo eram 40/42 ºC ou mais, durante mais de 6/7 dias seguidos, aliado a mínimas tropicais. Excluíndo o GFS com os seus 45/47 graus.
Ter 40/43 graus, durante 7 dias consecutivos (Mínimo), com mínimas de 20/23 é muito quente e poucos anos temos isso no Alentejo. Perigoso para a saúde pública claramente.
Vivi numa casa em Évora, sem ar condicionado, numa semana destas em 2017, com calor acima de 40 vários dias, e mínimas de 20/22. E não é brincadeira nenhuma. Basicamente eram 5 banhos por noite, custar a adormecer, acordar a meio da noite, dormir 4 ou 5 horas por dia no máximo, vários dias seguidos. Com muito frio, é colocar mais mantas na cama e pelo menos, dormir, consegue-se.

Em Portugal tem-se calor extremo (Ou quase..). Frio extremo não existe por cá.
Sobre haver exageros de todas as partes (Os que gostam de frio, ou de calor), concordo contigo.
 
Última edição:

guisilva5000

Super Célula
Registo
16 Set 2014
Mensagens
7,171
Local
Belas
Mais uma onda de calor cansativa a abusar da secura que o país já leva. Vão ser dias dificeis para os serviços da Proteção Civil.

Estranho é o AA continuamente a passar dos 1040 hPa nos meses de Verão, isto tem que ser estudado...

Dias 8 e 9 parecem ser apontados como os mais quentes, porventura e para o fórum não adormecer se calhar fazíamos uma aposta de temperaturas? @Gilmet @David sf o que acham?
 

Aurélio Carvalho

Nimbostratus
Registo
5 Out 2018
Mensagens
1,827
Local
Faro
Mais uma onda de calor cansativa a abusar da secura que o país já leva. Vão ser dias dificeis para os serviços da Proteção Civil.

Estranho é o AA continuamente a passar dos 1040 hPa nos meses de Verão, isto tem que ser estudado...

Dias 8 e 9 parecem ser apontados como os mais quentes, porventura e para o fórum não adormecer se calhar fazíamos uma aposta de temperaturas? @Gilmet @David sf o que acham?
Dias 8 e 9 para o GFS!
 
Estado
Fechado para novas mensagens.